segunda-feira, 17 de junho de 2013

Voo 2825 HOMENAGEM AOS COMBATENTES DE LEIRIA.





Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria





Caro comandante Victor e demais colegas desta Base.
Realizou-se ontem, pelo segundo ano consecutivo, uma homenagem aos combatentes do concelho de Leiria, organizado pela Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração da Liga dos Combatentes, do Regimento de Artilharia de Leiria e, da Base Aérea 5-Monte Real.
Estiveram representados os 3 ramos das Forças Armadas, mas...ninguém do governo.
Discursaram o Vice-Presidente da Liga Central dos Combatentes em representação do Presidente Ten.Gen.Chito Rodrigues.
O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, Ten.Cor.Ley Garcia.
A homenagem, ficou marcada pelas críticas do presidente da autarquia, Dr. Raul Castro, àqueles que querem fazer esquecer os ex-combatentes.
Disse a determinado momento do seu discurso:

...“A nação não pode continuar a pactuar com aqueles que querem fazer esquecê-los e, a esquecer a parte da história da qual foram actores. Esta homenagem vai perpetuar a vossa dedicação e o vosso sacrifício, de que legitimamente nos orgulhamos e, que sempre esteve acima de ideologias ou interesses".
Após a homenagem, marcharam muitos dos combatentes presentes.
Seguidamente, foram entregues Certificados de presença, assinados pelo Presidente da Câmara de Leiria e, pelo Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes.



 Para finalizar houve um grande lanche a todos os que quiseram participar, combatentes e familiares.
É de agradecer, a todas as entidades que nos vão lembrando e, reconhecendo o que, por obrigação, devia ser feito pelos governantes passados e, actuais, em nome da Pátria, pela qual lutámos e pela qual muitos dos nossos colegas dos 3 ramos, deram o que de mais precioso um ser humano pode ter,a sua vida!
Muitos dos que regressaram, vegetam, ainda hoje, pelos cantos de Portugal, totalmente abandonados e, aqueles que deram a sua vida, ficaram abandonados pelas matas de Angola, Moçambique e Guiné.
Alguns destes restos mortais, andam a ser transferidos para alguns cemitérios, graças, não ao governo, mas à Liga dos Combatentes, cujos dirigentes têm sido incansáveis nesta batalha.
Que Pátria é esta, que abandonou e, continua a abandonar os seus heróis?

Fabricio





Sem comentários:

Enviar um comentário