domingo, 2 de maio de 2010

VOO 1670 O JULGAMENTO DOS PIRAS.


José Osório
Esp.M.Rádio
Suécia

Meu caro comandante,

Não sei bem se este será o melhor processo de comunicação, pois deveria haver uma maneira de entrar no Blog e falar sobre alguns dos temas durante a comissão na BA12.

Por exemplo:

As praxes ( na boa acessão da palavra) eram assim:

Era praxe corrente, quando um maçarico chegava de novo a BA12, e penso que também noutras unidades no ultramar, dos especialistas da linha da frente se fazerem passar pelos chefes (sargentos e oficiais), durante a nossa apresentação ao comando local, trocando de patentes.
Lembro-me de ter chegado ao hangar onde se situava a manutenção de Radio, e ser recebido por um cabo bastante simpático (tenente e comandante da unidade de Radio/radar) que me levou ao sargento (cabo especialista) que de seguida e como e óbvio me levou ao Sr. tenente comandante do sector (outro cabo especialista), que nem sequer olhou para mim e só falava por vocábulos. Apresentei-me na minha das melhores fé, mas o suposto Tenente, começou logo quase por me insultar, perguntando o que eu estava ali a fazer especado, e se realmente sabia o que tinha que fazer. Fez-me uma serie de perguntas sobre os possiveis aparelhos usados (arc 44) ect.. de que eu como e óbvio, não fazia a mínima ideia, dando a entender que as coisas já não estavam bem e que obviamente tinha passado a sua lista negra. Mandou-me imediatamente ir ao dormitório, trocar de uniforme para de imediato começar a trabalhar, mas antes disso que teria que fazer 10 flexões pela falta de coerência da minha atitude sobre as perguntas que me tinha formulado. Ora la tive que cumprir a pena... seguindo de imediato para o dormitório. O cabo que me tinha recebido (Tenente da unidade), disse-me não se preocupe, o homem e uma fera, mas muda de um momento para o outro... a que comentei..estes tipos não nos conhecem, e la porque tem uns galões em cima entram logo com uma agressividade extrema...

Bom la fui mudar-me e voltar novamente ao serviço... Bom quando entrei de novo no hangar e vi que o tal tenente era um cabo e o cabo o tenente...fiquei caricatamente baralhado mas com a risada geral da malta, fiquei mais descansado. Então o verdadeiro tenente chamou-me e foi realmente uma simpatia de homem e um bom amigo durante toda a comissão.
A minha vingança foi terrível, na chegada de outros maca ricos em que numa das situações também fui nomeado tenente... ate os fiz rastejar!!! Mas eram assim que pasmamos alguns dos bons momentos que recordo com saudade.

José Vasques Osório
BA12 1967


VB: Olá Osório,como vai a vida com as suecas? Desculpa,eu queria dizer como vai a vida na Suécia?

Pois amigo,todos nós passamos,e fizemos passar aos nossos camaradas "piras" com os chamados "julgamentos dos piras".
Por acaso não apanhei essa época,mas depois começou essa ideia a ser posta em prática e ainda me diverti. O interessante era a boa compreensão que reinava entre nós nessa época que tanta e tanta falta faz a alguns actualmente.