sábado, 13 de março de 2010

VOO 1543 BISSALANCA E A GUERRA DO BIAFRA.


Américo Dimas
Esp.MARME
Angola

Bissalanca e a guerra do Biafra

Embora não com tanta intensidade como o foi a utilização do Aeroporto da ilha de S. Tomé, Bissalanca esteve envolvida de uma forma secundária, pelo menos por duas vezes, no conflito entre o pretenso governo independente do Biafra e o governo da Nigéria, durante os anos 1967 e 1970.

Para além das aeronaves que estiveram no T.O. da referida guerra civil: Nigéria/Biafra, outras houveram, como é o caso dos dois Gloster Meteor NF.14, que aliás não chegaram ao seu objectivo, pelos motivos que a seguir se conta.

Com os registos: G-ASLW e G-AXNE, os dois Meteor, vindos de Inglaterra e com passagem por Bordéus, acabam por aterrar no Aeroporto Internacional de Faro, onde permanecem alguns dias para serem equipados com material bélico, após o que rumam à ilha da Madeira, seguindo-se Dakar e Bissau.

Apenas o G-AXNE com a designação “interprise films”, com problemas num dos reactores, aterra em Bissalanca, uma vez que o G-ASLW, por falta de combustível, acabou por amarar no oceano Atlântico.


Nesta foto, tirada em Faro a 13 de Setembro de 1969, é possível verem-se os dois Meteor, para além de um Douglas C-47D, também este pertencente à Força Aérea do Biafra, o que vem confirmar a tese de que o governo português de então, presidido primeiramente pelo Dr. António O. Salazar e posteriormente pelo Dr. Marcelo Caetano, apoiaram de uma forma “pseudo-clandestina”, o auto-denominado governo do Biafra, liderado pelo coronel Odumegwu Ojukwu.

É motivo de reflexão. Por um lado, combatia-se ferozmente os movimentos nacionais de libertação nas “províncias ultramarinas”, por outro lado e no mesmo período de tempo, apoiava-se um pretenso governo estrangeiro (Nigéria/Biafra), de secessão...


Nesta foto tirada,
no Aeroporto da Portela, vêem-se os dois L-1049 Super Constellation que transportaram, respectivamente, a fuselagem e as asas dos Fouga Magister, comprados à Força Aérea da Áustria, para integrarem a F. A. Biafra, o que também nunca chegou a acontecer, devido à explosão por sabotagem ocorrida no dia 04.06.68, em Bissalanca, do L-1049D com a identificação 5T-TAC, c/n. 4166 (em segundo plano), como muitos presenciaram.

Américo Dimas