terça-feira, 7 de junho de 2011

Voo 2360 10 DE JUNHO.


XVIII Encontro Nacional de Combatentes 2011

A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes 2010 tem o prazer de convidar V. Exa, família e círculo de amigos a participarem nas comemorações do Dia de Portugal e na homenagem à memória de todos quantos, ao longo da nossa história, chamados um dia a Servir, tombaram no campo da honra, em qualquer época ou ponto do globo.

As cerimónias decorrerão na Igreja dos Jerónimos e junto ao Monumento aos Combatentes, em Belém, Lisboa, e serão marcadas pelo espírito de fraternidade lusófona e pela elevação e dignidade do único propósito que as enforma, que é celebrar a Pátria e honrar os seus combatentes.

O Presidente da Comissão
José Armando Vizela Cardoso Tenente-General






PROGRAMA


IGREJA DOS JERÓNIMOS
10h15 - Missa por intenção de Portugal e de sufrágio pelos que tombaram pela Pátria


MONUMENTO AOS COMBATENTES DO ULTRAMAR

· 11H30 - Concentração junto ao Monumento;

· 12H00 - Abertura pelo Presidente da Comissão;

· 12H03 - Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana);

· 12H11 - Evocação dos elementos da PSP mortos ao serviço de Portugal;

· 12H15 - Discurso de homenagem aos combatentes;

· 12H25 - Homenagem aos mortos e deposição de flores;

· 12H45 - Hino Nacional (salva protocolar por navio da Marinha);

· 12H50 - Passagem de aeronaves da Força Aérea;

· 12H55 - Passagem final pelas lápides;

· 13H15 - Salto de para-quedistas do Exercito;

· 13H20 - Almoço-convívio.


OBJECTIVOS DAS CERIMÓNIAS

0 Encontro Nacional de Combatentes de 2011 tem por objectivos reunir, no DIA DE PORTUGAL, o maior número de Portugueses de qualquer idade, credo, raça ou ideologia política que, amantes da sua Pátria, queiram celebrar Portugal e prestar homenagem, sem deixar esquecer, quantos, ao longo da nossa História, chamados um dia a Servir, tombaram no campo da honra em qualquer época ou ponto do globo.

Lembrando a galeria de todos os heróis e da obra grandiosa por eles desenvolvida ao longo dos séculos, certos estamos de que a família Portuguesa terá razões para aumentar a sua auto-estima e dinamizar-se para o futuro.

DIA 9 DE JUNHO - CONFERÊNCIA - "A Presença de Portugal em África"


A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes 2011, em colaboração com a Revista Militar e a Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, promove uma conferência subordinada ao tema em epígrafe que decorrerá durante o dia 9 de Junho no Anfiteatro 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A Comissão tem a honra de convidar todos os interessados a estarem presentes nessa sessão pública que terá o seguinte programa:

· 10H00 - Sessão de Abertura, presidida pelo Prof. Dr. Adriano Moreira.

· 10H45 - 1.º Painel - A estratégia de ocupação e o encontro civilizacional. Moderador - Almirante Vieira Matias

· Tema 1 - Linhas de força da ocupação de posições em Africa pelos portugueses, na perspectiva estratégica e do desenvolvimento económico e humano, desde o século XVI até ao fim da década de cinquenta do século XX. (Prof. Dr. Rui Ramos)

· 11H30 - Tema 2 - Elementos históricos sobre as migrações africanas no Ultramar Português. (Prof. Dr. José Carlos de Oliveira)

· 12H10 - Tema 3 - Exemplos de interacção cultural entre os portugueses e outros povos em África. Encontros civilizacionais. (Prof. Dr. João Baptista Pereira Neto)


Debate

· 13H10 - Intervalo

· 14H30 - 2.° Painel - A evolução da situação desde as vésperas do século XX. Moderador - Tenente-General Jesus Bispo

· 15H10 - Tema 4 - Alterações nas condições de segurança no Ultramar Português na sequência do Congresso de Berlim de 1884/5. (TCor. João Brandão Ferreira)

· 15H45 - Tema 5 - Evolução da posição da comunidade internacional quanto às idéias de colonização e de descolonização. Posição do regime português. (Prof. Dr. Jaime Nogueira Pinto)

· 15H50 - Intervalo

· 16H00 - Tema 6 - Processo de decisão política nacional para o início das operações militares em África no ano de 1961. (Prof. Dr. António José Telo)


Debate Conclusões

17H00
- Encerramento