domingo, 5 de junho de 2011

Voo 2355 O ENCONTRO DE GERAÇÕES DIFERENTES DE PILOTOS






Victor Barata
Esp.Melec/Inst./Av.
Vouzela


Companheiros,
No dia 27 de Maio, em função de um encontro que se ia realizar no sábado seguinte em Canas de Senhorim, distrito de Viseu, tive o grato prazer de receber, primeiro os nossos camaradas Miguel Pessoa(Cor.Pilav.)acompanhado da esposa, a nossa sempre querida Enfª .Giselda, residentes em Lisboa, com quem almocei, e mais para a tarde o João Simão(MMT) e a sua esposa Leonor.
Atendendo a que estávamos de fim de semana de convívio “FAP”,achei oportuno convidá-los a fazer uma visita ao AM 1,em Maceda, de onde me tinha telefonado o Ten.Pil.João Ribeiro, filho do nosso camarada SargºChefe.Ribeiro que esteve na Guiné e Tete-Moçambique.Importa dizer que o João encontrava-se ali com o Allouete III fazendo o serviço alerta de uma semana que ali funciona de (4ª feira/4ªfeira).Depois da respectiva identificação à porta de armas, lá seguimos até ao hangar onde se encontrava estacionada a referida aeronave e os respectivos tripulantes de alerta, o Pil.João,um 1º Sargº.do Exército(!!!)mecânico e 1ºSargº Salvador, tendo o hangar como cenário principal o pólo do museu do Ar onde os cidadãos vão, ou melhor, iam quando completavam os 18 anos de idade.

Legenda: Duas gerações de pilotos, à esqª. O Ten. Pil. João Ribeiro à dirª o Cor.Pilav.Miguel Pessoa.

Foi bonito ver duas gerações de pilotos da Força Aérea, o Miguel, histórico veterano, o João com poucos anos de actividade mas já com história na pilotagem, atente-se ainda na notícia recente do salvamento de umas pessoas que estavam em perigo de vida no norte do País quando se recreavam com uma mota de água.
Interessante a o dialogo que mantiveram onde sobressaiu entre eles uma das características que eu lhes reconheço muito bem, HUMILDADE! Se era visível a integral atenção que o João dava à presença e ás palavras do Miguel, também não passou despercebida a reciprocidade deste em relação ás palavras pausadas e inteligentes daquele que tão bem dignifica a classe de pilotos da nossa FAP.
É por estas e por outras iguais que somos…ESPECIAIS!

Legenda: O Cor.Pilav. Miguel Pessoa junto ao T-37, aeronaves que iniciou a vida da celebre Esquadrilha “Asas de Portugal” da qual foi seu comandante