
Joaquim Mexia Alves
Alf.Mil.Ranger
Monte Real
Alf.Mil.Ranger
Monte Real
Meu caro Victor
Apresso-me a enviar-te este mail, antes que haja mal-entendidos.1 - Não coloco em causa nada do que o Jorge Mendes escreve, pois ele "copia" um relatório, por isso, se há algum "erro de apreciação", será do relatório e não dele.Mas refiro-me apenas ao nome, que julgo estar trocado, e a achar estranho que se aprecie o António Quintanilha como não tendo «ascendente sobre os seus subordinados».
2 - Escrevo, «também já falecido" o que poderia levar a pensar que o António Quintanilha já tivesse falecido, o que, segundo sei, não é de todo verdade.3 - Quem conheceste Aeródromo Base nº1,Figo Maduro em 1974, foi sem dúvida o Luís Quintanilha, que pertencia, (era comandante), de tripulação dos Boeing 707.Foi um dos maiores amigos que tive na minha vida.Faleceu num acidente trágico perto de Sintra, (iam combater incêndios), com outros dois Pilotos de "mão cheia": O João Carlos David, grande amigo que me franqueou as portas da Base de Luanda, quando já civil, (eu, claro), tive que me "pirar" de Angola, e também julgo que outro Piloto chamado, salvo o erro, Castanheira, que eu penso que não conhecia.Um grande e amigo abraço, para ti e para todos os camarigos da Força Aérea
2 - Escrevo, «também já falecido" o que poderia levar a pensar que o António Quintanilha já tivesse falecido, o que, segundo sei, não é de todo verdade.3 - Quem conheceste Aeródromo Base nº1,Figo Maduro em 1974, foi sem dúvida o Luís Quintanilha, que pertencia, (era comandante), de tripulação dos Boeing 707.Foi um dos maiores amigos que tive na minha vida.Faleceu num acidente trágico perto de Sintra, (iam combater incêndios), com outros dois Pilotos de "mão cheia": O João Carlos David, grande amigo que me franqueou as portas da Base de Luanda, quando já civil, (eu, claro), tive que me "pirar" de Angola, e também julgo que outro Piloto chamado, salvo o erro, Castanheira, que eu penso que não conhecia.Um grande e amigo abraço, para ti e para todos os camarigos da Força Aérea
Joaquim Mexia Alves

Jorge Mendes
2ºSargº.Esp.EABT
Coimbra
Boa noite Víctor:
Quanto ao mail que o Alferes Milº Mexia Alves te enviou, é com toda a disponibilidade que informo do que pretendes.Assim no voo 2000 eu fiz a narrativa do acidente, com base na imprensa da época. Imprensa Moçambicana em que o piloto foi considerado um herói.Como tu sabes estive na BA 10 (quatro anos após o acidente) e muitas vezes ouvia alguns comentários, sobre este acidente e muitas vezes nada abonatórios .Assim, nada como esclarecer.No voo 2561 que de certa forma fez reagir o Alf.Mexia Alves, o que compreendo obviamente, eu transcrevi o inquérito e relatório oficial do acidente.Este relatório faz parte do AHFA ( e sabes bem quem com trabalho e disponibilidade do seu tempo e apenas por grande amizade me consegue esta documentação)Como prova que fiz este trabalho com toda a lisura e verdade junto anexos digitalizados do referido inquérito. Até o nome é como publiquei Carlos António e não António CarlosCaro comandante, tudo o que possa escrever sobre quem quer que seja , nada me move nem a favor nem contra as ditas pessoas.Sempre me pautei pela verdade e aqui baseei-me no inquérito feito pela Força Aérea.Se reparares, não fiz qualquer comentário meu, apenas utilizei as ferramentas de trabalho disponíveis.,..... e salvo prova em contrário acredito nelas.Todos os artigos que escrevi sobre acidentes, sempre se pautaram pela minha transparência e nunca divaguei sobre os factos e as pessoas envolvidas.Foi, e será sempre assim.Gostaria que não ficassem dúvidas. Tenho sempre muito cuidado no que escrevo e normalmente abstenho-me de qualquer comentário da minha autoria.Estive na BA 5 de 1969 a 1971 e conheci os irmãos Quintanilha , mas o meu conhecimento( e só conhecimento) era igual ao de tantos outros, pelo que não tenho opinião formada sobre eles..Não era chegado aos Pilotos, salvo algumas excepções.Amigo, penso que tens elementos, necessários para responderes ao nosso colega tertuliano, Alf.Mil Mexia Alves( penso que filho do grande criador e impulsionador das Termas de Monte Real, nomeadamente do Hotel da Termas
Um abraço
Jorge Mendes
Voo 2000 Acidente do Nord Atlas 6414,na Praia de Sepúlveda,Moçambique.(1) – Jorge Mendes
Voo 2561 Acidente do Nord Atlas 6414,na Praia de Sepúlveda,Moçambique. (2) – Jorge Mendes
Voo 2563 Bom Dia Mexia Alves.Sejas Bem Vindo a esta base. – Mexia Alves
Voo 2561 Acidente do Nord Atlas 6414,na Praia de Sepúlveda,Moçambique. (2) – Jorge Mendes
Voo 2563 Bom Dia Mexia Alves.Sejas Bem Vindo a esta base. – Mexia Alves
VB: Caros Companheiros
Quando um dialogo desta natureza existe entre dois HOMENS que dão pelo nome de Joaquim Mexia Alves e Jorge Mendes, o nosso espaço fica mais enriquecido.
Conheci o Mexia Alves no 2ºencontro da Blog Luís Graça. Pelo facto de ser de Monte Real, associava-o à BA 5… E realmente constatei que este nosso companheiro, que era para ser Piloto, ainda hoje é, e será,”aviador”. Cresceu e viveu no ambiente de algumas gerações de pilotos daquela base, por isso ainda hoje cativa grandes amizades com muitos deles.
Quando um dialogo desta natureza existe entre dois HOMENS que dão pelo nome de Joaquim Mexia Alves e Jorge Mendes, o nosso espaço fica mais enriquecido.
Conheci o Mexia Alves no 2ºencontro da Blog Luís Graça. Pelo facto de ser de Monte Real, associava-o à BA 5… E realmente constatei que este nosso companheiro, que era para ser Piloto, ainda hoje é, e será,”aviador”. Cresceu e viveu no ambiente de algumas gerações de pilotos daquela base, por isso ainda hoje cativa grandes amizades com muitos deles.

Legenda: Na BA 5 em Monte Real, com nosso companheiro Jaime Brandão, preparado para fazer o voo no A7-Corsair.Foto:Mexia Alves (direitos reservados)
O Jorge é meu amigo de infância, desenvolvemo-nos na Casa Branca, (não, não é a que estão a pensar!) em Coimbra. Veio o serviço militar e quis o destino que estivesse-mos os dois na FAP sem saber-mos. Reencontramo-nos passados uns 40 anos!
Foi durante muitos anos sócio e Administrador da Honda em Coimbra. Reformou-se no princípio do ano.
Sou feliz por vos ter como grandes HOMENS e AMIGOS!