quinta-feira, 1 de abril de 2010

VOO 1573 PÁSCOA FELIZ PARA TODOS OS TERTULIANOS E NÃO SÓ.


José Ribeiro
Esp.OPC
Lisboa


Boa tarde, amigos, ex-especiais da Força Aérea e doutros ramos das Forças Armadas, não esquecendo as respectivas famílias.
Aproxima-se mais uma data que foi deveras sentida por nós, enquanto em comissão no ex-Ultramar Português, isto porque nos encontrava-mos num "terreno" hostil, onde a nossa presença não era bem querida pelos "turras" mas, muitas vezes, desejável por populações naturais e residentes.
Pela parte que me toca, tudo fiz para cumprir a minha missão, no entanto, e dela pouco tenho a dizer, isto é, já passaram muitos anos e por tal facto, há episódios que já não me lembro, mas passaram por mim, assim como por outros ex-camaradas de armas de todas as especialidades, sendo que cada um fala de si e doutros ex-camaradas com quem lidou mais.
Não é, nesta pequena prosa, que vou referir-me a qualquer situação em que fosse interveniente, mas sim e apenas, fazer alusão a mais uma data que nos fez relembrar a data e a família que tínha-mos deixado na metrópole.
Como era habitual na minha terra, havia um período de meditação e outro de alegria que acabava muito bem, ao contrário daquilo que nos poderia ter acontecido em África. É falando daqueles que se findaram nesse período, ficaram deficientes para toda a vida, e os que vegetam, ainda hoje, pelos cantos da vida, que eu desejo uma menos madastra Páscoa, não esquecendo aqueles que tiveram mais sorte na vida e que continuem nessa ventura, mas que continuam a denunciar casos escandalosos em que se encontram alguns ex-militares que participaram nessa guerra e nela deram tudo de si.
Como a prosa já vai longa, desejo a todos os ex-camaradas, amigos, familiares e outra gente, UMA FELIZ PÁSCOA e, quanto possível.
Até sempre AMIGOS e acima de tudo SAÚDE.
JLRibeiro