sexta-feira, 2 de abril de 2010

VOO 1579 "GÉNESE DA ESQUADRA DOS FALCÕES"


Fernando Moutinho
Cap.Piloto
Alhandra

Boa tarde Barata

Tenho andado a conversar com Miguel Pessoa e, no meio houve um pequeno trabalho "Génese da Esquadra dos Falcões" que sugeriu que te enviasse porque poderia haver interesse em publicar no blog atendendo a que se refere ao Cap. Moura Pinto.
Assim, em anexo segue a dita peça. Se entenderes publicar muito bem.

Um abraço

“Génese da Esquadra dos “Falcões”

Na Ordem de Serviço nº 35, da Base Aérea 2, de 4 de Fevereiro de 1958 (pág. 120), pode ler-se:

“Artº 12º - ESQUADRA Nº 50

Que a Esquadra a ser equipada com aviões F-86, em organização, passe a ser comandada pelo Capitão Piloto Aviador – Gualdino Maria Moura Pinto”

A USAF forneceu um equipamento denominado, MTU (Mobile Training Unit), para treino e familiarização com o novo equipamento, do pessoal da futura Esquadra.

O 1º Curso começou em 7 de Março do mesmo ano.

Além dos pilotos formar-se-á variado pessoal técnico.


A delegação da USAF para treino do pessoal era constituída por dois pilotos e por pessoal mecânico especialista.

A chefia da missão era do Major piloto Akolla e secundada pelo Capitão piloto Brown e M/Sgt Lukert responsáveis pela instrução estática.

Foto de entrega de diplomas aos instruendos.

Eis um exemplar de um Diploma De referir que quer o Major Akolla quer o Capitão Brown eram experimentados pilotos de F-86F, tendo combatido na Guerra da Coreia.

Ainda como Esquadra 50 temos para documentar a foto do anel que, ciosamente, guardo.

E, como nasceu a pintura dos aviões?

Dum modo despretensioso e ocasional.

Sempre gostei de construir kits em plástico e, como se entenderá, o F-86 foi de imediato procurado e construído. Para não deixar o modelo em “branco” pintei a ponta do nariz, as pontas de asa, as extremidades da cauda em azul.

Ao oferecer, o modelo para embelezar a secretária, ao Comandante da Esquadra, este ficou tão satisfeito que de imediato pôs à aprovação do restante pessoal a proposta de adaptação daquele esquema de cor. Concordaram com uma alteração, a pintura da “deriva” na mesma cor.Quanto a “Falcões” foi proposta do Cap. Moura Pinto com a “adopção” do falcão Peregrino.

Finalmente, na Ordem de Serviço nº 254 da B.A. 2 de 11 de Setembro de 1958, na sua Pág. 864, pode ler-se:

Artº7º - DESIGNAÇÃO DOS GRUPOS E ESQUADRAS DE CAÇA

Que, por determinação superior, os Grupos e Esquadras de Caça, passem desde esta data, a terem as seguintes designações:

Grupo de Caça nº 210 Esquadra de Caça nº 21 (antiga 21)

Esquadra de Caça nº 22 (antiga 20)

Grupo de Caça nº 501 Esquadra de Caça nº 51 (antiga 50)

Esquadra de Caça nº 52 (a formar)


Foi, portanto, a 11 de Setembro de 1958 que nasceu, a

ESQUADRA 51

com os Falcões da 50

e seus continuadores

que tão belas páginas deram à Força Aérea Portuguesa



Guerra ou Paz ? tanto nos faz

Guerra ou Paz? tanto nos faz

Guerra ou Paz? tanto nos faz

KIAK........................................!

Um dos Falcões fundador

Fernando Moutinho


VB: Olha Fernando,não é todos os dias que temos o privilégio de ler um texto desta qualidade. Quem melhor que tu nos pode falar daquela que foi a esquadra que iniciou a era dos jactos" na FAP à qual tambem pertences-te,"OS FALCÕES",?!
Depois evocares um GRANDE COMPANHEIRO,Gualdino Moura Pinto,por quem tive o previlégio de ser comandado na Base Aérea 12.
É um orgulho muito grande para nós podermos contar com estas tuas histórias vividas em épocas muito carenciadas,que dignificaram a nossa FAP.