domingo, 10 de janeiro de 2010

VOO 1403 ZÉ ESPECIAL RESUMIDO.


Olvidio Sá
Esp.EABST
Chaves

Vida militar. Nunca fuga de casa.Resenha de um Zé Especial.

Quando muito jovem, apenas tinha eu 17 anos, vivendo na aldeia e tendo o Curso Geral do Comércio acabado sem reprovações um ano antes, vejo no Diário de Notícias o concurso para pilotos e especialistas da F.A. meto toda a documentação e por isso fui chamado e aqui estou. Fui à inspecção a Lisboa, Monsanto. Claro que, ao ver e ouvir certas conversas entre os companheiros deduzo, falando para os meus botões, se até para entrar na tropa é preciso CUNHA muito mal se passa. Foi a primeira vez que vi o mar e até admirei o mar da PALHA, no estuário do Tejo. Lá me desenrasquei e até fui ao cinema à noite somente eu embora estivesse em casa de amigos da aldeia Fui inspeccionado rigorosamente, como aliás todos passeando em pelotas e ficando apto para todo o serviço. No meio de alguns que tinham já sido inspeccionados pelo exército e ficaram inaptos para a F.A. E então em Jan. recebo Guia de Marcha da CP para ser presente na Ota onde, sou recebido pelos barbeiros que, ávidos de cabelo fresco nesta pequena e cuidada trunfa se banqueteiam mas, como não nos foi dada ordem de ‘”carecada”,o seu limite irá até à ordem dada pelos superiores, só que no dia seguinte quando saía do refeitório vinha eu, como um militar prezado, com o bivaque metido na aselha do blusão e sou abordado pelo Senhor Maj. TOMAZ o qual após a identificação me diz: - Receberá notícias minhas. Aí vou eu de novo à barbearia e sim, disse que me dessem uma “carecada” indo então apresentar-me ao homem que acto contínuo me mandou embora, riscando o meu 110/66 do papel que estava ainda no seu bolso.
Com um Especial abraço extensível a toda a família de Zés.
Olvídio Sá

VB.Como é bom ler estes escritos,Olvidio! É um recordar de situações que nos transmitem uma distância muito longa,ou seja,a nossa juventude.
Foi o passo importante que demos na vida para o hoje,em final de carreira,nos podermos orgulhar de sermos quem somos,homens com um vasto curriculum humano e social fruto dessa integração na família FAP.