quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Voo 2657 A CONSOADA DO AMÉRICO EM ANGOLA.






Américo Dimas
Esp.MARME “Lobo Mau”
Montijo/Angola








A consoada de Natal
Embora já a caminho dos últimos dias do ano de 2011, não quis deixar de trazer aqui esta minha narrativa.
Porque este ano não tive a oportunidade de juntar-me à minha família, em Portugal, no dia de Natal, tive pelo menos a satisfação de ter contribuído para a felicidade de quem muito valoriza os rituais ligados a esta época natalícia.





É tradição, que as famílias angolanas, das mais diversas camadas sociais, se reúnam ao redor da mesa, para festejar a noite de Natal, onde um dos pratos preferidos, é o bacalhau cozido, acompanhado com batatas, cenouras, couves, etc. e temperado com bom azeite português, mantendo assim uma tradição, bem ao nosso jeito, quiçá pela influência de tantos anos da presença portuguesa neste país, já com 36 anos de independência.
Juntam-se avós, pais, filhos, netos, tios, primos e alguns amigos mais chegados, na consoada.
Esta importante refeição, de cariz religioso, tem como um dos seus objectivos, o fortalecimento dos laços familiares, já de si bastante fortes na família angolana.
A sua preparação, é como que um ritual, onde as mulheres têm o papel principal, pois são elas que tratam de todos os procedimentos culinários.
Nas famílias mais modestas, todos quanto podem, participam nas ofertas, uns trazendo o bacalhau, outros as batatas, o azeite, o vinho tinto alentejano, ou de outras regiões de Portugal, bem representados em Angola.
Embora não tendo participado numa destas consoadas, não deixei de contribuir para a “coleta” de um colaborador meu, com algumas postas do famoso bacalhau da Noruega e uma garrafa de azeite virgem português, para sua felicidade, qual “cabaz de Natal”, conceito aliás,  ainda muito enraizado na sociedade angolana, na época natalícia.
Desejo a todos, um bom ano 2012.
Américo Dimas


VB: Bom-Dia “Lobo Mau”!
Esperamos que tenhas passado uma consoada, embora longe da família, com PAZ e SAUDE.
Caro AMIGO, estamos convencidos que até o bacalhau está a perder o seu estatuto de “rei e senhor” na noite de Natal, efectivamente constata-se que muitas das famílias portugueses já vão quebrando esse ritual.
Aproveitamos para te desejar uma boa passagem de ano e que o 2012 seja com muita saúde.