Minha querida Camarada Maria Arminda.
Hoje comemoramos o dia do teu aniversário.
Como prenda deixo-te este simples, humilde e significativo texto.
Recordando o tempo que motivou esta nossa relação, a vida militar e a consequente guerra no Ultramar, muitos precisaram e procuraram o teu apoio que sempre foi atendido, muitas vezes em momentos muito difíceis, sobretudo na hora mais aguda, sabias como atenuar a dor daqueles que sofriam com ela.
Ao longo de muitos anos, o teu espírito de “guerrilheira” ficou bem patente através da vezes sem conta em que liquidaste, com as tuas preciosas mãos, aquele arrasador inimigo, que dava pelo nome de morte, restituindo a continuidade na vida a muitos camaradas que hoje dela desfrutam com saúde.
Pois minha querida Maria Arminda, hoje completas mais um aniversário, acredito que poucos desses camaradas se lembrem disso, mas certamente que te não esquecem no seu dia/dia por aquilo que por eles fizeste. Muitas vezes, talvez, se lembrem de ti no seu próprio dia de aniversário, quando contam aos presentes que comemoram esse dia porque “uma enfermeira paraquedista” o salvou…
Como somos um povo de tradições, obviamente que este dia requer que te ofereça um presente. Depois de muito pensar para tentar encontra uma solução para a prenda que gostava de oferecer, achei que o anuncio deste dia, através deste nosso humilde cantinho, a todos os nossos camaradas, seria a ideal.
Minha querida Maria Arminda, em meu nome pessoal e de toda a Tertúlia “LINHA DA FRENTE”,que embora alguns estejam separados por milhares de quilómetros não te esqueçem, enviamos-te um GRANDE abraço e cantaremos os PARABENS A VOCÊ.
Esta grande família FAP sabe bem o que representa a data, e não tenho dúvidas de que haverá um grande coro levando as vozes até teus santos ouvidos, e, ao mesmo tempo atender o teu maior desejo, ou seja ,a Paz, Amor, Fraternidade.
Um dia muito feliz na companhia de todos os que te rodeiam.
Victor Barata