terça-feira, 12 de janeiro de 2010

VOO 1405 A NOSSA "MENINA"IVONE.




Jorge Félix
Alf.Pilav. "Canibais" Guiné
V.N.Gaia

Caro Victor .
Um dia, recebi um email de um "Brandão", intitulando-se primo de um Brandão meu amigo , que faleceu numa emboscada em Bambadinca no ano de 1969. O Alferes Brandão, de Braga. Hoje, somos amigos e porque olhamos os mesmos Blogs, trocamos emails . Um dia enviou-me uma foto para eu identificar como sendo a Ivone Reis, de quem já tínhamos falado noutra ocasião. Mais recentemente, voltou a dar-me noticias da Ivone, conforme email que junto, devidamente autorizado pelo Brandão.


Caro J. Félix.Viva!
Pois a Ivone, quando estive com ela, aqui há uns dois anos em sua casa, a sua sobrinha que esteve presente, disse "entre dentes" que ela estava com alzheimer. Pelo Natal telefonei-lhe para lhe desejar Boas Festa e um Bom Ano Novo, atendeu-me a sobrinha. Foi ela que me disse que entretanto a sua doença se tinha agravado e que estava internada numa instituição militar em Lisboa. Depois, na continuação da conversa disse-me, que na instituição fizeram-na crer que, como ela é da "arte", que dirigia qualquer coisa lá dentro, função que parece estar a desempenhar com muita "paixão", resumindo é doente sem o saber. É tudo que sei, infelizmente não fixei o nome da instituição. Sei que anda feliz, o que muito me agrada.
Quanto à fotografia está uma maravilha, além do mais, além do trabalho impecável que fizeste, mostra uma rapariga bonita uma mulher que é capaz de ter feito tremer alguns corações.
Algo mais que possa ser útil, diz, lamento saber tão pouco.
Fiquei muito contente em saber que evacuou o meu antigo colega de escola que foi "ferido em combate", da companhia do Idálio Reis.
Um abraço,
Brandão


Mandei ao Brandão uma fotomontagem de uma foto que ele me enviou com a Ivone com outra que encontrei num livro que lia, "A espuma do tempo" de Adriano Moreira.
A referencia ao livro não tem outra intenção que não seja a identificação da origem da imagem.Junto as fotos que justificam este email. Quem sou eu para acrescentar mais qualquer coisa sobre a coragem, o fino trato, a alegria, a disponibilidade, a ternura, a disciplina, o exemplo, ... e tudo o mais que não tenho autoridade para falar, sobre a "nossa" querida Ivone? Que fiquem , como que lembrança dos tempos que com ela convivi , estas fotos que identifico.


Legenda: (com minha montagem) do livro de A Moreira. Pode ler-se: Outubro de 1961, Inhambane. Almirante Sarmento Rodrigues, Governador-geral de Moçambique, Capitão Níveo Herdade e Alferes Ivone Reis, oficiais às ordens.
Foto:
Jorge Félix(direitos reservados)



Legenda: Brandão e Ivone em Lisboa.
Foto:Jorge Félix(direitos reservados)


Legenda:Ivone na Guiné Bissau.
Foto:
Jorge Félix (direitos reservados)



Abraço e parabéns pelos 200.000 voos.

Jorge Félix

VB.Pois infelizmente o estado de saúde da nossa Companheira Ivone,tal como dizes Jorge,não é o mais satisfatório.Confirma-se a sua residência permanente em Oeiras,num estabelecimento das Segurança Social das Forças Armadas.
Recordo que quando do nosso encontro (32º) da Guiné,em Vouzela,lhe ter telefonado a convidá-la para estar connosco,já me dizer ser impossível.
Não convivi com ela na Guiné por ser mais "piriquito"mas as referências à sua pessoa são da mais elevada estima.