sábado, 7 de novembro de 2009

VOO 1268 O CONVITE DA NOSSA RTP 1


Augusto Ferreira
Com.Esqª Rel.Públicas e Fotografia da Base
Sargº.Mil/Ins,/Av Tete
Coimbra




O CONVITE DA NOSSA RTP1


Caros companheiros, ficámos surpreendidos, quando há alguns dias atrás, fomos contactados por uma simpática jornalista, da nossa RTP1.Na realidade, estava a chegar até nós, a partir do conhecimento que teve, da existência deste nosso espaço.Ficámos vaidosos, por saber que a nossa presença na “blogoesfera”, tinha sido notada e ainda mais, porque nos estava a ser formulado um convite, para participarmos numa sessão do “ Portugal no Coração”.Programa exibido semanalmente, a nível Nacional das 16h ás 18h.A senhora jornalista, já tinha desfolhado o nosso blog, gostou e pretendia que estivéssemos presentes , neste programa, cujo tema era a “Guerra colonial”.Ficámos entusiasmados, mas o problema, é que só tínhamos 10 minutos de intervenção.Valeria a pena ir?
Depois de pensarmos um pouco, achámos que devíamos aceitar. Era uma oportunidade, que não podíamos desperdiçar.Depois do nosso Comandante Victor Barata, ter indicado alguns contactos, acabou por se formar, o grupo de companheiros para a participação.E como muitos de vós, (dos que puderam assistir) verificaram durante todas as intervenções, ainda existem muitas sombras, angústias e tensões, que continuamos a ter necessidade de libertar.As lágrimas, que não pudemos soltar, em alguns daqueles momentos trágicos que viemos, por falta de tempo, ( pois era preciso agir e depressa), só agora chegou o momento de o fazer. As emoções, que as suas memórias ainda não apagaram, chegaram a bloquear as suas vozes, como se o passado, ali estivesse de novo, mas o essencial foi dito. São precisos programas, que abordem sem complexos a “ Guerra Colonial “ ,com tempo, para que a verdadeira realidade ,de quem esteve na linha da frente, seja finalmente conhecida e reconhecida, a quem na flor da idade ,abandonou família e amigos, dando tudo sem pedir nada em troca, em muitos casos dando a sua própria vida, em defesa dos territórios, considerados na altura, internacionalmente, sob Administração Portuguesa.
Da conversa que tivemos com a senhora jornalista, ficámos com a ideia, de que estaria na forja um novo programa, aonde poderíamos expandir mais este tema. Vamos aguardar.
Parabéns aos intervenientes, porque dentro do pouco tempo que tiveram, estiveram bem, aonde saiu ainda mais reforçado, o orgulho em termos pertencido à nossa FORÇA AÉREA e consequentemente, ás FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS.
Até breve Augusto Ferreira