segunda-feira, 12 de julho de 2010

Voo 1828 MANGA DE RONCO NA TABANCA DOS MELROS.






David Guimarães
Fur.Mil.(Exército)
Porto


E SÁBADO FOI DIA DA TABANCA - RONCO
Falava ontem pela noite com um amigo e dizia-lhe: - sabe, hoje estive com os meus amigos que como eu combateram na GUINÉ.

Ora bem é este o espírito, esta a verdade a nossa, que nos faz correr para aqui ou para ali para festejarmos - o quê? A AMIZADE... Pouco preocupados com o rancho e com o pré ou com o soldo, estava anunciada para ontem mais do que a nossa reunião e o blá blá das nossas animadas conversas, que houvesse o momento artístico. Houve, claro que sim, se participei e a isso como que sou obrigado... Onde estiver um teu amigo demonstra-lhe que o és com aquilo que sabes melhor fazer...

HOUVE ARTE ONTEM TAMBÉM na Tabanca dos Melros, na sala mais propícia à propagação do som e da escuta das vozes - coisas arranjadas pelo nosso amigo Gil, não o chefe de Tabanca mas o dono dela. O chefe de Tabanca, querido companheiro Carlos Silva, tão preocupado estava com que não faltasse a festa, que nos acrescentou mais um elemento, - o Adriano Claudemiro - que foi como que preponderante... Como se vê valem a pena as visitas daqueles que querendo saber quem somos, connosco se integram e aprendem o nosso "Crioulo". Refiro-me à nossa maneira de estar e como gostamos de viver. Também eu me preocupei em levar uma visita - o Joaquim Ramos - que nos fez o favor de tocar guitarra e tanto contribuiu para que pudéssemos passar momentos bonitos. Dos que somos e quem somos já sabemos como que as qualidades e defeitos dos outros que nos visitam - que bom ouvi-los dizer: - fulano, isto aqui é porreiro.
Nem vamos questionar aqueles que não aparecem nunca - tenho a sensação de que quando aparecerem nunca mais querem outra coisa...
Roubei para aí umas fotografias ao Jorge e ao Carlos e coloquei um apontamento em vídeo que mais não é senão o resumo do dia 10 de Julho - dia em que eu tinha dito em Monte Real ao Chefe Carlos, e ao Dono da Tabanca Gil ( dia 10 vamos fazer festa lá nos Melros) - e digam lá se não foi bom e fizemos....
Não sei se me fica tão bem assim "propagandear" festas onde eu também sou meio protagonista - mas não me importo, sei que aos amigos terei que dar de prazer aquilo que sei fazer melhor, e sei bem pouco - mas toco viola desde os 14 anos - eu só cumpro o meu dever como atrás disse mas não me incomoda repetir - onde estiver o meu amigo eu devo estar lá e dar-lhe o melhor que tenho...
NOTA: Ontem não toquei o silêncio - célebre de Carlos Gardel - de relance, na Guiné, eu tinha uma viola que fez a comissão comigo e no fim foi vendida por 80 escudos - Quando eu tocava esse tango, "silencio en la noche..." hu, Guimarães já tinha cerveja a mais na cabeça.... Era matemático ou era fatal como a natureza - o meu grito de "silêncio" era quando eu pensava que estava a cantar bem e alto mas já estava com os copos e como eu pronunciava tão bem o Castelhano - quando com cerveja a mais...
Portanto ontem não cantei o silêncio - lógico que não tinha cerveja a mais...
Até sempre companheiros...
E ontem a "Tabanca" teve mais encantos na hora da despedida...
Um abraço
David Guimarães


Ver o vídeo no blogue
é só clicar aqui