domingo, 23 de setembro de 2012

Voo 2511 SÃO DOIS F84G-THUNDERJET.





Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria




Boa tarde Comandante e, restante tripulação desta grande aeronave, carregada de Especialistas, das várias áreas aeronáuticas! Pilotagem e técnica de aviões é connosco!
No Voo 2508,o António Loureiro afixou algumas fotos de um avião desventrado, que já deu muito à nossa Força Aérea Portuguesa e, como é lógico, ao país. Loureiro, dizes que deve ser um avião predilecto da minha pessoa. De facto é do meu tempo, embora eu nunca trabalhasse nele, pois fui colocado logo no F86F! Este avião, segundo os pilotos é muito fiável, no qual tinham muita confiança.
 


Trata-se dos aviões F84G-Thunderjet que entraram ao serviço em Janeiro de 1953,sendo criada a Esquadra 20 e, posteriormente a 21, na BA2-OTA.O nosso colega Cap.Pilav. Fernando Moutinho, é que voou bastantes horas neles, pois começou a pilotar estes aviões em 04 de Maio de 1954,ainda com o posto de furriel e, segundo a sua página, voou 1.408,50 horas neles, tanto cá, como em Angola. É obra de grande piloto, com o qual tive o privilégio de privar, no dia a dia, na linha da frente da Esquadra 51,com o F86F,na BA5,para quem envio um grande abraço.
No dia 01 de Julho de 1955,deu-se um acidente com 8 destes aviões na Serra do Pilar, próximo de Coimbra e faleceram os 8 pilotos.
Em 1961, Começaram a ir para a BA 9-Luanda e, alguns também para a BA 10 Beira-Moçambique. Chegaram a estar ao serviço 125 destes aviões e voaram até 1974,quando o último foi abatido ao efectivo.
Um abraço
Fabricio Marcelino

Voo de Ligação:

2 comentários:

  1. Meu caro camarada Fabrício, deixo aqui uma correcção relativa ao local do acidente com os 8 F-84. Não foi na Serra do Pilar, mas sim na Serra do Carvalho, esta sim perto de Coimbra.
    Saudações aeronauticas

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Fabricio,ouve na realidade um lapso da tua parte,o Fidalgo tem razão.
    O acidente verificou-se na Serra do Carvalho,concelho de V.N.Poiares e não na Serra do Pilar.

    ResponderEliminar