Tertúlia “LINHA DA FRENTE”
Processo de integração de Fernando de Sousa Moutinho
CURRICULUM MILITAR:
Incorporação em princípios de Outubro de 1951, como aluno piloto.Curso de Pilotagem terminado e brevetado em fins de Dezembro de 1952 e promovido a 1º Cabo.
Primeiros dias de Janeiro de 1953 colocado na B.A.2 – Ota na Esquadra 10 onde voei no F-47D. Promovido a Furriel em Abril do mesmo ano..
Colocado na Esquadra 21 (F-84G – Thunderjet) em Abril de 1954 onde me mantive até passar para a Esquadra 51 (F-86F – Sabre) em Agosto de 1958. Neste período fui promovido a 2º Sarg. em Janeiro de 1956 e a 1º Sarg. em Janeiro de 1958.
Em Dezembro de 1959 fui colocado na Base Aérea 5 aquando de transferência da Esquadra 51para esta Base.Promovido a Sarg. Ajudante em Janeiro de 1960 e, em Outubro, rumei para a Águeda tirar o 1º ano do Curso de Oficiais.
Em Julho de 1961 colocado em Sintra para o 2º ano do Curso (Pilotos Navegadores) tendo terminado o Curso nesse ano e promovido a alferes em 22/12/61.Volto a Monte Real em Fevereiro de 1962 para a Esquadra 51.
Em Maio fui enviado para a Guiné por 3 meses para o Destacamento do F-86F.
Nos primeiros dias de Julho de1963 fui colocado na Guiné para uma comissão normal que terminou em Fevereiro de 1965, tendo sido promovido a Tenente em 1/12/63.
Em Março, Abril e Maio desse ano, frequentei, em Sintra, o Curso de Capitão, regressando à B.A. 5 onde me mantive fins de Setembro 1966.
Neste ano fui colocado na B.A. 9 até 1972. Nesse ínterim fui promovido a Capitão em 31/5/68.
Em Outubro de 1972 fui colocado nas OGMA na qualidade pilotos da Secção de Ensaios.
Em Fevereiro de 1975 sou reenviado para a B.A. 9 para reforçar a Esq 92.
Nas vésperas da Independência de Angola precisamente, a 2 de Novembro, descolo de Luanda trazendo o último Nord.Fiquei colocado na B.A. 3 mas não satisfeito em Outubro desse ano consegui ser colocado na Ota onde decidi passar à reserva a partir de 1 de Março de 1957.
Reformado em 3 de Agosto de 2001.
ADENDAPenso que o que apresento seja suficiente, penso mesmo que me alonguei.Falar em 3 dias de detenção que me foram aplicados por andar a fazer acrobacia abaixo da altitude mínima quando era aluno? Louvores?Julgo não ser necessário. Dizer que quando passei à reserva tinha efectuado 7.825:45 horas de voo pilotando 20 aeronaves diferentes?
Só uma particularidade – durante a minha vida activa nunca deixei de cumprir os mínimos mesmo na frequência de cursos. 7.
De vez em quando aparecerei a relatar algumas situações, com especial incidência, na Guiné.
17 de Novembro de 2009
Fernando Moutinho
VB:Companheiros,não consigo tecer o comentário apropriado à entrada do Fernando Moutinho,um HISTÓRICO da nossa aviação, na nossa "LINHA DA FRENTE".Só de me recordar que começou as suas lides de piloto no ano em que nasci...58 anos!!! É com grande alegria,e porque não dizê-lo, alguma emoção,que recebemos este nosso companheiro que certamente será recordado pelo Fabricio,Costa Ramos,etc.
Pois muito bem,Moutinho,a apresentação está feita,entraste na família,agora ficas com a obrigação de nos contar as tuas ricas e bastas histórias desse teu passado no ar e em terra. Vamos ficar à espera.