Antes de mais as nossas desculpas pelo facto de só agora nos ter sido possível dar a merecida relevância ao nosso 2º Encontro da Tertúlia “LINHA DA FRENTE”,mas, como anteriormente já o justificamos, o desaparecimento dos nossos camaradas Piedade Gouveia e António Carvalho numa semana, deixou-nos com os comandos bloqueados não permitindo efectuar os voos que gostaríamos de ter efectuado.
Tínhamos uma missão, de algum risco, para o dia 3 de Setembro, cujo o objectivo era ocupar a Base Aérea nº 6,no Montijo, para ai comemorar-mos o 2º aniversário da nossa Esqª.”LINHA DA FRENTE”.
Depois dos diversos “briefings” entre comando e os diversos operacionais desta unidade durante quinze dias, para que a missão fosse bem sucedida como foi bem sucedida, no referido dia de manhã, bem cedo, começamos a descolar dos AM onde estávamos estacionados para atingir o objectivo com o êxito operacional que esta unidade é eximia.
Eram cerca de 9:30h da manhã quando se fez à pista o nosso primeiro “aviador”,seguindo-se de imediato, em formação, muitos mais. Começava a ter êxito a missão,que sobre a batuta do Com.João Carlos (lamentavelmente o Com.Victor Barata foi dos últimos a chegar!...)recebiam as devidas instruções para se manterem em standbay.
Já com Com.Victor Barata na placa,depois de justificar o atraso, iniciam-se as conversações com o Ten.Cor.Pilav.Pinto,Com. GO 61 que mais não fez que render-se à humilde experiência destes velhos e barrigudos “AVIADORES”!
Assim começamos a “ocupar” as instalações.
Esqª.751! (PUMAS)
Uma esquadra altamente operacional!
Aqui o Cap.Pilav. João Correia,vendo que íamos acompanhados do Ten.Cor.Pilav Pinto,não ofereceu “resistência” facultou-nos até a sala de briefing para continuarmos a missão.
Não menos importante foi a colaboração do nosso Zé Especial Luis,de imediato se colocou à nossa disposição para não só dispormos do software da esquadra para passarmos um pequeno slideshow que levamos sobre a missão, como se colocou á nossa disposição com os seus conhecimentos de informática.
Mas antes tínhamos que ultrapassar um obstáculo de alto risco, passar em frente ao edifício do comando! Embora este obstáculo estivesse contemplado, não era fácil ultrapassá-lo!Ninguém mais capacitado para o fazer que o Miguel Pessoa que com a sua habitual rápida estratega resolveu o assunto. Mais uma vez a nossa elevada capacidade de intervenção nestas situações veio ao de cima colmatado com o convite do próprio Ten.Cor.Pilav.Pinto para visitar-mos o edifício!
Não fossemos nós operacionais da “LINHA DA FRENTE” .
Facílimo!
Fruto da empatia criada entre comandantes á porta de armas, esta operação simpelificou-se,tornou-se mais fácil e então, uns atrás dos outros, ,lá nos dirigimos EH 101.
O facilitismo muitas vezes é a derrota!
Repentinamente o Com.João Carlos alerta o seu camarada Com.Victor Barata para o facto de que ainda nos falta tomara Esqª 502!(Elefantes)
Sem fazer alarido do seu grave lapso, não sabemos o que falaram estes nossos Comandantes, o que sabemos é que continuamos a caminhada para o almoço e quando chegamos ao edifício onde mesmo ia ser servido, já o Com.da Esqª 502,Ten.Cor.Pilav.Diná Azevedo estava sobre as nossas ordens. OPERACIONALIDADE!
Aqui estava tudo sobre nosso controlo á muito tempo, graças á prévia colaboração do Sargº.Aj.Reis.
Bom, este período do almoço foi o acto tão célere que não nos permitimos “brincar” com tal situação vivida.
Foi assim:
Depois de servida a refeição e antes de se cortar o bolo de aniversário, o nosso companheiro Manuel Pais, a quem previamente pedimos o favor de coordenar o programa social que iria decorrer neste período, fez esta intervenção:
Exmº Senhor Representante do Comandante da B.A.6 Ten.Cor.Pilav.Pinto
Exmºs Senhoras e Senhores Militares presentes
Amigos e companheiros Tertulianos da Linha da Frente
Senhor Comandante, estamos em nossa Casa.
Tal só é possível pelos esforços e diligências de Vossa Excelência e com o alto patrocínio de Sua Excelência o CEMFA Senhor General José Pinheiro e de todos os militares, desta unidade, envolvidos neste evento.
O NOSSO MUITO OBRIGADO POR NOS TER RECEBIDO.
Mais do que juntar um grupo de Amigos a criação do Blog da BA12, quis ir mais longe. Reviver na PRIMEIRA PESSOA os tempos passados, as amizades feitas e episódios no teatro de guerra divulgando-a para que não caia no esquecimento e sirva para memória futura.
A paixão, o reconhecimento e a grandeza moral por quem passou pela Escola da Força Aérea Portuguesa , levou a que os mentores desta tertúlia VICTOR BARATA;JOÃO CARLOS SILVA;AUGUSTO FERREIRA E JORGE MENDES não se poupem a esforços para nos honrar com um local de visita credenciado e referenciado. PARA ELES OS NOSSOS PARABÉNS.
Todos os nossos TERTULIANOS são ilustres. A vida levou-nos por esse mundo fora nas mais diversas ocupações profissionais, contudo não podemos deixar de realçar o Tertuliano Miguel Pessoa antigo Comandante desta Unidade cujo vasto curriculum só em livro se poderá contar.
Foi o primeiro piloto a ser abatido por um míssil e perdeu a aeronave, mas ganhou a companhia de toda a sua vida a Tertuliana Giselda.
Por outro lado o Tertuliano Fernando Moutinho veterano piloto onde na génese da esquadra 201- FALCÕES e sob o lema “guerra ou paz tanto nos faz “ não dá estrita conta do TEMPO que Deus nos pede.
Mas é preciso dar conta a Deus do TEMPO
Mas quem gastou sem conta tanto TEMPO
Como dará sem TEMPO, tanta conta?
Para fazer a TEMPO a minha conta
Dado me foi dado por conta tanto TEMPO
Mas não cuidei da conta, e foi-se o TEMPO
Eis-me agora sem TEMPO, e sem conta
Ó vós que tendes TEMPO sem ter conta,
Não o gastais sem conta em passatempo
Cuidai enquanto é TEMPO em terdes conta
Para poderes dar conta a Deus do TEMPO
…………e assim se passaram quase 50 anos.
Seguiram-se momentos de verdadeira emoção e houve até algumas lágrimas que, desde o canto do olho de alguns ao rolarem pelas faces de outros, tomaram de assalto o momento para dizerem que FOMOS,SOMOS E SEREMOS UMA GRANDE FAMÍLIA!
As fotos que se seguem ilustram o momento.
Momento em que o Cor.Pilav.Miguel Pessoa(antigo Comandante desta unidade) faz a entrega ao representante do Comandante da Base,Ten.Cor.Pilav.Pinto, de uma pintura a óleo,cujo o tema é a vista aérea da Base Aérea nº 6
O Ten.Cor.Pilav.Pinto,em nome do Comando da Base,faz a entrega ao Victor Barata do Brazão da Unidade.
Momento alto neste encontro,emocionante,foi aquele em que o Cap.Pil.Av.Fernando Moutinho faz a entrega de um quadro a óleo,cujo tema é a foto da aeronave CASA-C 295 em voo,á Ten.Cor,Pilav.Diná Azevedo,Com.da Esqª 502.
Duas gerações de pilotos da nossa FAP,com a particularidade de Diná ser a primeira mulher na história da nossa FAP,a comandar uma Esqª.de voo.
O discurso de agradecimento do Ten.Cor.Pilav.Pinto.
Aqui é suposto pensar que o nosso Com.Victor Barata estava a proferir o seu discurso de agradecimento pela receptividade recebida na visita,mas a emoção superou as palavras que tinha para dizer...a culpa é...nossa!
O bolo de aniversário gentilmente oferecido pela messe que nos serviu uma óptima refeição.
Momento em que é cortado o bolo,ladeada pelos dois elementos do comando presentes,João Carlos e Victor Barata,a nossa querida amiga Giselda Pessoa encarrega-se de tão nobre tarefa.
Bom, já com as emoções mais calmas e com a unidade sob controle, partimos ao encontro daquele que iria ser o último objectivo desta missão: Tomar a Esq 502!
Já tinha acontecido isso à hora de almoço!
Valendo-me da situação da Ten.Cor.Pilav. Diná Azevedo, ser minha conterrânea, a situação tornou-se mais fácil, chegando ao extremo de nos brindar com um café e um digestivo no bar da Esqª! Momento alto e bonito para nós e, porque não dizê-lo sem vaidade, para a Esqª 502.
Atenção, a aeronave ainda não estava nas nossas mãos!?...
Mas foi muito fácil, já na placa junto a esta moderníssima máquina voadora CASA C-295,tendo a seu lado o velhinho HERCULES C-130,sentimo-nos com
a MISSÃO CUMPRIDA!
Á nossa boa maneira beirã
BEM-HAJA!
CAMARADAS.
Já tinha acontecido isso à hora de almoço!
Valendo-me da situação da Ten.Cor.Pilav. Diná Azevedo, ser minha conterrânea, a situação tornou-se mais fácil, chegando ao extremo de nos brindar com um café e um digestivo no bar da Esqª! Momento alto e bonito para nós e, porque não dizê-lo sem vaidade, para a Esqª 502.
Atenção, a aeronave ainda não estava nas nossas mãos!?...
Mas foi muito fácil, já na placa junto a esta moderníssima máquina voadora CASA C-295,tendo a seu lado o velhinho HERCULES C-130,sentimo-nos com
a MISSÃO CUMPRIDA!
Á nossa boa maneira beirã
BEM-HAJA!
CAMARADAS.
Nota: Embora por motivo de férias do Emº.Sr. Comandante Rui Elvas e motivos particulares do Sr Cap.Pilav. Oliveira não pudessem estar presentes, não queremos deixar de agradecer toda a colaboração dispensada