domingo, 15 de abril de 2012

Voo 2822 O MEU REENCONTRO COM O LADEIRAS.




Victor Barata
Esp.Melec/Inst./Av.
Vouzela





Companheiros,
É habitual em mim, sempre que a minha actividade profissional  o permite, estar presente ás 5ªs.feiras em Lisboa para jantar no AM 52,no Aeroporto de Lisboa, Figo Maduro,com o Pardal,Jorginho da Viola,Borges,Noé,Pilão, Ticas, Dionísio, Xipi, Amílcar Godinho.João Carlos Silva.
Perguntaram muitos de vós:
AM 52… no Aeroporto de Lisboa?!...
Este gajo não deve estar bom da cabeça!
Bom, então vamos ao desenvolvimento do “misterioso AM52”.
O Pardal, nosso Companheiro MMA, que esteve em Moçambique  no referido AM, tem as suas instalações profissionais situadas mesmo juntinho à cabeceira da 21 da Portela.
Este local tem diversas particularidades. Estamos no nosso mundo, os aviões!
Não imaginam o que é estarmos ali reunidos e sentir as constantes descolagens ,no sentido 03/21, ou  aterragens 21/03, em que na primeira situação entra pelas janelas dentro o saudoso “perfume” do combustível queimado ou, na segunda, o cheiro da borracha dos pneus.
Para ali levamos os ingredientes e condimentos para preparar a refeição que de seguida saboreamos em plena camaradagem.
Mas para além de tudo isto possui uma particularidade muito importante que é a componente humana. É de facto muitas vezes emocionante o que se recorda, que se fala e quem se junta para o compartilhar e reviver um passado recente.
No dia 12 estivemos presentes cerca de uns 30,desde o cabo ao general, todos convivemos dentro a educação normal que é exigida ao ser humano.
Embora, como disse, o espaço seja designado por AM 52,nem por isso deixa de ter outros companheiros que, como eu não estiveram em Moçambique mas sim na Guiné,o importante é de facto, a camaradagem cativada ao longo de muitos anos por esta GRANDE FAMÍLIA ESPECIAL manter-se intacta. 




Legenda: Eu e o Ladeiras no nosso reencontro no AM 52 metropolitano.
Foto: Mário Aguiar (direitos reservados)


Pois nesse dia tive  privilégio de encontrar um Companheiro de quem nunca mais sobe o paradeiro depois de vir da Guiné, em 1973. É sempre emotivo este tipo de encontro, como foi este entre mim e o Ladeiras, antigo Fur.Pil. de Helicópteros da BA 12,em Bissalanca.
Como devem calcular, foi um recordar de situações e pessoas.
O Ladeiras está periodicamente em Angola, é inspector do INAC.
Prometeu começar a voar para a nossa Base, por isso vamos aguardar a sua aterragem.
Um abraço.
Victor Barata