sábado, 27 de março de 2010

VOO 1560 UMA VISITA GUIADA AO INTERIOR DO AB3 ACTUAL.(PARTE I)



Américo Dimas

Esp.MARME "Lobo Mau"
Angola

Caros “tertulianos”

Em geito de homenagem a todos aqueles que cumpriram serviço militar no AB3, aqui vos apresento o texto que a seguir transcrevo para o blog:
Numa visita que efectuei à cidade de Uíge (antiga Carmona), não desperdicei a oportunidade de ir conhecer a vila de Negage e também o ex-A.B.3, como não poderia deixar de ser.

A expectativa era grande assim como a vontade.

Legenda: A grande recta do Negage.
Foto:Américo Dimas(direitos reservados)

Percorrida aquela estrada comprida, que liga a vila à unidade, como muitas vezes, certamente o Victor Cavaleiro, o João Sousa e tantos outros a percorreram vezes sem conta, acabei por parar mesmo em frente da Porta de Armas, que lá se mantinha, com a mesma aruitectura, embora com outras cores, como se pode ver numa das fotos.

Ao meu encontro veio um militar da F.A.Angolana, que ali fazia serviço de guarda, pese embora a unidade apresentasse a imagem de inoperativa e até de abandono.

Expliquei ao que vinha e depois de alguns minutos de diálogo e insistência, lá me deixaram entrar, na condição de ser acompanhado na visita e sem poder tirar fotografias, o que me deixou algo desgastado...


Legenda:Estas duas fotos foram tiradas no interior da base,camufladamente.Veja-se o estado de degradação em que se encontram estas instalações outrora utilizadas por alguns de nós.
Foto:Américo Dimas(direitos reservados)

Apesar dessa imposição, consegui “disparar” algumas vezes, mesmo enfrentando algum risco, pela desobediência praticada, ao tirar aquelas fotos furtuitas.

Percorri o interior da unidade, seguindo pelo caminho da esquerda, após passar a porta de armas, dirigindo-me para os lados da “placa”, virei à direita, passando pelas traseiras dos hangares, que se encontravam completamente destelhados e muito danificados, conseguindo ver até, dois Mig´s muito canibalizados, estacionados naquilo que foi o interior dos hangares.

Depois, após passar pelo ultimo hangar, curvei para a direita, por caminho com vestígios de ter sido alcatroado..., mas que a vegetação a pouco e pouco ia ocupando, quase não se percebendo por vezes, que ali havia caminho.

Tudo que foi em tempos, os edifícios administrativos ou alojamentos, encontravam-se em ruinas.

Mesmo sem ter conhecido aquela unidade noutros tempos, ao ver tudo aquilo destruído, senti um enorme sentimento de nostalgia e tristeza.

Encaminhei-me finalmente para a saída, agradecendo a gentileza da autorização com um até qualquer dia e efectuei o regresso à povoação de Negage, não sem antes passar por alguns edifícios que outrora foram preponderantes na convivência entre habitantes e visitantes da simpática vila de Negage, como por exemplo:

Legenda: O Hotel Tambuaza.
Foto:
Américo Dimas(direitos reservados)


Legenda:Esta é actaul sede do Sporting Club do Negage
Foto:Américo Dimas (direitos reservados)

o Hotel e a Sede do , onde aproveitei para almoçar o único prato que havia: frango grelhado com batatas fritas, seguindo depois para Uíge novamente.

Américo
Angola

Voos de Ligação:
Voo 1559 Uma visita guiada à Esquadrilha de Abastecimentos do AB3

VB:Bom-Dia Américo.
Mais uma vez nos delicias com uma
belíssima descrição do teu voo no interior do AB3 e sua periferia. Certamente que vais deixar alguns dos nossos companheiros com a lágrima ao canto do olho,mas nem por isso te deixaram de agradecer este momento que lhes proporcionas de recordar,embora num estado lastimoso,o local onde passaram algum tempo da sua juventude numa guerra que nem se sabia para quê,para hoje desfrutarmos do miséria deste pobre e
triste pais.