quarta-feira, 1 de maio de 2013

Voo 2767 PERDEMOS A GARGALHADA DO NUNO.





Paulo Castro
Esp.OMET
V.N.Gaia





Perdemos a gargalhada serena
Acabo de tomar conhecimento do passamento do nosso querido companheiro Nuno Freitas.
A máquina que sempre funcionara em ritmo acelerado parou e parou de vez.
O Nuno é o sócio N.º 2 da Associação de Especialistas da Força Aérea. Eu sou o N.º 1.
Já lá vão quase quatro décadas quando encetamos, nós e muitos outros, um trabalho que conduziu a uma grande associação. Uma associação que refletiu um determinado modo de olhar a vida, uma forma de estar, de querer e de agir que nos transporta aos tempos de meninos onde, independentemente das idades, existia uma transversalidade de espirito, de ética e de moral.
O Nuno faria no próximo dia 24 setenta e sete anos de uma vida cheia.
Foi MMA tendo-se alistado na FAP no ano seguinte ao meu nascimento, ou seja, em 1953. Fazíamos uma diferença etária de 17 anos.



Legenda: O Nuno partindo o bolo do 4ºaniversário da nossa Tertúlia,em Setembro de 2012,na BA 1,Sintra

Por muitos anos ele foi para mim o Senhor Nuno. Após a fundação, quando começamos a trabalhar juntos no desenvolvimento da AEFA, o tratamento por tu foi uma constante. Aliás como é prática de quem foi Especialista, independentemente da idade biológica ou militar. O Nuno foi, também, um visionário daquilo que era o “espírito intrínseco do Especialista” e conseguiu levar a bom porto essa sua visão pese o facto de na atualidade tão mal interpretado seja.
Calcorreamos, no seu NSU Prinz, num tom verde azeitona, partes do país para implementar a AEFA. Tínhamos um grande e único objetivo: operacionalizar aquilo que a primeira assembleia geral, na Aguda, nos mandatara. Dar vida à AEFA.
Nunca me esquecerei da forma do Nuno negociar quando preparávamos os II, III e IV Encontros Nacionais.
Jamais me esquecerei da primeira audiência que tivemos com o CEMFA. Jamais!
Decorreria, creio, o ano de 1978 quando Sua Excelência o CEMFA, General Lemos Ferreira nos recebeu. Eu ainda estava no ativo, cabíssimo! Ser recebido pelo CEMFA quase que era uma heresia. Mas como tinha pedido autorização superior para poder fazer parte dos corpos gerentes da AEFA estava à vontade. E o General Lemos Ferreira sabia-o por que tinha autorizado.
Mas jamais esquecerei os cumprimentos de apresentação. Depois de sentados o Nuno perguntou: “Então como tem passado Senhor General?” e ato continuo solta aquela gargalhada personalizada e única e dá uma palmada no coxa do General Lemos Ferreira. Enfiei-me no sofá!
O Nuno era assim. O Nuno era um autêntico quebra-gelo com aquela sua forma sempre bem-disposta de estar e de se relacionar.
Um grande Senhor, um grande amigo e um grande compincha.
Foi-se um ícone da nossa AEFA. Mas, para quem continua a comungar o espírito que a maioria de nós partilha, o Nuno estará sempre presente.
Ate já companheiro.
Paulo Castro







2 comentários:

  1. Infelizmente, partiu para o seu último voo um dos nossos precursores Especialistas. Tive oportunidade de o conhecer e conviver nalguns encontros e gostei muito. Realmente transmitia uma alegria e vivacidade notáveis aliadas a um grande espírito de camaradagem. Por isso é com tristeza que escrevo estas linhas. Ficamos todos mais pobres. Paz à sua Alma.

    ResponderEliminar
  2. Paulo fiquei emocionado ao ler estas tuas palavras, já o mesmo tinha acontecido quando ontem soube da triste notícia.
    O Nuno merece um descanso eterno, por tudo aquilo que realizou em prol da classe Especialista e
    como prova da nossa gratidão não podemos nem devemos deixar um trabalho que ele e tantos outros iniciaram e mantiveram a dignidade da AEFA.
    Que a Nossa Senhora do Ar o guie nesta viagem, na certeza que um dia nos voltaremos a encontrar.
    Que descanse em paz.
    José Gomes / Coimbra

    ResponderEliminar