sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Voo 1923 A RECORDAÇÃO DE O TRÁGICO DE 2 DE MAIO DE 1973 NA BEIRA,MOÇAMBIQUE.





Jorge Mendes

2ºSargº.Mil.EABT
Coimbra




Os meus cumprimentos ao nosso 1º Comandante, restante companheiros do Comando e da Linha da Frente.
No decorrer da vida da FAP, e já lá vai mais de meio século, muitos acidentes ocorreram com aeronaves, na maioria deles com finais trágicos.
Muitos deles, foram bastante publicitados e com justas homenagens aos mortos desses acidentes. Estas homenagens , feitas de uma forma sentida , são justas e espero que não caiam no esquecimento.
Mas o assunto que me leva a fazer este voo, é para lembrar aqueles nossos companheiros que perderam a vida em trágicos acidentes e que no momento que ocorreram e nos anos seguintes, até aos dias de hoje, não mereceram uma palavra, nem sequer uma lembrança de saudade e um erguer ao Céu pedindo a Deus que os proteja na vida divina.
Vou procurar iniciar hoje , lembrar este nossos companheiros " esquecidos ".
0 voo de hoje refere-se ao dia trágico de 2 de Maio de 1973.

Legenda:Nordatlas na BA 10,Beira
Foto:José Marques(direitos reservados)

Este dia foi de luto e grande tristeza para a Base Aérea 10 - Beira -Moçambique.
Mas passemos aos factos:
Local do acidente: topo da pista 16 do AM 51 -Mueda
Hora do acidente: 18H30( já de noite )
Consequências do Acidente: morte de toda a tripulação ( 7 ) e mais 4 passageiros ( 2 militares e 2 civis ).. Aeronave totalmente destruída.
A tripulação era composta por:
-Alfredo de Azevedo, Capitão Milº Graduado, com 2.348,00 horas de voo ( no avião Nord Atlas 106,40 horas ). Idade 28 anos.
-Manuel Pesquinha da Siva, Tenente Piloto com 5.902,20 horas de voo ( no avião Nord Atlas 4.509,55 horas de voo ) Tinha como 1º Piloto no avião 4.200,05 horas. Idade 37 anos.
-José Santa Rita Varandas- 1º Sargento MMA
-Alberto Lopes Santiago - 1º Cabo MMA
-Daniel Pereira Dias- 1º Cabo OPC
-Francisco da Cruz Botelho - 2º Sargento Mec. Ele.
-António Ramos Valente - 1º Cabo Mec.Ele.
Causas do Acidente:
-Estratos baixos .
-Tempo de trabalho elevado ( da tripulação)-Neste dia esta seria a 3ª missão entre Porto Amélia e Mueda.
-Confusão provável entre a rua principal de Mueda ( que tem 1.800 metros ) e a pista 16 do AM 51.
-Falta de informação à tripulação de que existiam estratos muito baixos.
-Desrespeito pelo MDA, no âmbito de forçar o contacto.
- Não ter sido adoptado o procedimento de descida ADF .
O avião aterrava com carga máxima, sendo composta na sua grande maioria por bidons de combústivel.
A Enfermeira Paraquedista Mariana , reconheceu o Tenente Pesquinha. Retirou do corpo, um anel , a aliança e um fio de ouro.
Cláudio Carvalho, Furriel Milº do 1º Pelotão de morteiro médio , foi uma das testemunhas.Ajudou a tirar o corpo do Capitão Azevedo , do lado esquerdo do avião.Tinha galões de Capitão e usava bigode.
Mais tarde quando identificava pelos documentos , teve dúvidas , pois pelo Bilhete de Identidade, constava Tenente e não tinha bigode. O Capitão Azevedo tinha sido graduado dias antes.
O Controlador do AM 51 em serviço era o Furriel Milº OCART , Atalaia.
O Furriel Atalaia disse que o piloto que fez as comunicações , foi sempre o mesmo. A voz era-lhe familiar tendo quase a certeza ser do Tenente Pesquinha.
As comunicações estavam boas.
Nota final: os meus agradecimentos ao meu amigo e nosso Companheiro Víctor Sotero, pelo trabalho que teve em obter pormenores do acidente.Eram tantos, que nem os publico todos, para não tornar o voo demasiado longo e por respeito à memória dos intervenientes neste trágico acidente. Obrigado Víctor Sotero pela tua amizade . Irei contar contigo mais vezes.
Companheiros e Amigos , este como disse é o primeiro voo de alguns que irei efectuar , sobre a história de acidentes esquecidos da nossa FAP.
Jorge Mendes

VB:Amigo Jorge,as nossas desculpas pelo facto de só agora se publicar este teu "voo",mas como sabes,a nossa operacionalidade não tem sido a melhor.Mas se Deus quiser tudo voltará,a curto prazo,ao tráfego normal.
Certamente que este teu voo irá suscitar na memória de alguns,a reconstituição de tão trágico acontecimento.Para aqueles que ali fizeram a sua última aterragem,que a Nª.Sª.do Ar os tenha no lugar que merecem.