Antes de mais as nossas desculpas pelo facto de só agora nos ter sido possível dar a merecida relevância ao nosso 2º Encontro da Tertúlia “LINHA DA FRENTE”,mas, como anteriormente já o justificamos, o desaparecimento dos nossos camaradas Piedade Gouveia e António Carvalho numa semana, deixou-nos com os comandos bloqueados não permitindo efectuar os voos que gostaríamos de ter efectuado.
Tínhamos uma missão, de algum risco, para o dia 3 de Setembro, cujo o objectivo era ocupar a Base Aérea nº 6,no Montijo, para ai comemorar-mos o 2º aniversário da nossa Esqª.”LINHA DA FRENTE”.
Depois dos diversos “briefings” entre comando e os diversos operacionais desta unidade durante quinze dias, para que a missão fosse bem sucedida como foi bem sucedida, no referido dia de manhã, bem cedo, começamos a descolar dos AM onde estávamos estacionados para atingir o objectivo com o êxito operacional que esta unidade é eximia.
Eram cerca de 9:30h da manhã quando se fez à pista o nosso primeiro “aviador”,seguindo-se de imediato, em formação, muitos mais. Começava a ter êxito a missão,que sobre a batuta do Com.João Carlos (lamentavelmente o Com.Victor Barata foi dos últimos a chegar!...)recebiam as devidas instruções para se manterem em standbay.
Já com Com.Victor Barata na placa,depois de justificar o atraso, iniciam-se as conversações com o Ten.Cor.Pilav.Pinto,Com. GO 61 que mais não fez que render-se à humilde experiência destes velhos e barrigudos “AVIADORES”!
Assim começamos a “ocupar” as instalações.
Assim, progressivamente, fomo-nos ocupando das diversas instalações previamente agendadas na nossa missão.
Esqª.751! (PUMAS)
Uma esquadra altamente operacional!
Aqui o Cap.Pilav. João Correia,vendo que íamos acompanhados do Ten.Cor.Pilav Pinto,não ofereceu “resistência” facultou-nos até a sala de briefing para continuarmos a missão.
Não menos importante foi a colaboração do nosso Zé Especial Luis,de imediato se colocou à nossa disposição para não só dispormos do software da esquadra para passarmos um pequeno slideshow que levamos sobre a missão, como se colocou á nossa disposição com os seus conhecimentos de informática.
A missão estava a correr tão bem, que ainda houve tempo para o Victor Sotero fazer a entrega de uma lembrança ao Com.Victor Barata. Mudam-se os tempos…as missões são facilitadas!
O que se seguia carecia de prévias cautelas, entrada nos hangares desta esqª.e “ocupar” a respectiva aeronave, o helicóptero Merlin EH 101!
Mas antes tínhamos que ultrapassar um obstáculo de alto risco, passar em frente ao edifício do comando! Embora este obstáculo estivesse contemplado, não era fácil ultrapassá-lo!Ninguém mais capacitado para o fazer que o Miguel Pessoa que com a sua habitual rápida estratega resolveu o assunto. Mais uma vez a nossa elevada capacidade de intervenção nestas situações veio ao de cima colmatado com o convite do próprio Ten.Cor.Pilav.Pinto para visitar-mos o edifício!
Não fossemos nós operacionais da “LINHA DA FRENTE” .
Aqui deparamos com esculturas alusivas à FAP, obviamente, lindíssimas.
Bom, agora sim, estava chegado o primeiro momento mais delicado e desejado da nossa operação. A aproximação à aeronave!
Facílimo!
Fruto da empatia criada entre comandantes á porta de armas, esta operação simpelificou-se,tornou-se mais fácil e então, uns atrás dos outros, ,lá nos dirigimos EH 101.
Aqui, também já o Cap.Pilav. João Correia, que já nos tinha recebido na sala de briefing da Esqª. e sabedor do objectivo que tínhamos para cumprir, instrui o seu pessoal para colaborar, não valia a pena fazer nada em contrário, tal era a nossa força!
Pois caros Companheiro, como a missão estava a ser tão facilitada e já tínhamos mais de metade da mesma realizada, resolvemos ir almoçar e convidar os militares que nos acompanhavam.
O facilitismo muitas vezes é a derrota!
Repentinamente o Com.João Carlos alerta o seu camarada Com.Victor Barata para o facto de que ainda nos falta tomara Esqª 502!(Elefantes)
Sem fazer alarido do seu grave lapso, não sabemos o que falaram estes nossos Comandantes, o que sabemos é que continuamos a caminhada para o almoço e quando chegamos ao edifício onde mesmo ia ser servido, já o Com.da Esqª 502,Ten.Cor.Pilav.Diná Azevedo estava sobre as nossas ordens. OPERACIONALIDADE!
Aqui estava tudo sobre nosso controlo á muito tempo, graças á prévia colaboração do Sargº.Aj.Reis.
Bom, este período do almoço foi o acto tão célere que não nos permitimos “brincar” com tal situação vivida.
Foi assim:
Depois de servida a refeição e antes de se cortar o bolo de aniversário, o nosso companheiro Manuel Pais, a quem previamente pedimos o favor de coordenar o programa social que iria decorrer neste período, fez esta intervenção:
Exmº Senhor Representante do Comandante da B.A.6 Ten.Cor.Pilav.Pinto
Exmºs Senhoras e Senhores Militares presentes
Amigos e companheiros Tertulianos da Linha da Frente
Senhor Comandante, estamos em nossa Casa.
Tal só é possível pelos esforços e diligências de Vossa Excelência e com o alto patrocínio de Sua Excelência o CEMFA Senhor General José Pinheiro e de todos os militares, desta unidade, envolvidos neste evento.
O NOSSO MUITO OBRIGADO POR NOS TER RECEBIDO.
Mais do que juntar um grupo de Amigos a criação do Blog da BA12, quis ir mais longe. Reviver na PRIMEIRA PESSOA os tempos passados, as amizades feitas e episódios no teatro de guerra divulgando-a para que não caia no esquecimento e sirva para memória futura.
A paixão, o reconhecimento e a grandeza moral por quem passou pela Escola da Força Aérea Portuguesa , levou a que os mentores desta tertúlia VICTOR BARATA;JOÃO CARLOS SILVA;AUGUSTO FERREIRA E JORGE MENDES não se poupem a esforços para nos honrar com um local de visita credenciado e referenciado. PARA ELES OS NOSSOS PARABÉNS.
Todos os nossos TERTULIANOS são ilustres. A vida levou-nos por esse mundo fora nas mais diversas ocupações profissionais, contudo não podemos deixar de realçar o Tertuliano Miguel Pessoa antigo Comandante desta Unidade cujo vasto curriculum só em livro se poderá contar.
Foi o primeiro piloto a ser abatido por um míssil e perdeu a aeronave, mas ganhou a companhia de toda a sua vida a Tertuliana Giselda.
Por outro lado o Tertuliano Fernando Moutinho veterano piloto onde na génese da esquadra 201- FALCÕES e sob o lema “guerra ou paz tanto nos faz “ não dá estrita conta do TEMPO que Deus nos pede.
Mas é preciso dar conta a Deus do TEMPO
Mas quem gastou sem conta tanto TEMPO
Como dará sem TEMPO, tanta conta?
Para fazer a TEMPO a minha conta
Dado me foi dado por conta tanto TEMPO
Mas não cuidei da conta, e foi-se o TEMPO
Eis-me agora sem TEMPO, e sem conta
Ó vós que tendes TEMPO sem ter conta,
Não o gastais sem conta em passatempo
Cuidai enquanto é TEMPO em terdes conta
Para poderes dar conta a Deus do TEMPO
…………e assim se passaram quase 50 anos.
Seguiram-se momentos de verdadeira emoção e houve até algumas lágrimas que, desde o canto do olho de alguns ao rolarem pelas faces de outros, tomaram de assalto o momento para dizerem que FOMOS,SOMOS E SEREMOS UMA GRANDE FAMÍLIA!
As fotos que se seguem ilustram o momento.
Momento em que o Cor.Pilav.Miguel Pessoa(antigo Comandante desta unidade) faz a entrega ao representante do Comandante da Base,Ten.Cor.Pilav.Pinto, de uma pintura a óleo,cujo o tema é a vista aérea da Base Aérea nº 6
O Ten.Cor.Pilav.Pinto,em nome do Comando da Base,faz a entrega ao Victor Barata do Brazão da Unidade.
Momento alto neste encontro,emocionante,foi aquele em que o Cap.Pil.Av.Fernando Moutinho faz a entrega de um quadro a óleo,cujo tema é a foto da aeronave CASA-C 295 em voo,á Ten.Cor,Pilav.Diná Azevedo,Com.da Esqª 502.
Duas gerações de pilotos da nossa FAP,com a particularidade de Diná ser a primeira mulher na história da nossa FAP,a comandar uma Esqª.de voo.
O discurso de agradecimento do Ten.Cor.Pilav.Pinto.
Aqui é suposto pensar que o nosso Com.Victor Barata estava a proferir o seu discurso de agradecimento pela receptividade recebida na visita,mas a emoção superou as palavras que tinha para dizer...a culpa é...nossa!
O bolo de aniversário gentilmente oferecido pela messe que nos serviu uma óptima refeição.
Momento em que é cortado o bolo,ladeada pelos dois elementos do comando presentes,João Carlos e Victor Barata,a nossa querida amiga Giselda Pessoa encarrega-se de tão nobre tarefa.
Bom, já com as emoções mais calmas e com a unidade sob controle, partimos ao encontro daquele que iria ser o último objectivo desta missão: Tomar a Esq 502!
Já tinha acontecido isso à hora de almoço!
Valendo-me da situação da Ten.Cor.Pilav. Diná Azevedo, ser minha conterrânea, a situação tornou-se mais fácil, chegando ao extremo de nos brindar com um café e um digestivo no bar da Esqª! Momento alto e bonito para nós e, porque não dizê-lo sem vaidade, para a Esqª 502.
Atenção, a aeronave ainda não estava nas nossas mãos!?...
Mas foi muito fácil, já na placa junto a esta moderníssima máquina voadora CASA C-295,tendo a seu lado o velhinho HERCULES C-130,sentimo-nos com
a MISSÃO CUMPRIDA!
Á nossa boa maneira beirã
BEM-HAJA!
CAMARADAS.
Já tinha acontecido isso à hora de almoço!
Valendo-me da situação da Ten.Cor.Pilav. Diná Azevedo, ser minha conterrânea, a situação tornou-se mais fácil, chegando ao extremo de nos brindar com um café e um digestivo no bar da Esqª! Momento alto e bonito para nós e, porque não dizê-lo sem vaidade, para a Esqª 502.
Atenção, a aeronave ainda não estava nas nossas mãos!?...
Mas foi muito fácil, já na placa junto a esta moderníssima máquina voadora CASA C-295,tendo a seu lado o velhinho HERCULES C-130,sentimo-nos com
a MISSÃO CUMPRIDA!
Á nossa boa maneira beirã
BEM-HAJA!
CAMARADAS.
Nota: Embora por motivo de férias do Emº.Sr. Comandante Rui Elvas e motivos particulares do Sr Cap.Pilav. Oliveira não pudessem estar presentes, não queremos deixar de agradecer toda a colaboração dispensada