terça-feira, 22 de junho de 2010

VOO 1793 QUEM PODE AJUDAR A MARIA DO CARMO?







Aníbal dos Santos Martins
Fur.Mil.Paraqª Falecido em Combate na Guiné





VB:
A Maria do Carmo,é irmã de um camarada Paraqª.que tombou na defesa da Pátria nas matas da Guiné. Procurou-nos através do mail que nos enviou,nestes termos:

Data: 4 de Junho de 2010 Hora:23:29, Maria Carmo loureiro

Sou irmã de um para-quedista morto em combate na Guiné. Gostava de saber se os Paraquedistas têm algum álbum de fotografias com os militares que deram a vida ao serviço da Pátria.
Já consegui ver um video em memória desses para-quedistas, mas será que posso enviar mais fotografias do meu irmão? Gostava de contribuir para eternizar o seu nome.
Ele esteve na base nº12- Bissalanca entre Outubro de 1971 a Dezembro de 1972.
Não sei bem se este é o site ao qual me devo dirigir.
Gostava de ter uma resposta.
Obrigada

VB:No dia seguinte,dirigimo-nos pela mesma via à Maria do Carmo assim:

Data: 5 de Junho de 2010 Hora: 23:10
Especialistas da BA12


Cara Amiga Maria do Carmo.
Somos da mesma família que o seu falecido irmão,como tal é uma HONRA muito grande para nós recordar esse nosso camarada que tombou ao serviço da Nação.
Terá que,a acompanhar as fotos que nos vai enviar,indicar os seguintes dados dele:Nome,naturalidade,posto,onde faleceu e algumas passagens que saiba da sua vida na Guiné.
Ficamos a aguardar.
Saudações Aeronaúticas
Victor Barata


Data: 14 de Junho de 2010 Hora:15:49
Maria do Carmo Loureiro



Agradeço a rapidez da sua resposta.
Eu já algum tempo que uso o meu tempo a ler as histórias sobre a guerra da Guiné na Net. Cada vez tenho mais curiosidade e memorizei os locais onde essa guerra, sem
sentido, foi mais cruel. E foi assim, o meu irmão Aníbal dos Santos Martins era Furriel Miliciano Pára-quedista , fazia parte da CCP 122, 4º Pelotão, faleceu após ter sido atingido por um tiro, na temível zona do Cantanhez, na sequência de uma operação chamada " Grande Empresa" a 16
de Dezembro de 1972. Sei que esta operação consistiu na recuperação do Cantanhez ao PAIGC. Gostava até de falar com algum ex-combatente que tivesse convivido com ele na Guiné, mas aqui nos vossos sites praticamente não há Para-quedistas, salvo um caso ou outro.Nessa altura foi-nos informado que ele tinha sido ferido numa emboscada, evacuado depois para o hospital militar de Bissau, onde veio a falecer.
Nós somos naturais de uma aldeia chamada Moita no Concelho do Sabugal Distrito da Guarda. Foi, principalmente na Guarda e no colégio do Sabugal que ele estudou até ir para a tropa. Era alegre e muito brincalhão.Sobre algumas passagens da sua vida na Guiné sei muito pouco, Sei que estava normalmente na base - Bissalanca - e que muitas, muitíssimas vezes ia para o mato em diversas operações, vivendo num perfeito inferno, mas a mim e à minha mãe ele nunca revelou nada do que sofrera. Sei que esteve algum tempo em Bafatá e que percorreu todo o
cenário de guerra da Guiné.Nasceu no dia 4 de Junho de 1949, faleceu com 23 anos, a 16 de Dezembro de 1972.
Para mim, parece que tudo isto, foi ontem, sem dúvida constitui o
maior trauma da minha vida.




Junto envio algumas fotografias tiradas no ano de 1972, mas não tenho
informação sobre o local. Algumas das fotos, o meu irmão está
acompanhado por amigos, mas penso que é fácil identificá-lo já que
também envio outras sozinho.
Obrigada

Maria do Carmo

VB: Pois bem Maria do Carmo,procuramos junto de Companheiros que serviram essa tão nobre arma que foi as Tropas Paraqueditas e chegamos à conclusão que o ideal será dirigir-se ao site
www.paraquedistas.com.
Apesar de o Manuel Rebocho já lhe ter fornecido elementos,julgo que será este fulcro da informação que pretende.