sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

VOO 1320 APRESENTAÇÃO DO OSVALDO SILVA.






Osvaldo Silva
Esp.ORD Guiné
Coimbra



Chegou a hora de me apresentar, cumprindo,penso eu, as regras "impostas" pelo nosso blog.
Meu nome é Osvaldo Fonseca Silva, ex-especialista ORD (Operador Radarista de Detecção).Fui incorporado em 1969 (Setembro),portanto sou da 3ª de 69 pertencia à 1ª Esquadrilha (do capitão Damas Mora),1ª secção e era o nº 1433/69.Acabada a recruta, fui colocado como soldado aluno na Esquadra 11 - Montejunto. Aí continuei já como cabo especialista, tendo entretanto passado uns meses na Esquadra 12 -Paços de Ferreira ,voltando de novo a Montejunto,e, eis que passados 3 anos fui mobilizado para a Ba12 -Guiné. Aí fui colocado( porque o Radar estava inoperativo) no GO 1201 (comandado pelo falecido Ten.Cor. Brito, por acaso pertencente ao meu concelho de naturalidade e residência), no registo das cadernetas de voo(não vale a pena queixarem-se,registava o que podia).Passados uns meses fui para os TAM. Até aí tudo bem.
Vim à Metrópole de férias(estive cá 57 dias!!) e regressei à Base.
Em determinado dia (era domingo) e com o aeroporto a abarrotar de pessoas que se deslocavam da cidade de Bissau só (?) para ver chegar o Boeing e, talvez para esperar algum familiar ou conhecido, "atirei" com tudo a perder.Um 1º Sargento ( a quem lhe chamávamos o Macaco), pertencente à Secção de carga, veio à minha secção retirar um agrafador, sem que para tal o solicitasse. Eu não aceitei levianamente a atitude dele e chamei-lhe à atenção para a indelicadeza de tal acto. Eis que o "gajo" me começou a insultar! Aí perdi as estribeiras. Puxo a "culatra" atrás e mandei-lhe tamanho murro que caiu inanimado e a sangrar.Após isto, sentei-me. Puxo dum cigarro, vem a ambulância e leva-o para a enfermaria.Vem a P.A. pergunta o que tinha acontecido e leva-me ao oficial de dia (não me recorda o nome mas éramos amigos, alias,também era de Coimbra assim como eu). Não havia alternativa. Prendeu-me.Mas, a meu pedido o alferes(oficial dia) deixou-me ir ao quarto para levar alguma roupa e a minha querida viola. Lá fui. Ao 3º dia de prisão, saiu à ordem(por acaso tenho em minha posse essa ordem de serviço) a pena a que fui condenado. Quinze dias de prisão agravada! Passei lá 18 dias.Entretanto, e ainda na prisão,fui visitado pelo Hugo (participante neste blog voo865 de Março de 2009 e amigos na juventude antes da ida para a tropa).Contei-lhe o que tinha acontecido e ele falou com o pai que era médico no Hospital de Bissau. Passados uns dias fui chamado para ir ao dito Hospital.Acompanharam-me, armados, 4 P.A.´s ! Regressei, e, não sei já passado quanto tempo, recebo ordem para ser evacuado. Na guia de marcha, dizia que ira ser acompanhado pela Tenente Pára-Quedista (não me recordo do nome)até ao Hospital da Força Aérea no Lumiar.Passaram-se 7 meses em consultas externas e, em determinado dia recebo a comunicação de que estava mobilizado para a 3ª região aérea (Mueda-Moçambique). Não fui. Tinha um auto corpo de delito e já tinha planeada a fuga para um país da Europa, com o apoio de uma organização de apoio aos refractários.
Entretanto acontece o 25 de Abril! Saiu-me a sorte grande. Fui a uma junta militar em Maio de 1974 e deram-me incapaz para o serviço militar e apto para angariar meios de subsistência. Ainda nesse mesmo mês fui fazer o espólio a Montejunto e saí da tropa.
E aqui fica exposta a minha carreira na Força Aérea.
Outras passagens da minha vida militar, contá-las-ei mais tarde.
Cumprimentos para toda a malta do blog.
Um abraço em especial para o Vítor porque sem ele não teríamos o espaço que temos para contar-mos as nossas histórias .
Obrigado e Boas Festas

N.B:- Em anexo vou enviar a minha foto antiga como militar, a foto actual e ainda algumas dos convívios que tínhamos na BA12.


Legenda:Atendendo à quadra natalícia,apresento também o meu postal de Boas-Festas.
Foto:Osvaldo Silva(direitos reservados)


Legenda: Numa das muitas festas realizadas no Clube de Especialistas.
Foto:
Osvaldo Silva(direitos reservados)


Legenda: Uma equipa de Basquetebol da Base Aérea 12 confraternizando com a assistência.O segundo da 2ªfila da Esqª,que está assinalado,é o Escolinha. Constou-se-me que tinha falecido.Alguém pode dizer da veracidade do facto?
Foto:
Osvaldo Silva(direitos reservados)


Legenda:Entrada para o Clube de Especialistas da BA12,da Esqª./Dirª.Osvaldo,António Abrantes,Zagalo e José António.
Foto:
Osvaldo Silva (direitos reservados)

VB:Até que enfim que te apresentaste,Osvaldo. Não me digas que só acabaste de cumprir a pena agora???
Pois é verdade,e eu que o diga,eras um grande "malandro" no registo das horas,tenho voos na caderneta que nunca fiz,mas os que, fiz de certeza,foram registados noutra. Enfim,desde que se fizesse as 30 semestrais para vir o "patacão" era o que importava.
Vamos então ficar à espera das tuas magnificas histórias.