segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Voo 2655 A MINHA HOMENAGEM AO PESSOAL DO SPM.






Fernando Moutinho
Cap.Pil.Av.
Alhandra



Ainda se recordam do "bate estradas"?






Ontem ao ver o Programa da RTP "Mensagens de Natal", veio-me à memória o "bate estradas".
Mensagens de Natal, para além, da finalidade de propaganda, servia para manter elevada a moral da Nação e dos progenitores que aguardavam o regresso de seus filhos.
Mas, o "bate estradas" desempenhou um, papel importantíssimo junto dos nossos militares. Não só pela poupança de alguns escudos mas, pela eficácia que o SPM desempenhou a sua missão.
Nós na Guiné, para além dos voos de rotina para distribuição e recepção de correio, sempre que efectuávamos um voo inopinado, telefonávamos para a Secção da Base do SPM que, de pronto, nos entregavam o que houvesse para esse destino.
E, no regresso lá estavam para receber o correio.
Quem fez esse trabalho recorda, certamente, a alegria e a esperança no rosto dos nossos soldados ao receberem noticias dos seus.
O funcionamento do SPM foi exemplar. Recordo-me de ter recebido um "bate estradas" no dia seguinte a minha mulher me ter escrito. Melhor e mais depressa não haveria como.
Com este escrito pretendo homenagear os "homens" do SPM - Bom trabalho.
Bom Natal.
Um grande abraço
Moutinho

VB: Com o fim da Guerra Colonial, encerra-se um período que marcou profundamente os Portugueses ao longo de treze intermináveis anos.
Em folhas de papel cor pálida, dia a dia, a saudade foi lida e contada. Na intimidade, medo, angústias e promessas de amor foram guardados.
Histórias vivas, que de tão guardadas, permanecem.