terça-feira, 4 de junho de 2013

Voo 2807 FAP,GRANDE ESCOLA DE VIRTUDES.





Victor Barata
Esp.Melec/Inst./Av.
Vouzela






Caros Companheiros,

Algum tempo que prometo a mim próprio desenhar aqui umas letras cujo o seu significado é a denúncia de actos que nos fizeram, fazem e farão ser uns eternos amigos e saudosistas que, por estranho que pareça, uma guerra nos originou.
Para além do factor tempo, certo é que a disposição também não tem ajudado para que tal aconteça, mas como as situações se vão avolumando, hoje estou disposto a escrever uma passagem  recente bem confirmativa dessa mesma amizade.
Normalmente em cada encontro dos Especialistas da Base Aérea 12,aparecem sempre uns companheiros que fazem a sua “estreia” nestes eventos, o que é sempre uma grande alegria rever os amigos de longa duração.
No 2º Aniversário da Tertúlia , que se realizou o ano de 2011 na BA 6,Montijo, o Miguel Falcão veio junto de mim acompanhando um individuo que não conheci, mas que era suposto pertencer á “família” FAP.
- Conheces este gajo? Perguntou-me o Miguel.
- Sinceramente que não. Respondi.
- É o Nelinho (Manuel Silvestre).
De facto se passa-se por ele na via pública, não lhe falava. Como não podia deixar de ser, o forte abraço de imediato fez questão de nos juntar.
Quando cheguei á Guiné, o Nelo já lá estava. Fui-me familiarizando com ele não só como companheiro militar, mas sobretudo com HOMEM. O Nelo sempre foi uma pessoa com uma postura muito pessoal, educado, amigo do amigo e chamava a atenção pelos seus dotes futebolísticos, tinha qualidades. Certamente que quem esteve na Base Aérea 12 ,em Bissalanca,se lembra de uma celebre equipa de futebol de cinco composta pelo Batista(GR),Donaldo, Nelo, Escolinha (já falecido), e Pita.
 


Legenda: Em cima da esqª/dirª.Lucas, Donaldo,Américo.Em baixo pela mesma ordem,Nelo e Pita.
Foto: Cortesia do Américo Dimas 

Depois era o seu local de trabalho, o Nelo era o 2º Mecânico dos Nordatlas, um privilegiado! Viagens á Metrópole, ainda fui beneficiado com uma, trazendo  normalmente aeronaves para fazer o IRAN,com paragem “obrigatória” na Gran Canária para abastecimento de contrabando, lembras-te Nelo? 

As recordações das nossas passagens por aquela base fizeram questão de se imporem no nosso diálogo e, como devem calcular, ali ficamos algum tempo ocupados com essas mesmas lembranças de um tempo que teima em não nos deixar.
A partir daqui, o Nelo tem sido um assíduo  frequentador dos encontros da BA 12.



Sabendo que sou um amante de tudo o que se relaciona com a nossa FAP, que colmatou recentemente com a inauguração de um mini museu onde tenho exposto diverso material que possuía e outro que  me é oferecido, no último encontro,36º,em Aguiar de Sousa, fez questão de se desfazer de dois preciosos documentos, que eu arrisco a dizer, talvez ninguém tenha, para me oferecer, a carta de rumos aeronáuticos e manual dos indicativos das pistas da Guiné ao tempo da Guerra Colonial!
De certeza que nunca conseguirei agradecer-te esta tua gratidão para comigo, Nelo.
Reflectindo muito bem sobre este acto,  chego á bonita conclusão, a FAP foi uma grande escola de virtudes para nós grandes HOMENS de hoje. 


Um abraço.

Victor Barata
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário