sábado, 6 de outubro de 2012

Voo 2518 À MEMÓRIA DOS QUE MORRERAM SERVINDO NO FIAT G-91




João Carlos Silva
MMA
Sobreda






Um destes dias o SAJ MMA Paulo Moreira, aquele camarada que nos guiou no Museu do Ar no dia 1 de Setembro, publicou um conjunto de documentos relativos ao FIAT G-91. Desses documentos, trago aqui um que me toca particularmente


Imagem publicada pelo SAJ MMA Paulo Moreira


Este documento deu azo a uma “conversa” virtual entre Especialistas MMA e a uma revelação para mim e que aqui transcrevo:

João Carlos Silva
Estava de serviço na linha da frente quando apenas chegou o "meu" Fiat da parelha e o do meu camarada MMA pilotado pelo Ten Pilav Gabriel não chegou... momentos que não se esquecem.

Paulo Moreira
Sem dúvida....fica uma marca amarga na boca e na alma !

António Marques
Eu estava formado na placa, nos treinos para o dia da unidade quando o Cap Pimenta fez um toca e anda e caiu de seguida.
Aconteceu tudo á nossa frente.

João Carlos Silva
Antonio Marques, tinha saído em Abril, mas, contaram-me esse fatal acidente. Deve ter sido duro, já que além do facto em si, foi presenciado por muitos que na placa treinavam para o dia da unidade... Apesar de termos em 1980/82 uma linha da frente de respeito, tenho poucas recordações dos pilotos, mas de alguns lembro-me muito bem, entre eles o malogrado Ten Gabriel acima referido, o Ten (Cap) Mimoso e o Ten (Cap) Pimenta. Já não me recordo bem o porquê, mas,talvez porque na linha da frente como os mecânicos tinham atribuído muitas vezes o mesmo avião e talvez o mesmo acontecesse com os pilotos. Lembro-me muito bem do malogrado Cap. Pimenta.

Jorge Oliveira
Também tivemos vítimas entre os MMA nestes aviões.

João Carlos Silva
Nos FIAT G-91?

Jorge Oliveira
Sim, nos Fiat em 84 um mecânico do Montijo foi sugado durante a lubrificação (eu estava nos Açores)

Paulo Moreira
Segundo sei, por não aplicarem a rede na entrada de ar, quando existiam n em abastecimento.

António Marques De facto, um cabo especialista MMA foi sugado pela entrada de ar dum Fiat durante a fase de secagem do produto de lubrificação aquando da lavagem e lubrificação efectuada no teste de motor que era feito pelos Mecânicos com o chefe de equipa, geralmente um (PSar e não um 1Sar como se escreve hoje). Foi um acidente daqueles que ninguém acredita ser possivel, mas foi. O cabo era um individuo robusto e ia passar para o outro lado do avião, por baixo da camara fotografica no nariz do avião no momento em que o PSar meteu potência no avião para a secagem do produto de lubrificação. De facto não foi colocada a protecção. Mas nunca era pois ninguém acreditava que fosse possivel. Só a partir desta altura passou a ser obrigatório a sua colocação. Eu na altura estava nos ALIII e foi um Alouette que o levou para o hospital mas já era tarde. Os camaradas que o tiraram de dentro do avião( fazendo um cordão humano até o puxarem, contra todas as regras por causa dos efeitos do gas do produto utilizado)viram que o estado dele era mesmo muito mau.

João Carlos Silva Antonio Marques, obrigado pela tua informação que desconhecia e que de alguma forma complementa o quadro acima. Por acaso alguém saberá o nome deste nosso infeliz camarada?

Relativamente ao TCor Pilav Almeida Brito, já anteriormente muitos companheiros sobre ele aqui escreveram e o homenagearam.
Aqui fica uma singela homenagem aos Pilotos e ao nosso camarada Especialista MMA que morreram servindo no FIAT G-91.

Saudaçoes Especiais,
João Carlos Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário