segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Voo 2898 QUEM CONHECEU OU CONHECE?





António Six
Esp.MMA
Lisboa






Meus Amigos
Gostaria que me informassem se conheceram na FAP o Sr. Eduardo Rijo Aguiar, que diz ter sido Furriel Piloto Aviador e que certamente passou por S. Jacinto e que diz ter estado na Guiné, entre 1968 até inicios de 1970.
Tendo eu estado na Guine, na linha da frente e fazendo parte do Grupo Operacional 1211 teria forçosamente travado conhecimento e até mesmo voado com ele quer em DO,27 assim como em T6.
Assim gostaria que me informassem se algum de vós o conheceu durante o tempo de FAP.
Obrigado.

10 comentários:

  1. http://elvasmilitar.blogspot.pt/2013/02/testemunho-de-eduardo-aguiar-neto-do.html

    ResponderEliminar
  2. E-mail:joseeduardo45 [at] hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Camarada António Six : Furriel pertencia á classe de Sargentos, certo? Sargentos eram Pilotos, certo? Oficiais eram piloto-aviador ou piloto-navegador,certo? Estou a falar da FAP em Angola onde estive entre 72/74 como MARME. Saudações Aeronáuticas

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que não é bem assim. "Piloto-Aviador", era a designação para os oficiais pilotos, oriundos da academia da F.A..
    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que não é bem assim. "Piloto-Aviador", era a designação para os oficiais pilotos, oriundos da academia da F.A..
    Saudações

    ResponderEliminar
  6. ai agora vem para aqui a guerra com o com Aguiar ? Acho de mau gosto, mas enfim.

    ResponderEliminar
  7. Afinal a resposta está no primeiro comentário, onde o camarada Aguiar diz que foi, na FAP, piloto. Não refere "aviador". Talvez porque nunca tivesse pertencido ao quadro, sendo miliciano, independentemente da patente. Estará certo assim?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Ao que parece, ao que o Six lhe causa alguma dúvida é ter estado na BA12 na mesma altura e não ter conhecido o Sr. Aguiar.
    A forma como estão a discutir se era "aviador" ou "navegador" não há duvidas nem na BA12 nem em Angola era piloto.
    Julgo que a dúvida é se era ou não.

    ResponderEliminar
  9. Fiz o serviço militar no no CMA (Centro de Medicina Aeronautica), onde os candidatos a pilotos concorrentes à Academia ou não eram inspecionados e seleccionados, bem como algum pessoal navegante (PIL/AV; PIL/NAV; MMA e outros).
    Ao apresentarem-se, eram preenchidas fichas que correspondiam aos vários exames, que teriam que fazer, onde seguido ao nome havia um espaço próprio onde apareciam as várias designações Ex: se fosse já miltar piloto, escrevia-se o posto seguido de FUR/MIL/PIL/AV, ALF./MIL/PIL/AV, se fosse do quadro permanente 1º.SARG/PIL/AV, se Oficial da Academia CAP/PIL/AV.
    Se fossem mancebos CANDIDATO/PIL/AV., Do que me recordo em relação aos PIL/NAV. eram sargentos PIL/AV, que frequentaram a Escola de Águeda o curso de oficiais, tendo tido sucesso foram promovidos ao posto de ALF/PIL/NAV. perdendo desta forma o AV, embora continuassem a pilotar. Outros havia, que que iriam cumprir a função de NAVEGADORES, nos aviões pesados de transporte de carga e passageiros.Isto é o que a minha memória ainda regista e espero não estar equivocado.

    ResponderEliminar