segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VOO 1195 A FALAR É QUE OS HOMENS SE ENTENDEM.


Victor Barata
Comandante da Aeronave
Esp.Melec./Inst./Av. Guiné
Vouzela
Companheiros,no Voo 1174,o Sr.Santos Oliveira,leitor do nosso Blog solicitou-nos um apelo no sentido de encontrar alguém que tivesse contactado no passado com uma EnfªPara. Mariana Alves Cincoenta.
Anunciada a petição neste espaço,aparece a primeira e única resposta em que o seu editor,que se assina apenas como "S.Nogueira", diz que nunca constou no quadro das Tropas Paraquedistas esse nome como Enfª.Paraª.
Atendendo à convicção de tal opinião,consultamos a nossa lista das Enfª.Paraqª.no intuito de ver se este "S.Nogueira" constava como elemento daquela tão preciosa força militar. Negativo
Assim sendo publicamos o voo 1189 "Haverá equivoco",onde emitimos o seguinte comentário:


VB: Realmente já tínhamos verificado nos nossos arquivos que esta senhora não consta dos ficheiros das Enfªs.Paraquedistas que se efectivaram no BCP.No entanto solicitamos a companheiros devidamente habilitados uma melhor pronúncia sobre o assunto.Este nosso leitor,que não foi EnfªPara,confirma isso mesmo.

Inocentemente,cometemos uma grafe como podemos constatar através da seguinte sequência de Mail:

2009/9/27
sn0 <sn0@sapo.pt>
Caro Victor Barata,se a forma que encontrou de manifestar apreço pela colaboração que dei foi a ironia de que não fui enfermeira páraquedista deixe que lhe diga que me parece impertinente.Fui páraquedista (ao contrário de si que só 'os' conhecerá de longe) e sei que não houve nenhuma enfermeira com esse nome, nas Tropas Páraquedistas Portuguesas, formada em Tancos. Já pode retirar o remoque descabido e não tem nada que agradecer, nem mesmo em nome de quem procura a dita Sra D Marina Cincoenta.
Salvador Nogueira

Embora não nos sentíssemos possuidores da totalidade das responsabilidades,de imediato apresentamos as nossas desculpas nestes modos:

From: BA12 To:
sn0 Sent: Sunday, September 27, 2009 11:11
PMSubject: Re: Ref Voo1174
Amigo Salvador,antes de mais quero apresentar-lhe as minhas desculpas pelo lapso por mim cometido,inadvertidamente,de que irei repor a verdade.Por favor deixe-me explicar.
Efectivamente considerei a sua notícia como válida,pois possuo a listagem de TODAS as Enfª.Paraª. que serviram tão digna arma.O único erro que cometi,e desde já lhe volto a apresentar as minhas desculpas,foi porque o seu nome,contrariamente ao que fez agora,estava apenas assinado como " S.Nogueira" e eu entendi como fosse uma colega da referida senhora. Como fui verificar a listagem que possuo e não encontrei ninguém com o nome de Nogueira,achei que seria um mero leitor do Blog com conhecimento do facto.
Quero dizer que tenho entre as tropas paraquedistas, que considero de elite, grandes amigos.
Agradeço que aceite as minhas desculpas e que me retorne um mail a admiti- las.Gostaria também que fizesse parte deste nosso Blog,seria uma honra para nós.
Saudações Aeronáuticas.
Victor Barata

Mais uma vez, o diálogo aliado à formação humana de quem serviu a FAP,se fez sentir através da seguinte resposta:


From: sn0 <sn0@sapo.pt>
Date: 2009/9/28Subject:
Re: Victor Barata -
Ref Voo1174
To: BA12 <especialistasdaba12@gmail.com>

Errare humanum est et venia dignus est error!


Agradeço o seu cuidado e a explicação que deu e também o convite. Serei sempre um camarada 'do pessoal da Força Aérea' apesar do actual enquadramento das TropasPáraquedistas.Estive na Guiné ( BCP12 ) em 1969 e eventualmente terei convivido com alguns dos bloguistas, daí as minhas visitas ocasionais;assim, se me permite, continuarei leitor assíduo com a participação de que for capaz.
Salvador Nogueira


VB: Agora só nos resta aguardar a entrada do Salvador nesta nossa Tertúlia.