domingo, 8 de janeiro de 2012

Voo 2674 MARIA ARMINDA EM HOMENAGEM À MANUELA FRANÇA.






Maria Arminda
Cap.Enferª.Paraqª.
Setúbal








Amigo Victor.
Só agora me foi possível dizer algo sobre a minha e vossa ex- camarada Mª Manuela Flores França.






MARIA MANUELA FLORES FRANÇA


Entrou na Força Aérea em 1962 para frequentar o 2º Curso de Paraquedismo para enfermeiras. Porém um acidente na instrução que lhe causou uma fractura num membro inferior, fê-la perder o respectivo, curso. Recomeçou desde o princípio o 3º. em 1963, tendo terminado e ingressado como Sargº no "Quadro Equiparado a Sargentos Paraquedistas".

Acompanhei os dois cursos e trabalhámos juntas em vários locais: Hospital da BA4- Terra -Chã, Ilha Terceira Açores, BA Nº 12 Guiné e ,Moçambique (ex Lourenço Marques e Nampula).

Desempenhou também serviço em Angola. Passou pelas três frentes da Guerra, tendo feito inúmeras missões nas (Bases de Operações) e evacuações nos ex territórios Ultramarinos e destes para a Metrópole e em maior número na Guiné. Ela fora uma das quatro enfermeiras  destacadas para acompanhar por terra e no âmbito da sua especialidade (enfermagem), a deslocação das populações de um local (Tabanca) para outra.

Foi a primeira de um número reduzido de enfermeiras paraquedistas, que fizeram a "Queda Livre, Abertura Manual ".








Era uma excelente profissional, boa colega e amiga. Pela sua maneira de ser e estar na vida com grande força, dinamismo e alegria dispunha bem os que com ela conviviam.
Finda a "Guerra", foi colocada no Hospital da F.Aérea (Base do Lumiar), onde passou por vários Serviços, especialmente pelo Bloco Operatório.
Por certo muito mais haveria por dizer da nossa camarada, sobretudo pelas que mais de perto, a acompanharam nos últimos anos.
Com o seu falecimento, vai ficando mais pobre o "Grupo das Enfermeiras Paraquedistas". Mais uma que não desceu, mas subiu ao Céu.
Que descanse em paz.
A Manuela partiu e deixou de estar fisicamente entre nós , mas ficará  na memória e nos corações dos seus familiares,  camaradas e amigos.

Mª Arminda Santos
Enfª Paraquedista