domingo, 2 de setembro de 2012

Voo 2487 4º ENCONTRO DA TERTÚLIA LINHA DA FRENTE DO BLOG ESPECIALISTAS DA BA-12



João Carlos Silva
MMA
Sobreda





Companheiros,
No dia 1 de Setembro de 2012 teve lugar o 4º Encontro da Tertúlia da Linha da Frente do Blog Especialistas da BA-12.
Foi mais um óptimo encontro deste grupo que, como outros, persiste em reunir antigos camaradas que serviram a Força Aérea Portuguesa, revivendo, confraternizando e já projectando futuras acções e re-encontros.

Foi um dia maravilhoso em que fomos muito bem recebidos na BA-1 e Museu do Ar e que nos permitiram recordar e "respirar" ambientes e aeronaves que marcaram as nossas vidas.

No Museu do AR fomos recebidos e guiados pelo SAJ Paulo Moreira que com a sua dedicação, profissionalismo e humildade nos guiou e explicou todos os aspectos da história ali exposta. Um muito obrigado ao SAJ Paulo Moreira.
Depois, o Capitão João Silva, em representação do comando da Base, acompanhou-nos o resto do dia até à visita à sua Esquadra 101 Roncos, onde nos guiou e com todo o conhecimento de causa e entusiasmo nos apresentou como se faz nos dias de hoje. Um dos momento altos foi a visita ao simulador, recente e desenvolvido por uma empresa portuguesa. Um muito obrigado ao Capitão João Silva.
De realçar ainda a simpatia e qualidade do serviço prestado na messe do Palácio. 
Aqui vos deixo um pequeno resumo do nosso dia:
     
A chegada à BA-1 para o sempre tão desejado re-encontro
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)
A caminho do Museu do Ar
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)

Sob a protecção da asa de um JU-52, o SAJ Paulo Moreira (nosso guia no MUSAR), utilizando o seu perfeito conhecimento e profissionalismo, vai dando as respectivas explicações
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados) 

No MUSAR à entrada da secção alusiva à Guerra do Ultramar
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)

Após visita ao MUSAR e a postos para o almoço
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)


Na sala de refeiçõs do Palácio onde formos muito bem recebidos por todos os que se encontravam de serviço, o "Comandante" Víctor Barata dirige-se à Tertúlia
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)

Bolo comemorativo do nosso encontro
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)

À entrada da Esquadra 101 Roncos para visita guiada pelo Capitão Pilav João Silva
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados)

Víctor Barata entrega ao Capitão Pilav João Silva uma lembrança da Tertúlia
Foto: Nuno Almeida (direitos reservados) 
Encontro da Tertúlia.

Reviver, confraternizar e projectar com antigos camaradas, amigos e bem junto da FAP.

Continuamos a sonhar com os aviões e, no meio deles e no meio de nós, parece que voltamos aos 17, 18, 19 anos da nossa juventude. Que pena que aqui não se possa fazer sentir o cheiro característico do avião, do hangar, da linha da frente, onde trabalhámos. Lembramo-nos desses tempos e dos que já não podem estar connosco, lembramo-nos de tudo, uns de tempos mais complicados, os da guerra, outros de tempos de paz, rimo-nos de coisas sem importância nenhuma, mas, importantíssimas para nós e dali saímos, onde tão bem nos recebem, jovens Especialistas da Força Aérea Portuguesa, a pedir meças a quem quer que seja e prontos a enfrentar o “mundo real”.

Grande Abraço para todos e até sempre,


Saudações Especiais, João Carlos Silva

4 comentários:

  1. A todos os camaradas a quem tive o grato prazer de guiar durante a visita da tertúlia ao Museu do Ar, um Grande Abraço ESPECIALISTA !!

    Paulo Moreira
    SAJ/MMA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Companheiro Moreira.
      Agradecemos a sua celeridade demonstrada na visita guiada que nos proporcionou no Museu do AR.O seu carácter profissional aliado á humildade humana demonstrados quando,em determinada altura disse:
      "- Bom,destas aeronaves evito falar,pois poderei cometer alguma lacuna perante vós!?...",fez-nos sentir orgulhosos dos nossos vindouros.
      Um abraço de gratidão destes HISTÓRICOS ESPECIALISTAS DA FAP.

      Eliminar
  2. Em meu nome pessoal, Ex 2º Sargento Mecânico de Rádio Avião, tendo pertencido às equipas dos P2-V5, Tripulações essas,passando pela Ilha do Sal, onde reabastecia-mos,e por vezes ficáva-mos uns dias,largando as ameixas de NAPALM, na Guiné Kónakri,outras vezes estacionáva-mos uns dias na BA-12, Bissalanca, regressando à BA-6.

    Na altura 1º Cabo.

    Um abraço, e obrigado.

    Cumprimentos

    José Figueiredo

    ResponderEliminar
  3. À rapaziada da BA12,um grande bem hajam.Conheço alguns,gostei de ver as fotos.Em especial ao José Figueiredo e a todos vocês,gostaria de saber do então Furriel Lima de Cabo Verde que era de Abastecimentos e que nos visitava no SAL também nos P2V5.Sou Adolfo S.Cavaco e na altura era o chefe da Secção de Transportes e de várias outras,o tal Furriel Cavaco era eu.Aqui vos deixo um abraço com a certeza de que voltarei a contactar.Meu Email----adolfo-cavaco@hotmail.com

    ResponderEliminar