terça-feira, 22 de setembro de 2009

VOO 1178 AIR SHOW DE ÉVORA 2009.


Victor Barata
Esp Melec/Inst./Av. Guiné
Vouzela

No dia 19 e 20 deste mês na companhia do Mano Lopes, Carlos Ferreira, José Andrade, José Gomes, Victor Roque, Carlos Jorge(Jorginho da Viola),Manuel Perdigoto, José Mendes,Carlos Barata, desloquei-me a Évora para assistir ao Air Show que a Câmara Municipal desta cidade leva a efeito de dois em dois anos.Ali chegados, contactamos com o nosso companheiro Serôdio que de imediato veio ao nosso encontro, junto das suas instalações industriais, na companhia do Luís Bastias, dois grandes amigos, alentejanos genuínos, com quem partilhei grande parte da minha vida na FAP.


Foto 1 - Da esqª/dirªLuís Bastias,Victor Roque,José Gomes,Victor Barata,Manuel Perdigoto,Carlos Ferreira,Carlos Jorge,José Andrade,José Mendes e Carlos Barata.Falta o Mano Lopes que por motivos de saúde da sua neta teve que se ausentar.

Passada a fase das apresentações e cumprimentos, ocupamos os nossos lugares nas viaturas e dirigimo-nos para o local do evento, o Aeródromo de Évora, onde transpusemos a “porta de armas” cerca das 10h.






Tudo ainda muito calmo, o recinto embora repleto de aeronaves civis, umas para participarem no espectáculo, outras apresentadas pelos seus construtores para futuras transacções de venda, ficando as militares representadas por o F-16 "00" da FAP e o helicóptero da Marinha Portuguesa Lynx.


Foto 2- Stand da Esqª 751 da Marinha Portuguesa,onde se pode ver o José Andrade


Diversos stands que comercializavam os mais variados artigos inerentes à sociedade aeronáutica, outros que representavam diversos organismos e associações, aviação do Exército, rotores de Portugal, AEFA, Base Aérea nº5,Força Aérea Portuguesa, Museu do Ar, Marinha Portuguesa (As minhas desculpas se me esqueço de algum.)Mais uma vez verifiquei o que significa ser ESPECIALISTA nesta sociedade cuja linguagem que se fala é a aviação, amizade com que ela sempre nos uniu e unirá, a maneira como respeitamos e somos respeitados, sem qualquer tipo de interesses que não seja o de transmitir a toda a sociedade, quer seja militar ou civil, a dignidade e espírito dos ESPECIALISTAS DA FAP.Ainda tentei junto da viatura das relações públicas da FAP ser reentregado, mas a Ten.que me atendeu disse-me que…já não tinha idade!

Como já devem ter observado não só nesta minha descrição como noutras que tenho feito,sempre que se fala em Zés Especiais e FAP,a minha euforia denuncia-se de uma maneira abrupada e,porque não dizê-lo,muitas vezes emocionada.Mas tenho razões para isso, senão vejamos.
Durante o Air Show de Coimbra 2009,colaborei,a pedido da Direcção do Aeródromo, no serviço de placa. Dei saída e recebi aviões, uns que participaram do certame outros por mera passagem pelo aeródromo. Pois aqui em Évora, quando circulava no recinto, na companhia de meu irmão Carlos Barata observando as aeronaves expostas, sou interpelado pelo Marco e o Jorge Fachadas, dois grandes pilotos de acrobacia aérea, com quem tinha colaborado no certame de Coimbra.Chego ao Stand da Base Aérea 5 e sou recebido, bem como quem me acompanhava,pelo Asp.Correia TMMA,da esquadra de manutenção dos F16 sediada naquela unidade,com uma cordialidade como a nossa ligação fosse de longa data. Esta situação é apenas devida a duas visitas para que fui convidado pelo Com. Esquadra de Manutenção daquela unidade, Maj.TMMA Aires Marques(Filho do nosso Companheiro Sarj.MMA Brás Marques, falecido em 1975 no acidente aéreo em Tancos com o Nordatlas).Chegados ao stand da FAP,somos recebidos pela simpatiquíssima Ten.TABTS Elizabete Gomes(Relações Públicas dos Rotores de Portugal) e pelo Major Tavares.

Foto 3: A recepção no Stand da Força Aérea,da esqª/dirª.Maj.Tavares,José Gomes,Mano Lopes,Ten.Elisabete Gomes,Carlos Ferreira,Victor Roque,Carlos Jorge,José Andrade e José Mendes
Foto 4
- Ainda no stand da Força Aérea,da esqª/dirª,o Maj.Tavares(ao telefone), Ten.Elisabete Gomes,Carlos Ferreira,Carlos Jorge,Victor Roque e José Andrade.

Depois de nos apresentarmos (a reputação é grande!) fomos de imediato presenteados com uma Thisrt da FAP. O ambiente que se viveu durante a nossa permanência no Stand, é bem esclarecido nas fotos que se seguem.Entretanto começa-se a ouvir os “fogareiros” dos ALL III. Uma despedida rápida,”até já, vamos ver o Show dos Rotores”! Mas eis que neste breve trajecto
oiço uma voz dizendo: -Olá Barata.Ao cumprimentar o suposto companheiro, digo-lhe que a cara não me é estranha mas…não estou a reconhecer?!-Sou o Vera, do Nanumue!Conheci-o em Viseu, aquando de um encontro dos Nanamue e depois nunca mais o voltei a encontrar, por foi motivo de alegria.Por momentos esquecemos a exibição dos “zingarelhos”,mas depois lá fomos assistir a um não menos importante acontecimento.Digam lá,tudo isto não é emotivo?
Bom,mas ainda tinha uma outra grande surpresa guardada para mim.
Em determinada altura o Carlos Jorge diz:-Anda ai um piloto dos Rotores à tua procura.Calculei de imediato que seria o João Ribeiro, Ten.Pil. dos Rotores, filho do nosso colega Sarg.Anibal Ribeiro, pois o Arlindo Piriscas já me tinha falado dele.Não consegui encontrá-lo.
Chegada a hora de abandonar o aeródromo só me restava o dia seguinte para encontrar o João.
Bom partimos em busca dos nossos aposentos hoteleiros onde iríamos pernoitar, com a certeza de nos encontrar-mos para jantar nas instalações do Serôdio.Foi jantar de gala, leitão assado, panados, rissóis de carne, camarão, queijo da serra, melão, bem regados com vinhos tinto e branco.
Foto 5 -Nas instalações do José Serôdio,da esqª/dirª,Victor Roque,Carlos Ferreira,Manuel Perdigoto,Carlos Jorge,Victor Barata e Carlos Barata.

Foto 6 - Brindando ao General Mec-Mec,da esqª/dirª,Carlos Ferreira,Victor Roque,Manuel Perdigoto,Carlos Jorge,José Andrade,José Mendes,Carlos Barata,Victor Barata,Luís Bastias e
José Gomes.


Isto tudo acompanhado com fado de Lisboa e Coimbra.
Chegou a hora do merecido repouso e ai vamos nós para os respectivos aposentos.
Domingo, alvorada 8:30h.Pequeno-almoço do Hotel e partida para o aeródromo, a minha grande meta era encontrar o João Ribeiro. Consegui!O forte abraço foi o nosso primeiro contacto. Fiquei radiante por ver os frutos da nossa geração a vingarem dentro da FAP.A simplicidade do João é extraordinária, um trato afável, muito delicado e sem..,peneiras.
Foto 7 - O encontro entre mim e o João Ribeiro.


Senti, durante a tempo que estivemos a conversar, que ele também estava bastante entusiasmado por estar a falar com um colega do pai,enfim,senti o João como o meu próprio filho.O tempo urgia,a conversa daria para o dia todo, mas marcamos encontro para o dia 3 em Beja.
Abençoado pai que tal filho dá.

Um abraço.

Victor Barata