sábado, 1 de janeiro de 2011

Voo 2100 AS MINHAS PASSAGENS DE ANO MILITARES:



António Dâmaso
Sargº.Mor Paraqª
Azeitão





RECORDAR É VIVER

Sobre este tema aproveitando a deixa do nosso Veterano Fabrício Marcelino, pus-me a dar voltas à cachimónia e dei comigo a pensar onde estava nestas datas, 31 de Dezembro?

Se não se importarem gostava de partilhar convosco estas Recordações.

-31/12/61, estava em Lisboa em casa de familiares depois ter assentado praça no RL 1 em Elvas, ter tirado a recruta, jurado Bandeira e feito exame de condução auto no CICA 3 ter feito a Escola de cabos, ter ido a Tancos fazer provas de admissão nas Tropas Pára-quedistas, ter ficado aprovado e estar de licença registada à espera de frequentar o curso de Pára-quedismo Militar.

Foto 1 Na recruta no RL 1 em Elvas


Foto 2 No Curso de Pára-quedismo em Tancos


Foto 3 a minha patrulha depois do Salto de Pára-quedas T-10 Americano no Arrepiado, Tancos que nos deu direito ao Brevete e Boina verde em 12 de Abril de 1962.

Foto 4 na Jangada atravessando o Tejo para Tancos Civil Já com a Boina verde em 12/04/62

Foto 5 Equipando na Placa da BA3 para um Salto táctico na Instrução de Combate

-31/12/62, depois de ter tirado o Curso de Pára-quedismo e Instrução de Combate, estava em Monsanto no DGACI a fazer segurança no Aeroporto de Lisboa e no EMFA.

-31/12/63, estava em Tancos no RCP, estava de reforço, adoeci com uma grande gripe, tive de baixar à enfermaria depois de ser rendido pelo reserva.

Foto 6 com a Armalite AR 10, arma com que faziam-mos Reforço

-31/12/64, tive um camarada que quis trocar comigo para fazer ele o serviço naquele dia uma coisa rara, como não oficializei a troca acabei por fazer o serviço, estava em Luanda na 2.ª C.ª do BCP 21 e estava de serviço ao Bairro de Oficiais, como era fim do ano dispensei o condutor e conduzi eu mesmo o Unimog 411, também conhecido por burro de mato, facilitei que os militares que estavam de Serviço fizessem horário seguido, passei as minhas rondas, substitui o pessoal da Casa da Guarda da Região Militar e vice-versa, estava um daqueles luares de África com grande visibilidade, no dia 1 fui para a praia aproveitar o sol.

Foto 7 Porta de armas do BCP 21 em Angola

Foto 8 tirada no dia 1 de Janeiro de 1965 numa praia perto de Belas, Luanda

-31/12/65, Estava na Companhia Divisionária do Entroncamento a tirar o Curso de Mecânico, já era casado e morava na Atalaia, passei no calor do Lar.

-31/12/66, depois ter sido aumentado ao efectivo da BA 12, já tinha sido transferido para o BCP 12, ainda sem Instalações, foi um daqueles momentos que não se esquecem.

Foto 9 passagem de ano de 1966 no BCP12

-31/12/67, estava no BCP 12 em Bissalanca outra vez no ambiente militar, já com melhores instalações, mas já sabia que tinha uma filha com um mês de idade.

-31/12/68, estava no RCP em Tancos, morava na Atalaia onde passei com a família.

-31/12/69, estava na Guiné BCP 12, tinha passado por Mansabá, Teixeira Pinto, Bafatá, Galomaro, e Dulombi, participado em muitas operações, mas o que me deu mais gozo fazer foi saltar de pára-quedas, passei na minha casa em Bissau e não quis esperar pela Meia-noite, fiz a passagem às 22 horas.

Foto 10 Entrando para o Dakota para mais um salto 1969

-31/12/70, estava em Nacala no BCP 32 estava destacado em Nampula a fazer segurança aos aviões Civis ao serviço dos Militares, tinha passado pelo Guilege na Guiné, tinha participado na Operação “Nó Górdio em Cabo Delgado passei numa Pensão em Nampula com a companhia da família.


Foto 11 Nacala 1970, eu a minha filha e o cão.

Foto 12 foi neste ou noutro igual que fiz segurança em vários voos partindo de Nampula

-31/12/71, passada em casa no Entroncamento, estava no RCP em Tancos

-31/12/72, foi passada num buraco em Cadique Região do Cantanhez Guiné.

-31/12/73, depois de ter neste ano passado pelos infernos de Guidage e Gadamael Porto, foi passada na minha casa em Bissau, mais uma vez adiantei o relógio duas horas.

Desde então não há grande história, a não ser em 2002 que estava a arder em febre com uma pneumonia.

Sempre que possível como uns camarões fritos ou grelhados, regados com champanhe, depois vou para a cama, preciso é de sossego e nada melhor que na nossa casa, quem gosta de perder uma noitada e se enfrascar, isso é lá com eles.

Hoje, 31/12/2010 vou estar só com a minha Maria com a companhia do camarão e do champanhe sem alaridos, para mim é mais uma transição de um ano para outro.

Faço votos para que o novo ano pelo menos não vos seja pior do este que hoje termina, no que toca a saúde que seja muito melhor, façam por ser felizes.

Já agora, escrevam qualquer coisinha para o nosso Blogue.

Saudações Aeronáuticas

A. Dâmaso

VB: Olá Dâmaso.
Espero que tenhas entrado no Novo Ano de 2011 com muita saúde.
Lamento e apresento as minhas desculpas, pelo facto deste teu voo não ter sido publicado, como era teu desejo, ontem, último dia do ano de 2010,mas a Base esteve fechada e sou hoje reabriu.
Assim passou a ser o primeiro voo recebido nesta unidade no Ano de 2011!
Venham mais.