domingo, 14 de novembro de 2010

Voo 1994 SE...O COMANDANTE SE LEMBRA...



Victor Sotero
SargºMôr EABT
Damaia


Saudando o "Comando", a "Linha da Frente e todos os "Zés" que nos visitam, eis-me em nova "aterragem"

E... se o "nosso Comandante" com a ajuda dos "Zés" que se encontram colocados na unidade, um dia se lembra de fazer montar no hangar da manutenção um palco feito de tábuas assentes por cima de alguns bidões de 200 litros?
E... se depois se lembra de uma passagem de modelos com a colaboração dos "nossos Zés" num dia de festa?
E... se ainda por cima forem os "Zés" mais bem fardados, brindados com prémios?
Por mim, creio ser quase impossível. Mesmo que houvesse fardas, ninguém caberia dentro delas.
Podemos sim, imaginar fardas do nosso tempo e como podíamos andar fardados.

AS NOSSAS FARDAS

-FARDA CINZENTA COM DOLMAM E BONÉ
-FARDA CINZENTA COM BLUSÃO E BIVAQUE
-FARDA AMARELA COM DOLMAM E BONÉ
-FARDA AMARELA COM BALALAICA E BONÉ
-FARDA AZUL COM DOLMAM E BONÉ
-FARDA AZUL COM BLUSÃO E BIVAQUE
-FARDA AZUL COM DOLMAM E BIVAQUE
-FARDA AMARELA COM CASCOL, CAMISA E QUICO
-FARDA AMARELA COM CAMISA SEM CASCOL E QUICO
-FARDA DE MESCLA COM BIVAQUE
-FARDA CAMUFLADA COM BIVAQUE
-FARDA CINZENTA COM GABARDINE E BONÉ
-FARDA AMARELA COM CALÇÃO E QUICO
-FARDA AMARELA COM GABARDINE E QUICO
-FARDA CINZENTA COM CAPOTE E BONÉ
-Etc...

Seriam ainda admitidos pelos vários modelos os seguintes artigos:

-a) BOINA VERDE
-b) BOINA AZUL
-c) SAPATOS PRETOS OU AMARELOS (CASTANHOS)
-d) BOTAS GROSSAS, DE CABEDAL OU BORRACHA
-e) LUVAS PRETAS OU CASTANHAS
-f) FATOS DE VOO (VERDES, AZUIS OU LARANJAS)
-g) CAPACETES DE VOO



Meu Comandante:
Nós não somos "velhos". A velhice, é um estado de espírito.
Recuemos uns anos e que vemos?
Orgulho, meu Comandante, quando os nossos "Zés" passeavam as suas fardas pelos bairros de Lisboa.
A "rivalidade" também com a Marinha e com o Exército.
As "rondas mistas" sempre à espera da "confusão" que por vezes aconteciam.
Quem, do nosso tempo, não se lembra?
E que vemos hoje, meu Comandante?
Já nem sequer as "rondas" se vêem por Lisboa!...

Meu Comandante:
Tocou-me hoje a mim um dia nostálgico, mas despeço-me com as habituais saudações Aeronáuticas do "Comando, da "Linha da Frente" e de todos os "Zés" que por aqui nos vão visitando com um até breve.
Sotero

VB: Aí do que nos vens lembrar hoje Sotero…
Éramos os ídolos das miúdas, passear-se na rua com uma aviador ao lado, sentiam-se com os pés do ar!
Recordo perfeitamente a perseguição que os “artistas”da roda nos montavam, um simples botão desabotoado já era motivo para fornecimento de identificação, mas que não tinha repercussões perante os nossos superiores.
O tempo não perdoa e hoje é bom cá estarmos para recordar.