Fernando Moutinho
Cap.Pil.Esqª 21
Alhandra
Com excepção do Cap. Rangel de Lima, na altura, Comandante do Grupo Aéreo da Ota e Comandante da Formação acidentada, todos os outros pilotos eram da Esquadra 21.
O acidente ocorreu a 1 de Julho de 1955 no Dia da Força Aérea, cujo Programa constava o sobrevoo de algumas localidades
Como já disse antes, eu e mais 3 pilotos da mesma Esquadra, tínhamos ido para Furstenfeldbruck a 28 de Junho onde fomos surpreendidos por essa infausta notícia que nos chocou particularmente - éramos colegas na mesma Esquadra...
Após o regresso tentamos saber alguns pormenores do acidente...
Julga-se que foi por erro de cálculo.
O tempo, na generalidade, estava aceitável mas havia camadas de nuvens baixas que dificultavam a manobra a baixa altitude. Não esqueçamos que era uma formação de 12 aviões.
Após sobrevoar Coimbra o Comt da Formação iniciou uma subida que levaria a sua formação para cima das nuvens mas como as esquadrilhas voavam em coluna e formação cerrada, a primeira saiu incólume sem se aperceber do desastre e...as outras duas foram dizimadas. Bastaria mais uma dezena de metros acima e todas continuariam...ou um subida um pouco mais acentuada..
Coisas do Destino...
Paz e respeito por todos eles...
Um abraço