domingo, 8 de setembro de 2013

Voo 2889 O DIA DA UNIDADE.






Victor Barata
Esp.Melec/Inst,Av.
Vouzela







Caros Companheiros.
Mais um aniversário se passou,o 4º!
Desta vez na Base Aérea nº5 em Monte Real!
Fomos  cinquenta e quatro!
Reunidos para a “missão” ás 10:15h junto á Porta de Armas. fomos recebidos pelo representante do Comando na pessoa do Maj.Pilav.Luís Silva.

Depois das habituais formalidades inerentes ao acto, dirigi-mo- nos para dois autocarros que nos foram disponibilizados para serem utilizados nas nossas deslocações dentro da unidade.
Primeiro local visitado foi A Doca 4,onde nos foi dado a conhecer as diversas  fases de construção do F-16.


De seguida, fomos conduzidos á secção de motores onde nos dado a conhecer oe diversos componentes dos reactores e os seus circuitos de funcionamento.

Voltando a ocupar os nossos lugares nas viaturas atribuídas para a visita, dirigiram-nos á Esq.201 Falcões que tem por lema “GUERRA OU PAZ TANTO NOS FAZ”.
Era na realidade o local mais ambicionado para todos nós, embora o espírito fosse o mesmo, as causas seriam diferentes. 
Um momento histórico para esta esquadra que, permitam-me a ousadia, não sei se já aconteceu, juntaram-se três gerações de pilotos. 


Entramos para a sala do GO 91 onde é o bar e sala de convívio dos pilotos e familiares, onde uma e parte de outra parede tem expostas as fotos de todos os pilotos que, desde o inicio desta esquadra ,a serviram. 
Embora alguns de nós que por esta Base passaram sentíssemos alguma emoção por ali nos encontrar-mos no fim de tantos anos,dois houveram que não a conseguiram conter ao verem a sua foto exposto no local descrito,fruto de terem sido FALCÕES!
O Fernando Moutinho, fundador da referida Esqª e o Miguel Pessoa, Comandante do GO 95.
Se o Miguel conseguiu conter a tal emoção,o Moutinho não “Brecko”  umas gotas que lhe saíram da viseira… Os MESTRES também choram…
 Foi um dos momentos altos da visita até esse momento.

Seguia-se a entrada na sala onde permanecem os pilotos de alerta, ou seja, o local responsável pela tal protecção aérea do País. Antes de entrar-mos, fomos convidados pelo referido oficial a depositar á entrada, telemóveis, máqª.fotográficas, filmar e computadores, daqui se poderá ter uma noção da elevada segurança do local.
Seguiu-se então um briefing na sala da esquadra dirigido pelo nosso acompanhante.
O  anfiteatro com uma amplitude humana muito bem integrada, numa decoração excelente, digna do nome que lhe atribuíram “ Maj.Pilav. MOURA PINTO! 
Que mágoa não poder fotografar…
Gostaria de poder transcrever-vos a intervenção do Maj.Pilav.Luís Silva sobre a Esqª201,as respectivas aeronaves e os seus pilotos. Mas, para além do meu fraco conhecimento da aeronave em sim, certamente que nunca conseguiria fazê-lo com o mínimo de qualidade de tal intervenção. Aproveito para solicitar a um dos presentes que possua uma boa leitura deste Briefing para o publicar no nosso Blog porque foi na realidade uma intervenção digna e profissional de um PILOTO DA FAP.
Seguiu-se uma intervenção minha que começou por solicitar aos presentes a dedicação de um minuto de silêncio a todos os nossos camaradas que descolaram para o último voo.
Depois dirigi algumas palavras de agradecimento ao Comando da unidade pela magnifica receptividade eu nos tinham dedicado e aos presentes  pela colaboração que têm dado para que este nosso espaço “ESPECIALISTASDABA12” continue humilde e vivo, fazendo sempre que possível as suas aterragens nesta pista.
Retornamos á sala do bar onde tínhamos para ofertar algumas lembranças á Base e a alguns Tertulianos.
O Fernando Moutinho,na qualidade de FALCÃO fundador da Esqª,fez a entrega de uma tela pintada a oléo que simboliza o F-86,ao representante da Esqª.Mal.Pilav.Luís Silva.


Este agradeceu em nome da Esqª e pessoalmente não só a lembrança como o momento que nunca espero viver junto desta geração de pilotos, mecânicos e enfermeira.
De seguida, entendemos distinguir três contemporâneos tertulianos  que trabalharam em conjunto nos anos 61/62 em conjunto nesta unidade.
O piloto Fernando Moutinho, o seu mecânico(MMA) Fabricio Marcelino e o municiador (MARME) Eduardo Rodrigues. 
Momento também muito bonito e emotivo.
Fez a entrega ao Piloto Fernando Moutinho, outro piloto, Miguel Pessoa.


Ao mecânico Fabricio Marcelino ,outro histórico mecânico, Nuno Almeida (Poeta).

Ao municiador Eduardo Rodrigues,um radarista,seu amigo pessoal José Gomes.

Terminado este momento, partimos para o refeitório para comungarmos da refeição  programada.
Mais uma vez deparamos com a excelência do serviço em evidência. Uma ampla sala, com uma mesa em um, muito bem decorada, tendo do seu lado direito o buffet de sobremesas e ao fundo o bolo de aniversário exemplarmente decorada com as garrafas de champanhe e os respectivos pratos, copos e guardanapos.




A refeição, composta por sopa, Bacalhau á Brás ou Arroz de Pato, acompanhada de vinho tinto e branco, água e sumos, estava uma delicia.
Os nossos sinceros agradecimentos á Maj.Eunice, responsável pela messe, que, com grande mágoa sua, não pode estar presente.
Mais uma vez ficou demonstrado a receptividade e carinho como somos tratados pelos nossos vindoiros, ao extremo que já conhecerem e frequentarem o Blog dos ESPECIALISTASDABA12.

Fomos,Somos e Seremos Sempre ESPECIALISTAS!
Victor Barata

Voo de Ligação:


Sem comentários:

Enviar um comentário