sábado, 4 de agosto de 2012

Voo 2458 É BOM E BONITO.







Fernando Castelo Branco
1ºSargº.MMT
Terceira
Açores




Há dias, com uns amigos, um de cá da Agualva e outro de São Miguel, fomos "aterrar" na Caldeira das LAJES,(exterior Norte da cabeceira da pista da Base Aérea 4,situada nesta LINDA VILA que se chama LAJES).Qual não foi o meu/nosso espanto, quando vimos, o que antigamente era visto como uma zona, "feia e suja" ,tem actualmente umas infraestruturas NOVAS de veraneio com duas piscinas,uma para adultos e outra mais pequena para as CRIANÇAS,ou para AQUELES que nunca quiseram aprender a nadar, porque felizmente MAR não nos falta (salvo seja)...
As referidas piscinas, são apoiadas por um agradável bar e ficam no topo de uma extensa via pedonal rodoviária e também com um parque de estacionamento.
     Como em vários,(para não exagerar) dizendo "muitos" empreendimentos, é costume na altura da Inauguração descerrarem uma placa ( nestes Casos o Presidente do Governo Regional e Outras Entidades).
     Para "minha satisfação aprumei-me, como estava na altura",e fiz questão que um dos meus amigos, tirassem-me uma foto para ficar ao lado do NOME do Nosso Presidente da Junta da Vila das LAJES (que a muitos de nós diz algo, porque nesta vila foi construída a maior Base da FAP), o Digníssimo ELMANO NUNES,não desfazendo o Nome do actual Presidente CARLOS CÉSAR...
     Conheci o ELMANO NUNES em 1972 quando pela primeira vez "arribei" ás LAJES,era, salvo erro já Primeiro Sargento PA e era mais o Senhor Tenente TOMET SILVA,os responsáveis das Messes.Foi nesta altura que pela primeira vez comi ao jantar peixe fresco apanhado de madrugada por Militares "nossos" do SG que a FAP requisitava ao Exercito  quando Mancebos, eram pescadores ,Naturais destas "Ilhas de Bruma, desde o CORVO a SANTA MARIA",(UM DELES foi meu MESTRE da barcaça em que eu desempenhava as funções de mecânico sem necessitar de conhecimentos de matemática e física, infelizmente já nos deixou mas fiquei com a Sua AMIZADE e a ajuda que deu-me quando precisei de obras que a SEU gosto na casa que também aconselhou-me a comprar. O Nosso Comandante VICTOR BARATA conheceu-o porque foi na casa deste,no Porto Judeu, que pela primeira vez(?) viu uma tourada á corda á porta e com serviço de bar permanente, porque o Ditoso AMIGO tinha uma tasca ambulante(designação dada pelos Terceirenses) no seu pátio.
      Voltando ao ELMANO NUNES,voltei a encontrá-lo em Lourenço Marques/Maputo,AB8 (junto á central telefônica) em 72 ou 73, quando Ele "veio abaixo" e estava colocado no AB7/TETE. Depois novamente na BA4,e durante cinco "conturbados" anos fomos da mesma CLASSE DE SARGENTOS que tinha começado em 1972 acabando por "motivos alheios"???...á minha vontade em fins de 1980.
       Como civil, continuei  a cruzar-me com Ele e até hoje PERDURA o verdadeiro ESPIRITO DE ESPECIAL que dá para da minha parte haver uma SINCERA AMIZADE, com MUITA HUMILDADE e GRATIDÃO, que o REFERIDO ELMANO NUNES SEMPRE me retribui e a TODOS que o rodeiam desde, os mais novos aos SEUS VELHINHOS.
Vou terminar mas senti-me auto orgulhoso por ter tirado uma foto ao pé das muitas obras que Ele colaborou e esta mais porque é numa zona que a nós, que "fomos" FAP, a conhecemos quando de várias vezes que aterramos ou descolamos conhecemos....


      Um ABRAÇO sempre com "cheiro/sabor, como desejarem, a MAR"....
      Votos SINCEROS para que TODOS estejam bem.

      Fernando Castelo Branco
VB: Bom Dia Fernando.
Faz algum tempo que não voavas até esta base,mas felizmente voltaste e com um excelente voo. aliás, como é teu timbre,
Pois eu tive o privilégio de conhecer o Elmano num almoço do AB 7 para que me convidaram á uns tempos em Aveiro.
Á um ditado popular que diz “quando se faz a panela, faz-se a tampa para ela”. Referimo-me  concretamente á sua digníssima esposa, uma SENHORA. Recordo o meu “abuso” ao chamar-lhe de “descalçinha” (que me perdoem os terceirenses”) e ela, extremamente simpática riu-se e colaborou com a minha brincadeira.
Como dizes, o Elamano é um verdadeiro Companheiro, muito afável e sempre cortês para com a “nossa”malta que se tem deslocado aos Açores, propriamente dito á Terceira. Acredito que o mesmo lhe tenha acontecido nas poucas vezes que se tem deslocado ao Continente.
Volta mais vezes Elmano!

Sem comentários:

Enviar um comentário