Esp.MAE
Leiria


Foto:Mário Felizardo(direitos reservados)
--
Mário Sérgio Felizardo
Agora vamos aguardar que o Moutinho satisfaça a tua solicitação
Fernando Moutinho
Cap.Pil.
Alhandra
Acabei de ler o último vôo de Fabrício Marcelino.
Será que ainda estivemos juntos? Iniciei essa comissão nos primeiros dias de Julho de 1963.
Mas, a razão principal deste mail, será o de acrescentar um pouco mais algumas recordações dessa época.
Reviver algumas evacuações mais insólitas.
A primeira, vinha da Ilha do Como onde decorria a Operação Tridente.
Já a escurecer, ao aterrar em Bissau, da Torre perguntam-me se tenho combustivel para efectuar uma evacuação de Teixeira Pinto. Após resposta afirmativa perguntarão-me se estava disponível para a efectuar. Resposta afirmativa mas que me garantissem a pista de Teixeira Pinto iluminada (com viatiras) à chegada. Ao chegar a Teixeira Pinto sou surpreendido com uma iluminação tão vasta que me dificultou a aterragem. Eram luzes por todo o lado. Parecia um arraial luminoso. Enquanto se carregavam as duas macas, aproveito para pedir ao Comt de Batalhão para reduzir o número de viaturas.
Assim se fez. Efectuei 1 hora de voo nocturno nesse DO-27.
A segunda já ao fim do dia, chega um pedido de evacuação para 2 feridos após emboscada do IN na zona de Olossato. As nossas forças estavam a regressar ao quartel com os feridos, a evacuar do aerodromo local. Simplesmente era quase noite.Como a noite estava escuríssima, pedi apoio dum T-6 para o regresso, em virtude do DO-27 não ter RadioCompass. Lá fui e fiquei a agurdar a chegada dos militares. Simplesmente o tempo foi passando e o T-6 teve de regressar. Finalmente chegaram 2 viaturas com os feridos. Eu e o mecânico, na escuridão lá acomodamos os feridos mas, ... surpresa, os miliatres e as viaturas desapareceram. E, nós com os feridos sem qualquer espécie de iluminação para nos ajudar. Como a pista era grande e relativamente larga, resolvemos tactear a descolagem com auxílio do farol que só era útil com a cauda no ar. Pouco motor, em frente, mas, íamos directos à margem esquerda. Nova tentativa com uma correcção e já com a cauda no ar foi fácil continuar.
Situações por vezes complexas.
Um abraço
VB: Bom-Dia Fernando.
Ao ler este teu voo,e recordando algumas das evacuações em que participei,fiquei com uma interrogação muito grande: Em que condições eram feitas estas evacuações naquela época ( 1963)?
Suponho que efectivamente devem ter estado juntos na Guiné,certamente que têm episódios em comum.Vamos aguardar por eles.
“OUTRA VEZ”?!….
Legenda: Entrada para o Nordatlas na BA12
Foto: João Henriques (direitos reservados)
Estive na Torre de Controle até o avião aterrar, já era noite escura. Havia dentro de mim qualquer coisa que me dizia para ajudar.
Já havia na pista, ambulâncias e Helis, houve uma tamanha atrapalhação, que eu acabei por pegar numa ponta da maca e com toda a gente a correr, encaminhei-me para o Heli , apoiei a ponta da maca à entrada e diziam-me para entrar, mas como emocionalmente comecei a fraquejar, desviei-me para entrar outro.
Isto aconteceu próximo ao 25 de Abril, aconteceu também que devido à confusão, houve trocas de feridos, algum mais grave que deveria ter ido no Heli, foi na ambulância e vice-versa.
Esta foi mais uma que mostrou o desempenho dos especiais e o seu profissionalismo.
Mais um abraço a todos e até ao próximo voo.
Que continue o convívio.
Legenda:Guiné, jantar em Safim : Esqª para a Drtª camisa preta, eu, o próximo de preto Saial, Governo, Fresco, Viegas de bigode e Rodrigues, os outros não me recordo os nomes.
Foto: João Henriques (direitos reservados).
Legenda: Clube de especialistas em Tancos.
Foto: João Henriques (direitos reservados).
Legenda: Tancos, uma macacada.
Foto: João Henriques (direitos reservados).
Voos de Ligação:
Voo 1965 X ALMOÇO DOS MILITARES DA BASE AÉREA Nº3,TANCOS.
Voo 1962 MEMÓRIAS QUE NÃO DEVO ESQUECER.Carlos Ferreira
Esp.Rádio
Coimbra
X ALMOÇO CONVIVIO DOS MILITARES E CIVIS INCLUINDO FAMILIA QUE PASSARAM PELA BASE AÉREA N.3-TANCOS
DECORREU NO PASSADO SÁBADO DIA 23 DE OUTUBRO O EVENTO ACIMA REFERIDO.
.PELAS 10:00 HORAS EM FRENTE À IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO ENTRONCAMENTO, COMEÇARAM A APARECER OS PRIMEIROS PARTICIPANTES. ATÉ ÀS 10:30 OS ABRAÇOS DA ORDEM E O CONTAR AS ÚLTIMAS.
ÀS 10:30 ENTRÁMOS NA IGREJA E ASSISTIMOS À MISSA CELEBRADA PELO PADRE BORGA. FINDO ESTA TIRÁMOS A FOTO DE FAMILIA E ENCAMINHÁMO-NOS PARA O EMPREENDIMENTO TURISTICO DA QUINTA DA PEDRA BARQUINHA - ENTRONCAMENTO.
OS DESENFIADOS DA MISSA JÁ POR LÁ ESTAVAM, E PARA OS CONHECIDOS VAI DE ABRAÇOS E PALEIO.
PELAS 12:00 HORAS COMEÇÁMOS A DAR AO DENTE E SÓ TERMINÁMOS CERCA DAS 17:00.
CORTOU-SE O BOLO DE ANIVERSÁRIO BEBEU-SE O ESPUMANTE DA PRAXE, NOMEOU-SE A COMISSÃO PARA 2011 E CADA QUAL RUMOU ÀS SUAS TERRAS,
DOS QUE POR LÁ ESTAVAM E ULTRAPASSAVAM AS DUAS CENTENAS, RECORDO E CONVIVI COM O GENERAL ESTEVENS, CUBAS OS CABOS PRIMOS FIGUEIREDOS DA ASSEICEIRA OS IRMÃOS JOAQUINS (OS GEMEOS) CAP.BERNARDO CORREIA DE RADIO, CAP.DOMINGUES E MUITOS OUTROS QUE SE CRUZARAM CONNOSCO TANTO AQUI COMO NAS TERRAS QUENTES DE ÁFRICA.
PASSOU DEPRESSA ESTE DIA A QUE NÃO DEIXOU DE COLABORAR O S.PEDRO, SINAL DE MAIS UM DIA MEMORÁVEL.
PARABÉNS PARA A ORGANIZAÇÃO QUE TUDO FEZ BEM.
CARLOS FERREIRA M/RÁDIO DA 1.A DE 68
Manuel José Lanceiro MMA (Canibais) Guiné Lisboa Viva companheiros, aqui mando duas coisinhas, Varanda do bar do CAOP 2 – Nova Lamego...