terça-feira, 7 de setembro de 2010

Voo 1903 O NOSSO ENCONTRO.

Caros Companheiros
Como previamente anunciado, no passado sábado dia 4 de Setembro realizou-se o 1º Encontro da nossa Tertúlia “LINHA DA FRENTE.
Uma das grandes virtudes dos Zés que se repercutiu ao longo da nossa vida,
foi a pontualidade e cumprimento das suas obrigações

.Assim, dando inicio ao programa
anunciado, às 10:30h apresentaram-se à chamada junto à porta de armas da Base Aérea nº5, cerca de 42 elementos para iniciar a visita guiada a esta unidade onde muitos dos presentes iniciaram e deram continuidade á sua actividade profissional na aeronáutica e tiveram esta casa como sua residência durante o tempo em que ali prestaram serviço, nas décadas de 60/70.
Legenda: Um aspecto da concentração junto à porta de armas, onde se pode ver em primeiro plano de camisa rosa o Mário Rodrigues,de azul o José Bento e a seu lado o António Six.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Mais uma foto da concentração onde se pode ver,da esqª/dirªMiguel Pessoa,Giselda(costas)Miguel Falcão.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservado)

Começamos por um mau exemplo, o Comandante chegou atrasado, sendo substituído na apresentação pelo 2ºComandante João Carlos Silva onde também já se encontravam presentes os restantes elementos do Comando,. Augusto Ferreira e Jorge Mendes.
Seguisse o tratamento oficial que estes
acontecimentos exigem junto à Porta de Armas onde fomos recebidos pelo Oficial Dia à Segurança Ten.PA Claúdia Cruz , que deixou bem patente a educação e o civismo militar a que estes nossos camaradas sempre nos habituaram.
Tudo em ordem.avancemos!
Amigos, esta transposição do
exterior para o interior da base… tem que se lhe diga,os nossos olhos não param, conforme vamos avançando, vai-se ouvindo,”Ali eram as camaratas”,”ali era o Clube de Especialistas” olha onde era a enfermaria “,fomos estacionar no parque em frente ao antigo bar do ZÉ.Esperava-nos o Oficial Dia ás Operações, Ten.Fernandes que nos deu as Boas Vindas a casa e depois nos conduziu aos Hangares (hoje designados por docas).No percurso ainda podemos ver o edifício do Comando e Grupo Operacional, Torre de Controle, Messe de Oficias e Sargentos, etc.


Legenda:Os operacionais de serviço que nos receberam,da Esqª/Dirª. Ten.Fernandes (Oficial de Dia ás operações) 1ºSargºMMA Neves (SargºDia) 1ºCabo Esp.MMA (Cabo Dia)
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Aspecto geral do briefing que o 1ºSargº Neves forneceu aos presentes.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Ali chegados entramos na Doca, cujo número não me recordo, deparando com o vidrado de um chão super limpo, a imponência de dois F-16 ali estacionados e a postura do Sargº e Cabo Dia ao Aeródromo Neves e Pinto, respectivamente, que nos fizeram sentir de novo ESPECIAIS. Depois das devidas apresentações, o Sargº . Dia obsequiou-nos com um briefing sobre a vida e características técnicas daquela aeronave.

Legenda:O Oficial dia Ten Fernandes,verificando se estava tudo operacional para uma visita ao cockpit do F-16.
Foto:Augusto Ferreira (direitos reservados)

Foi-nos depois facultado o acesso ao cockpit, depois do Of.Dia fazer a inspecção à escada de acesso ao local. ZÉ é ZÉ!
Partimos depois à procura das restantes docas, ficando a saber que a referida aeronave é toda montada nesta unidade por pessoal qualificado
para tal. Temos seguidores!

Legenda: A despedida,o Victor Barata,em nome dos "Especialistasdaba12" despede-se do Of.Dia e agradece a forma como fomos recebidos.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

O tempo era limitado, com grande magoa nossa tínhamos que partir.

Legenda:Vista pelo retrovisor do carro a linha da caravana na estrada em direcção ás Cortes.
Foto:Mário Aguiar(direitos reservados)

Com o Fabrício como batedor, seguimos para o Hotel Rural “CASA DA NORA",nas Cortes onde ia ser servida a refeição e nos aguardava um grupo de companheiros que não teve oportunidade de se deslocar à base.
Ali chegados os cumprimentos habituais nestas situações com a particularidade de alguns apenas se conhecerem virtualmente. Foi muito bonito ver a alegria que todos nós transportamos para comungar no seio desta grande família ESPECIAL..
Éramos 55 Tertulianos.
Depois de umas excelentes entradas no jardim do hotel,iniciamos a refeição.

.Legenda:Durante a refeição,do lado esqº,a barriguinha do Bastias,a neta,a mulher,Severino Quintas e Mário Aguiar.Do lado dirº.,Carrilho,mulher,José Teixeira e o Gouveia(encoberto).
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Da Esqª/Dirª:DrªTeresa Carvalho,Manuel Bastos,mulher do Emanuel,mulher do Carlos Robalo,Carlos Robalo e Emanuel.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Da Esqª/Dirª:Costa Ramos,Fabricio Marcelino e Manuel Pais.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda;Da Esqª/Dirª Zé da Luz,José Cabaço,Pedro Garcia,José Ribeiro,Cristiano Valdemar e João Carlos.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)


Legenda: A mesa dos "velhinhos",da Esqº/Dirª,mulher do José Bento,José Bento,mulher do Six,Six,Victor Oliveira e Mário Rodrigues.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Da ESqª/DirªMiguel Falcão,Giselda Pessoa,Victor Oliveira,Mário Rodrigues,Victor Barata e Miguel Pessoa.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Da Esqª/Dirª:Mulher do Zé Gomes,António Teixeira,Jorge Mariano,Jovino Chão e José Gomes.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Muito bem confeccionada, era composta pela seguinte ementa:

Sopa de peixeBacalhau assado no Forno
Medalhões de Vitela

Sobremesa diversa

Excelente Vinho, Águas e sumos
Café

Cerca das 15:20H assistimos a algumas intervenções de alguns companheiros que o solicitaram.

Legenda:O Jorge Mendes usando do seu pedido de intervenção.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

O primeiro foi o Jorge Mendes, que começou por enaltecer as qualidades do Blog,a sua funcionalidade e o seu conteúdo. Manifestou a sua grande satisfação pelo facto de estar a conviver com aqueles que noutros tempos compartilharam com ele alguns momentos difíceis e que já não via à muitos anos.

Legenda:O Victor Barata lendo a mensagem enviada pelo Fernando Castelo Branco,dos Açores
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

De seguida o Victor Barata leu uma mensagem vinda do outro lado do Atlântico e remetida pelo nosso GRANDE companheiro Fernando Castelo Branco que dizia o seguinte:

Realiza-se hoje um Encontro de Irmãos, de uma Grande Família que se tornou esta Linha da Frente.
Diferentes naturalidades mas com uma única essência, o Amor a uma Pátria e a Devoção em Glória a uma Edilidade como a Força Aérea
Portuguesa. A mesma que nos acolheu e nos viu partir é Hoje o denominador comum que nos une neste capitulo das nossas vidas.
Recordar e partilhar a História que não regressa mas que pela importância que teve cada um de nós como Homens, impele-nos a seguir e assim
exorcizarmos os males, as angústias que ficaram, como também as alegrias, os feitos, as conquistas, os momentos cómicos e caricatos que nos fazem crescer, sorrir e chorar.Esta partilha ao recordar, reviver e sobretudo alimentar uma causa, uma família, um lar onde mesmo quando não há pão, poucos ralham e todos têm razão!
É com alguma tristeza que não estarei presente neste Primeiro Encontro da LINHA DA FRENTE, pelo menos fisicamente, pois em espírito estarei com todos Vós. Certo de que com toda a certeza no final do dia terei acesso ao relatório detalhado de todo o evento.
Será a primeira vez que faltarei à formatura, peço d
esde já as minhas sinceras desculpas a todos os camaradas presentes, respeitarei a punição e cumprirei com muito esforço a pesar o castigo, o de estar longe de vós, privado do vosso abraço físico, saudoso e insubstituível.
Não posso deixar de referir a importância que
todos, sem excepção, têm tido no combate à Insularidade, que em dias mais nublados me atinge e que é contrariada através das palavras, das noticias e de toda a dedicação que os grandes impulsionadores deste Blog têm tido nos meus dias.O meu sincero Obrigado por toda a amizade.
Deixo-vos um Terno e Sincero Abraço, amigos e Verdadeiros Companheiros nesta Linha que será sempre a da Frente.
Fernando Castelo Branco

Legenda:A intervenção do Severino Quintas.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

O Severino Quintas interveio para manifestar a sua satisfação pela criação deste espaço e propondo que:

1º-Que este almoço se realize no futuro sempre no primeiro fim de semana de Setembro.
2º-Que os organizadores sejam sempre os membros do Comando.

3º-Que para o próximo ano cada um de nós traga mais um para sermos o dobro,110.
Por fim, e em nome do Comando desta
Base, falou o Comandante Victor Barata para agradecer a todos os presentes, aos que não puderam estar presentes nomeadamente ao João Henrique que se encontra no Canadá, ao Vasquez na Suécia e aos que já partiram, propondo que fosse guardado um minuto de silêncio em memória destes, o que foi de imediato respeitado.O Blog nasceu para unir e não afastar, mas para que isso seja uma virtude deste espaço temos que continuar a trabalhar como até aqui, fazendo uma inspecção minuciosa ao plano de voo que nos remetem, para cumpra a regras da nossa unidade podendo assim aterrar na nossa Base em perfeitas condições, caso contrário borrega. Disse o Victor.
De seguida procedeu-se á distribui
ção de algumas lembranças aos presentes onde o nosso companheiro Victor Sotero mais uma vez surpreendeu tudo e todos. Legenda:Os Comandantes,João Carlos e Victor Barata,distribuindo pelos presentes as lembraças.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)
Entregou uma mochila que continha no seu interior algumas lembraças alusivas á FAP para ser distribuído
pelos presentes:Legenda:O António Loureiro depois da cerimónia da colocação da boina.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)
Ao António Loureiro que foi Fur.PA, uma Boina
Azul da Policia Aérea,
Ao Victor Barata um boné comemorativo dos 50Anos da FAP e todos os presentes ,
uma Fita de Pescoço, Esferográfica e um pin da nossa FAP.
Por fim fizemos uma visita guiada à Casa
Museu Mário Soares.Legenda:Imagens da visita á "Fundação Mário Soares"
Fotos:Augusto Ferreira(direitos reservados)
Alguns ainda conviveram mais algum tempo numa esplanada local para recordar alguns episódios que hoje são passado mas que jamais serão esquecidos.