Manuel Lema Santos
1ºTen.Reserva Naval
Sintra
Meu Caro Victor Barata,
Já deveria ter-te dado notícias, pelo menos para agradecer a lembrança do convite, mas estive alguns dias fora e ainda não consegui arrumar a casa. Dizer-te que não poderei estar presente ou nada dizer seria a forma mais fácil de encerrar o assunto mas não é meu timbre.
Tu e os Especialistas da BA12 têm sido permanentemente amáveis comigo na Tertúlia onde me consideram um par, eventualmente sem contrapartidas de vulto que o justifiquem. Perdão, estou a esquecer a amizade que transporta antigos Camaradas de armas, ainda que não do mesmo Ramo, a memórias de um passado recente com factos e vivências marcantes.
Legenda: Foto aérea da Base Aérea nº6.
Também aproveito para sublinhar que a base aérea do Montijo tem para mim um significado especial já que fui, de Agosto de 1968 a Maio de 1970, ajudante de ordens do VAlm Francisco Ferrer Caeiro, da aviação naval e o último Comandante do Ramo daquela base aérea. Assumindo o cargo em 10OUT58 deixou de o exercer em 31DEZ58 por "regressar à Armada e não desejar transitar para o quadro de pilotos aviadores".
Tenho algumas gratas recordações e registos da altura, a propósito de uma visita de uma força aeronaval brasileira que vão desde a descolagem em formação e aterragem em porta-aviões, no conhecido "Minas Gerais", até à navegação de Faro para Lisboa a bordo daquela mini base aérea.
Não me é possível estar presente mas deixo, para todos, votos de "certamente mais um" excelente convívio e um abraço fraterno e amigo do,
Manuel Lema Santos
VB: Caro Companheiro Lema Santos, antes de mais os nossos agradecimentos pela tua simpática consideração por mim e pelos Especialistas da BA 12.
Depois de nos teres respondido ao convite, fazendo jus ao teu estatuto de tertuliano e respeito pelo colectivo que tem a honra pertencer a esta Tertúlia. É uma atitude que dignifica quem a pratica, outros deveriam seguir este exemplo mas, enfim...
São muito poucos, felizmente, aqueles que ainda nos continuam a olhar por cima, como à 40 anos atrás, continuam a ser adeptos do elitismo desprezando a humildade daqueles que os ajudaram a viver nessa época.
Orgulhamo-nos de HOMENS E MULHERES como, tu integrarem esta família.
É por isso que FOMOS,SOMOS E SEREMOS, SEMPRE ESPECIAIS!