quarta-feira, 25 de abril de 2012

Voo 2846 Cerimónia assinala 90 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.




Aniversário Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul





Teve lugar no dia 23 de abril, em Belém, uma cerimónia que assinalou o 90º Aniversário daquela que seria a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, protagonizada por dois Oficiais da Marinha de Guerra, os Comandantes Sacadura Cabral e Gago Coutinho, em 1922.
No Monumento da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul estiveram presentes familiares dos dois aviadores e várias entidades civis e militares, de entre as quais, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Araújo, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro e o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Saldanha Lopes.




Legenda:  Monumento da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul 



Legenda: A guarda de honra formada por elementos da Força Aérea e Armada.



Legenda: Elementos da Policia Aérea que integraram a guarda de honra.



Legenda: A o CEMFA,Gen.Pilav.José Pinheiro,deposita uma coroa de flores junto ao monumento.



Legenda: Momento em,junto ao monumento que assinala a 1ª Atravessia Aérea do Atlantico Sul,  é prestada homenagem, por elementos da Força Aérea e Armada,a Sacadura Cabral e Gago Coutinho..

Junto à réplica do hidroavião "Santa Cruz", o CEMFA e o CEMA depositaram coroas de flores e, com os presentes, prestaram homenagem aos mortos. Seguiu-se uma visita ao Museu da Marinha e ao Pavilhão das Galeotas, onde o Comandante Cyrne de Castro proferiu uma alocução, na qual evocou o feito de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, contando um pouco da história da travessia.
Nesta cerimónia foi entregue uma placa comemorativa do Relatório de Gago Coutinho, registado na Memória do Mundo da UNESCO, como Património da Humanidade, tendo os presentes assistido ainda ao Lançamento da obra "Álbum de Memórias A Aviação Naval", das Edições Culturais de Marinha.
O evento terminou com uma visita à exposição evocativa da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Origem do Voo:
EMFA

1 comentário: