terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VOO 1355 DEPOIS DA TEMPESTADE VENHA A BONANÇA.



Loureiro
Cbº.Mil.Pa
Caros CAMARADAS
Vamos aproveitar esta fase NATALÍCIA para fazer um esforço para tratar de certas feridas que, estou certo, irão demorar algum tempo a cicatrizar.Cada vez mais é imperioso que se cultivem as boas práticas da tolerância, compreensão e a amizade plena e desinteressada, não nos esquecendo que por detrás dos postos ou cargos, coisas efémeres, estão pessoas com sentimentos que riem e choram como o mais comum dos mortais.Cada um à sua maneira, ama a Força Aérea sem aspas ou entre-comas, amamos porque isso é um estado de alma que só nos fica bem e engrandece.As especialidades são especialidades e não mais do que isso, e do nosso tempo para cá, tudo ou quase tudo foi reformulado e este ou aquele não gosta mais da FAP por ter pertencido a determinado "empacotamento", era o que mais faltava, isso era o mesmo que admitir que um piloto amava mais do que um mecânico, operador, segurança ou apoio, era como render-me a certas "vaidades" desmedidas que, infelizmente, campeiam impunemente pela nossa "praça".O sentimento de amar, não está directamente ligado a nenhum extracto social ou detentor de este ou aquele cargo, faz parte única e simplesmente, da nossa humilde condição de humanos.Admito, reconheço e apoio incondicionalmente todos aqueles que, de um modo ou de outro, cerrem fileiras e defendem e propagandeiam a sua estirpe, procurando manter e perpetuar o romantismo dos gloriosos "malucos das máquinas voadoras" a quem o nosso país tanto deve e por vezes tem dificuldade em admitir.Somos assim e pouco mais há sobre isso.Os meus mais de 30 anos de director associativo e os meus quase 63 anos de idade, dão-me a clarividência necessária para ver as coisas de um modo pais pragmático e simples, "cheirando" ao longe certas "jogadas" de bastidores que os seus autores, julgando-se iluminados de uma aurea superior, pensam "passar a perna" aos mais comedidos e sensatos.Tudo isto para quê? para dizer que o que se passou num passado recente no núcleo de Coimbra, ter sido mau demais para ser verdade, abrindo-se um precedente que só o tempo nos dará oportunidade de avaliar as suas consequências.Estou convicto de que, se não for feito um derradeiro esforço para "arrepiar" caminho, dificilmente se parará esta bola de neve que está prestes a iniciar o seu movimento, e em breve se transformará em avalanche.Fui CaboMilº da PA, dormia na camarata e frequentava os Clube dos Especiais e por isso, é a eles que me sinto sentimentalmente ligado, mas desiludam-se os que pensam que por isso são superiores a mim só pelo facto de terem tirado uma especialidade mais ligadas às coisas dos voos, somos todos iguais e amamos da mesma forma a nossa querida FAP, onde passei talvez os melhores anos da minha vida.
UM SANTO NATAL E QUE O NOVO ANO QUE SE APROXIMA; TRAGA TUDO DE BOM PARA TODA A FAMÍLIA DOS ZÉS ESPECIAIS E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS.
Loureiro/68
VB: Bom-Dia,caro companheiro Loureiro.
Registamos as tuas palavras incentivadoras à Paz entre os HOMENS nesta quadra natalícia.
Desejamos-te um Santo Natal e um Bom 2010 extensivos aqueles que te são mais queridos.