sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VOO 2697 MAIS UNS QUANTOS PARA A LISTA DOS FIAT G91




Cristiano Valdemar
Esp.MMA
Sobreda da Caparica






João Carlos Silva

Dirijo-me directa e principalmente a ti.

Pedi ao nosso camarada Edmundo Areal, pessoa que foi a todos os encontros do pessoal da BA12 e que organizou o encontro em Carregal do Sal, para me ajudar em mais uns nomes para a longa lista que será de todos os mecânicos do Fiat.
Lembro-me de muitas coisas passadas enquanto militar mas quanto a camaradas muitos nomes já me falham.
Os que o Areal me indicou são:

Guilherme Abreu
Brasileiro (alcunha)
Barreto
Castro Ferreira (Secretaria)
Domingos (Secção de motores)
Amaral (Secção de motores)

e eu acrescento:

Edmundo Areal
Felício
Veríssimo
Luís Freire (camarada que após vir da BA12 foi sugado por um F86 mas felizmente sobreviveu)
Luís Oliveira Marques
Monteiro
Armindo Ligeiro Ventura (camarada que desenhou e mandou bordar o emblema dos mecânicos Fiat da BA12)
João Pato (o impagável barbudo da BA12)
Beirão (camarada que aparece na foto ao lado da Enfermeira Paraquedista Giselda, quando triunfalmente uma garrafa de champanhe, comprimia a barriga do então Ten. Pilav. Pessoa, que "descansava numa maca da noite perdida").
A maioria deste pessoal trabalhou no Fiat na BA5.


Legenda: Esta foto foi tirada no 26 de Março de 1973,na Base Aérea 12,Bissalanca. Era a chegada, depois de ter sido evacuado do Ten.Pilav.Miguel Pessoa que na véspera tinha sido “abonado” pelo míssil Strella.Pode ver-se nesta histórica foto,da esqª/dirª,o Crespo,Vicente,Beirão, Giselda (hoje sua mulher) e o Maurício.
Foto: Arquivo dos Especialistas da BA-12



Cabos Especialistas que trabalharam em FIAT G-91

Sobre a presença do Fiat na BA5, não sei quando começou e nem quando acabou, mas de certeza que em 1974 ou será 75? ainda havia Fiat na BA5.
O ano já não tenho a certeza mas sei que ia visitar a base para ver antigos camaradas que estavam por lá, mas ao chegar à Porta de Armas fui informado que não podia entrar porque tinha acabado de cair um avião no fundo da pista do lado da estrada da Marinha Grande.
Dirigi-me para lá e o que vejo um Fiat G91 entalado entre dois pinheiros dos muitos que D. Diniz mandou plantar. Mostrei interesse em ver de perto mas a segurança não autorizava, mas após alguns minutos fui-lhes dizendo que tinha trabalhado naquele tipo de aeronave na BA5 e na BA12, foram falar com um Alferes Pilav. que se dirigiu a mim e lhe disse o que tinha dito ao PA, então acedeu que eu visse de perto.
Vi um "velho conhecido" da BA12 o Fiat G91 com a matricula 5402 um dos dois aviões que tinham a bandeira Portuguesa pintada de cinzento, para não ser reconhecido, por altura da missão secreta na Guiné Konacri Novembro de 1970.

O blogue tem a foto do Fiat 02 que eu tirei, embora aí não seja visível o que afirmo sobre a bandeira,mas tenho outras que o atestam.
Um abraço,
Cristiano Simões
MMA
Voos de Ligação:
VOO 2689 FIAT G-91 E OS ESPECIALISTAS
JCS:
Bom dia Amigo Cristiano,
Foi com alegria que recebi a tua mensagem e que aqui partilhamos com todos os restantes Companheiros.
Além dos episódios vividos, como este que aqui relatas, vamos recordando os nossos Companheiros de diversas épocas e que foram fazendo parte das nossas vidas, neste caso particular através do Fiat G-91, mas, acima de tudo com a matriz comum de Especialistas da FAP.
Com o teu contributo e do Edmundo Areal, aqui deixamos uma nova actualização da lista de Cabos Especialistas que trabalharam em Fiat G91, aberta a informações adicionais que nos queiram fazer chegar.
Um abraço,  

1 comentário:

  1. Se a alguém interessar, a chegada dos Fat's a M. Real, deverá tersido em finais de 1966. Porque eu saí em meados de 67 e já não fiz o MTU dele. Mas ainda me passeei por eles.

    Saudações aeronauticas

    ResponderEliminar