domingo, 19 de junho de 2011

Voo 2378 "QUEM VAI À GUERRA"






João Carlos Silva
Esp. MMA, BA-6
Sobreda





Companheiros,

Após ter lido alguns artigos e convites para assistir ao documentário "Quem vai à Guerra" de Marta Pessoa, no dia 18 de Junho tive finalmente a oportunidade de assitir aqui em Lisboa com a minha esposa. Gostámos, gostámos muito. Os meus conhecimentos de cinema não me permitem fazer qualquer comentário outro que não seja a minha própria sensibilidade e gosto pessoal, alicerçados na importância que dou a este assunto e apenas posso dizer que gostámos muito.
É que não foram só os Combatentes que foram à Guerra, foram também as suas Mães, os seus Pais, as suas Irmãs, os seus Irmãos, os seus Avós, as suas Mulheres, as suas Namoradas, as suas Filhas, os seus Filhos, as suas Amigas e os seus Amigos, enfim, as famílias. Neste caso, a visão Feminina e as diferentes formas como estiveram envolvidas. Muito bem representadas as nossa queridas Enfermeiras Pára-Quedistas.
À entrada tive a oportunidade de conversar um pouco com o nosso camarada "Jorginho da Viola" que estava a sair com a esposa da sessão anterior.
O documentário estreou no dia 16 de Junho em Lisboa, Aveiro e Porto, e creio que estará em exibição mais tempo consoante as audiências que for tendo. Se tiverem oportunidade, aconselho a que não percam.
Aqui vos deixo algumas linhas retiradas do site www.c7nema.net , assim como ligação para entrevista com a realizadora Marta Pessoa e para o trailer oficial.
"Depois de ter passado pelo IndieLisboa'11, estreou no passado dia 16 de Junho nas salas portuguesas o documentário «Quem Vai à Guerra». A realizadora, Marta Pessoa, falou com o c7nema sobre esta obra e contou-nos um pouco mais sobre a experiência gratificante em aprofundar algumas histórias menos conhecidas de Portugal nos tempos da Guerra Colonial, pois houve quem fosse à Guerra, mas houve também que cá ficasse. Este é um trabalho de fundo sobre o papel das mulheres durante a Guerra Colonial."
Artigo retirado do site www.c7nema.net

http://www.c7nema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=5699%3Agrande-entrevista-a-marta-pessoa-responsavel-por-lquem-vai-a-guerrar

Trailer Oficial:


Saudações Especiais,

João Carlos Silva