domingo, 5 de dezembro de 2010

Voo 2031 "A ÚLTIMA MISSÃO"VAI ESTAR EM COIMBRA E PORTO.




Moura Calheiros
Cor.Paraqª.
Lisboa


Caros Amigos e “velhos”camaradas.

Ao longo da minha vida, na Força Aérea, ajudei a formar milhares de homens - pára-quedistas e especialistas - aos quais procurei incutir não apenas as qualificações militares necessárias à sua actuação militar futura, como também os valores que caracterizam um verdadeiro Homem.
Sempre encarei a formação militar não apenas como uma preparação para a guerra, mas também como uma formação de bons cidadãos. E considero que, na Força Aérea, esse duplo objectivo era plenamente atingido.

Depois da formação, veio o tempo da acção. E aí o que sentia, designadamente no que se refere aos pilotos e especialistas da BA 12, muitos deles meus antigos formandos, está explícito na página 276 do meu livro A ÚLTIMA MISSÃO. Como aí refiro, eles estavam sempre presentes nas operações dos Páras. E em todas as restantes páginas do livro, mesmo quando deles eu não falo, o leitor deverá considerar que eles estavam connosco, participando no nosso esforço. Essas páginas também são sobre eles.

Foi uma forma de me "pagarem" o tempo da formação.

A todos daqui envio um abraço.

José de Moura Calheiros

VB: Caros Companheiros,

Quem serão os alunos recrutas da 3ª de 69 que se não lembram do Major Paraqª.Calheiros? Era o comandante da Esquadra e mais tarde, por deveres profissionais, substituído pelo Major Paraqª Catroga.
Não me restam dúvidas, da parte integrante que estes homens tiveram na nossa formação como HOMENS que hoje nos prezamos de ser.
Mais tarde, quis o destino, encontrei o Maj.Páraqª.Calheiros na Guiné, ele no BCP 12 e eu na BA 12,apenas divididas por uma rede. Voou algumas horas comigo de DO 27,sendo eu mecânico da linha da frente, e com a sua postura de um verdadeiro HOMEM de guerra, viajava sempre acompanhado de uma arma chamada, EDUCAÇÂO, que alguns poucas vezes utilizavam.
Convidámo-lo a compartilhar esta Tertúlia e constatamos que ainda usa a referida arma, pois delicadamente justificou-nos a sua recusa a tal solicitação sem contudo nos remeter a sua mensagem que publicamos
OBRIGADO CAMARADA CALHEIROS!

Recebemos diversos mail´s em que nos questionavam como poderiam adquirir a obra, visto ter sido lançada em Lisboa. Pois bem, embora já tenhamos respondido neste nosso blog, não deixarei de vos adiantar que vai haver uma sessão de lançamento do livro em

Coimbra no dia 14 de Dezembro, pelas 18H00, no Auditório do Comando da Brigada de Intervenção, na Rua de Infantaria 23, em Coimbra.

No Porto,Salão Nobre do Comando de Pessoal do Exército, na Praça da República (antigo Quartel-general), no Porto, no dia 20 de Dezembro próximo, pela 18H00.