terça-feira, 1 de novembro de 2011

Voo 2549 COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO NÚCLEO DE COIMBRA,AEFA.




Augusto Ferreira
2ºSargºMelec/Inst./Av.
Coimbra



Os 25 anos do Núcleo de Coimbra da AEFA
.

Neste ano em que se comemora um quarto de século, sobre a formação do nosso núcleo, resolveu a Direcção levar a efeito algumas actividades, para comemorar esta bonita idade, que nem sempre se atinge nestas associações.
Este sábado dia 29/10 e por sugestão há alguns meses atrás do nosso companheiro Raimundo, com o apoio da nossa Direcção, foi efectuada uma visita guiada ao Centro Histórico da cidade de Coimbra.
E que excelente ideia tiveram.
Combinou-se o encontro ás 10h e 30 à porta do GAAC – Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (junto ao Arco de Almedina). E não foi por acaso aqui, é que tivemos a simpatiquíssima participação deste organismo na pessoa da Srª Drª Ilda Carvalho, que nos acompanhou durante todo o percurso, ministrando-nos uma ambulatória lição de história.
Aproveitámos esse primeiro momento, para lhe oferecer uma lembrança do Núcleo, que agradeceu.
Ali ao lado estava a Torre de Almedina, com o Sr. Fernando Vasconcelos a espreitar-nos ansioso por uma das suas janelas, aguardando a todo o momento a nossa subida, para nos falar aí dos primeiros tempos de Coimbra até aos nossos dias.
Mais uma vez fomos surpreendidos por este Senhor. Um homem com grandes conhecimentos sobre a evolução da cidade, desde o século XII até ao presente, tendo como base uma maqueta que se encontrava no centro da sala, que retratava essa Coimbra ainda muralhada com alguns edifícios já desaparecidos e outros que chegaram até aos nosso dias .
O seu entusiasmo era tal, com as explicações que nos ia fornecendo, que nos conseguiu contagiar até final. Recebeu também do Sr. Presidente uma lembrança do Núcleo.
O tempo estava a passar e a Drª estava a fazer-lhe sinal para concluir, pois tínhamos o Sr. Padre João Evangelista já à nossa espera na Sé Velha.
Quando chegámos à Sé, lá estava ele à porta para simpaticamente nos receber. Desceu as escadas e começou logo aí, a falar-nos dela.
Já no interior o Monsenhor padre João Evangelista tendo sempre como fundo canto Gregoriano, falou-nos apaixonadamente da sua igreja. Da sua idade, da sua construção, dos seus azulejos, telas e sobretudo do trabalho artístico do altar-mor, que nos explicou detalhadamente. O Sr. Presidente do Núcleo Sr. José Gomes também lhe ofereceu uma lembrança.
As 13h já tinham dado na torre e começámos a deslocar-nos, para o restaurante da baixa que nos aguardava.
Foi mais um almoço de grande convívio, com a presença da Dr.ª Ilda Carvalho e o vice-presidente do GAAC.
No final as despedidas, com o compromisso de mantermos no futuro contactos para novas visitas culturais.
Foi um dia inesquecível, pois chegámos à conclusão, que muito pouco sabíamos da História da nossa cidade.



Legenda: Drª.Ilda Carvalho fazendo a palestra alusiva à visita guiada,tendo do seu lado dirº o José Gomes,Pres.do Núcleo,seguido do Raimundo,que foi o 1º Presidente do Núcleo..
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda: Momento em que a Drª.Ilda Carvalho exibe a lembrança oferecida pela direcção do núcleo de Coimbra da AEFA.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda: Sr.Fernando Vasconcelos durante a sua palestra.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda:Dentro da Sé Velha,escutando a palestra do Padre João Evangelista
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda: Tambem tinha que chegar o dia em que eu,Augusto Ferreira,ficasse na fotografia.Nada melhor para o efeito que não fosse durante a refeição.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)


Obrigado Raimundo e Direcção do Núcleo. Vale a pena ser “Zé Especial”.
Grande abraço para o Comandante V. Barata e toda a Linha da Frente.

Augusto Ferreira