quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VOO 1474 O LIXO EM PORTUGAL.



António Loureiro
Fur.Policia Aérea
Figueira da Foz

O LIXO EM PORTUGAL

Respondendo um pouco ao convite feito pelo Aníbal Gomes, realmente o movimento começa a ganhar alguma notoriedade e já faz parte da "ordem do dia" de tal modo que, até também aqui na Figueira da Foz, uma aldeia com muita casa, ou Coimbra C, como alguns "carinhosamente apelidam, um grupo de amigos a semana passada na mesa do café, estavam a falar desse assunto.



Por umas razões ou por outras, ninguém neste momento terá dúvidas de que este país precisa de uma grande limpeza nem que seja à vassourada.
Se é certo de que, diga-se em abono da verdade, nunca foi um país muito limpo, de há uns anos para cá, pessoas que tinham a obrigação moral de se comportarem higienicamente, distraídos como andam a tratar das suas vidas, não se coíbem de deixar "lixo" por todo o lado por onde passam, sempre com a certeza e convicção de que haverá sempre alguém que, por força das circunstâncias, seja "obrigado" a limpá-lo.
Se uma lixeira mesmo que certificada, não é por si só, algo agradável de se ver, tanto lixo espalhado por este país fora, é realmente um cenário degradante e que certamente a larga maioria não deseja.
A sociedade civil tem que reagir e se não puder ser de outra maneira, também uma campanha de informação e sensibilização será frutuosa para alertar os irresponsáveis de que assim não pode continuar, desejando muito sinceramente que compreendam esta grandiosa acção como um sinal. Como há sempre um momento para tudo, se alguém mais inconformado com a situação e com espírito empreendedor, entendeu ser para o Verão a altura ideal, por mim não vejo quaisquer inconveniente e só peca por tardio e assim, com o passar do tempo, certamente mais lixo se irá acumular.
Espero bem que, os EABT, tal como os conhecemos, voluntariosos e dedicados a grandes causas, tratem da logística da maneira competente e providenciem todos os meios necessários para que a execução desta tão árdua e ciclópica tarefa, seja um êxito.
Por mim, apesar de muito limitado e habituado a sofrer, sei muito bem por onde havia de começar, mas duvido ter essa possibilidade e o mais certo é que, mais uma vez, porque o meu estado de saúde já começa a ficar debilitado por ter de conviver com tanto "lixo", me vou limitar a "limpar" algum "lixozito" de pequena monta deixado por algum excursionista de passagem e com um grãozito na asa normalmente mais despreocupado, enquanto outros, fisicamente melhores, de modo mais ponderado e arquitetónicamente mais inspirados, de maneira mais soft e organizados, independentemente dos esforços da Organização, encarreguem os seus amigos, pessoas com outros meios mecânicos mas desinteressadamente, da recolha do tal "lixo" mais pesado e que precisa certamente de ser reciclado para bem da nossas finanças.
Esperemos bem que, após este trabalho, Portugal fique mais higienicamente limpo e quiçá, os estrangeiros, passem a ver-nos como um povo que apesar das adversidades, sabe de forma inteligente, o que quer ou pelo menos, aquilo que não querem.
Podem contar comigo.
Espero bem os ZÉS deste país à beira-mar plantado, colaborem nesta nobre missão.
Viva Portugal limpo.
Um Abraço a todos os que, estou certo disso, não põem lixo no chão.
Loureiro

Voos de Ligação:

Voo 1465 Vamos limpar Portugal – Aníbal Gomes