segunda-feira, 2 de abril de 2012

Voo 2797 Á NOVA DIRECÇÃO NACIONAL DA AEFA.









O ESPECIALISTA

Jovem motivado, altamente especializado, irreverente, audaz, sempre pronto para qualquer missão. Adulto maduro, potenciando a especialização, os ensinamentos, a “escola” obtida na universidade FAP, inserido na sociedade e contribuindo para a mesma, procurando e exercendo as amizades e camaradagens vividas e agora revividas.
Sénior usufruindo da sua reforma e exaltando o passado, a história, sua e dos seus camaradas Especialistas.
A alguns de nós, infelizmente, a vida não lhes permitiu viver estas etapas, a outros por dificuldades da vida ou opção pessoal aqui não se revêem. No entanto, todos Especialistas que fomos, somos e seremos.
Recentemente e nesta altura do ano, os encontros começam a ser férteis, por isso é possível perceber o Especialista mais antigo que conviveu com o rescaldo da Aviação Naval, o Especialista que refere as odisseias vividas atrás de um canhão num Allouette III e que se refere hoje, por exemplo, ao sr. General X como o “meu piloto”, até ao jovem Especialista no cumprimento da sua missão numa qualquer unidade e por vezes alvo da prepotência dos seus superiores e que não tem ideia da dimensão e história da classe dos Especialistas a que pertence por direito próprio, graças à sua vontade e esforço, que não tem ideia da força outrora existente e da estima, apreço e reconhecimento que a restante organização FAP ao Especialista atribuía e, certamente, ainda hoje atribui, só que às vezes não se lembra.
A continuação desta força, deste reconhecimento, de geração em geração está intimamente dependente da existência de uma união, de um grupo forte, de um passar de testemunho e a humildade para o receber, potenciar e desenvolver. Isto cabe a todos os Especialistas desde os que individualmente ou inseridos nos mais diversos grupos, aos inseridos no grupo que deve ser o “maior” de todos, o agregador, onde todos se deveriam juntar e rever. Referimo-nos naturalmente à AEFA, Associação de Especialistas da Força Aérea.
Finalmente temos regularizada a situação da Direcção Nacional.
Depois de alguns meses de instabilidade,  foram levadas a cabo as esperadas eleições, que se realizaram ontem dia 31 de Março na sua sede no PORTO.
Apresentou-se uma única lista  a sufrágio com o lema “ AEFA com futuro”.
Depois do que aconteceu num passado recente, muito se espera desta nova equipa,  atendendo à carga histórica que a nossa Associação acarreta.
Ela precisa de ser renovada, no que respeita ao seu funcionamento interno, à  sua relação com todos os Núcleos e na procura de consensualidades, que satisfaçam todos os que pretendem uma associação renovada e aglutinadora, tendo sempre como base os princípios dos seus fundadores.
Desejamos aos recém-empossados corpos sociais a arte, o engenho e a sorte de poder cumprir, no principio do respeito e das boas normas éticas, a missão do Especialista de ontem, de hoje e de amanhã.
Todos esperamos, que as referidas Linhas de actuação, do projecto “AEFA com futuro” se concretizem, para pacificação da Associação e reforço do “Espírito Especialista”.


02.04.2012
  

 Augusto Ferreira
João Carlos Silva
Jorge Mendes
Mário Aguiar
Victor Barata