segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Voo 2048 MEMÓRIAS DE À QUARENTA ANOS.



Cristiano Valdemar

Esp.MMA
Sobreda da Caparica


Senhores Comandantes, demais colaboradores e restantes espreitadores, a todos desejo umas BOAS FESTAS e que o ano de 2011 traga tudo de BOM.
Sobre o Vôo 1973 de Fabrício Marcelino, muitos daqueles nomes de que fala foram meus conhecidos.
Falando de Almeida Brito que o conheci como Ten. Coronel na BA5, do qual me orgulho de ter recebido um louvor, na BA12 tive orgulho de conviver com ele e já tinha falecido ainda me fez correr para a placa de estacionamento para receber o seu FIAT, mas o seu asa deu a saber que o seu avião tinha sido atingido e explodido, não me orgulho de ser o último a falar com ele pessoalmente, pois para mim foi uma grande tristeza a sua partida.
Sobre o Alf. Barbosa, julgo ser o mesmo que falamos, que em 1970 era capitão.
Alguns mecânicos das várias especialidades (não sei precisar quantos) saímos da BA5 para a BA2, com o intuito de dar assistência aos dois F86F que iam largar bombas, para testar espoletas em Alcochete, isto foi o que nos disseram. Tudo isto se passou num dia frio de vinte e tal de Dezembro de 1970. O vidro frontal do F86F como outros caças é bem grosso, e no inverno frio e húmido tudo aquilo fica gelado. O vidro já tinha sido limpo várias vezes com a camurça, mas pouco tempo depois estava congelado. Agora e a esta distância de tempo já não sei quem era o outro piloto, mas a dada altura foi dito por um deles “O`H pá mija nisso senão nunca mais saímos daqui.
Algum tempo depois ambos descolam com algum desfasamento no tempo, passados alguns minutos chega o avião, não o do Cap. Barbosa mas o outro com a notícia de que tinha explodido a bomba debaixo da asa no momento da largada.
Aqui presto Homenagem a um Homem que sem qualquer culpa e fora dum teatro de guerra veio a falecer faz dentro de dias quarenta anos.

Até breve

Cristiano Simões

1ª/ 68 MMA

Voos de Ligação:

Voo 1973 - Que recordação,companheiros! - Fabricio Marcelino