terça-feira, 24 de setembro de 2013

Voo 2901 HOMENAGEM AOS COMBATENTES NA PRAIA DA VITÓRIA - TERCEIRA,AÇORES.





Fernando Castelo Branco
1º.Sargº.MMT
Angra do Heroísmo
Terceira
Açores



AMIGOS


   Só ontem, depois de falar pessoalmente com Este Digníssimo Senhor Vereador  é que foi-me possível, "haver" ESTE DISCURSO, que muito nos diz a nós, quando os NOSSOS HEROIS IRMÃOS  que partiram são lembrados e também OS que felizmente ainda estão com "NÓS"...
   Este Digníssimo Senhor Vereador PAULO ROCHA, é filho do Senhor Capitão TOMET; (Reformado) REIS, que muitos de nós conheceu; eu em 1970, quando estava na Ota a tirar o Curso de ESPECIALISTAS e Ele o Curso de Oficiais; era Primeiro Sargento e alguns de Vós depois na BA4 e no AB7/TETE etc...Vive atualmente na Praia da Vitória.
   A VIDA, deu-nos RELAÇÕES DE AMIZADE e SAUDADE, que quando ouvimos discursos conforme anexo, dizemos em bom som, ainda há GENTE que nos acarinha, são os Filhos dos HOMENS de ONTEM...
   UM ABRAÇO DE ESPECIALISTA.
   Fernando Castelo Branco


11 DE AGOSTO DE 2013
PRAIA DA VITÓRIA
Homenagem Combatentes
Largo da Batalha



(Autoridades a cumprimentar…)
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Qualquer Comunidade deve homenagear os seus heróis.
Hoje, aqui e agora, é isso que fazemos.
Homenageamos aqueles que lutaram pela nossa Pátria. Uma geração abdicou da sua juventude e, noutras paragens, lutou pelos ideais e objectivos do seu Estado, da sua Nação.
É nossa obrigação assinalar esse momento da nossa História. Porque só relembrando os males da guerra, poderemos continuar a construir a Paz.
É fundamental que esta memória não se perca nos tempos: porque quem lutou no Ultramar merece todo o reconhecimento; e porque as novas gerações precisam de ser lembradas do que se passou para perceberem também o tempo que hoje vivemos e, acima de tudo, a razão de certas maleitas que afectam os seus familiares.
Neste momento, é justo que dirija uma palavra especial às famílias que perderam filhos, irmãos ou maridos na Guerra do Ultramar. Cada uma merece um gesto de sentido apreço e consideração.
E este apreço e consideração estendem-se também a todas as famílias que viram regressar os seus desse conflito, sobretudo aqueles que, ainda hoje, sofrem as sequelas desse momento.
Isto não pode cair no esquecimento, sob pena de esta Nação deixar de reconhecer o sacrifício de uma geração. O Município da Praia da Vitória não esquece.
Neste momento, é justo também manifestar o nosso reconhecimento pela Liga dos Combatentes, entidade que merece todos os nossos agradecimentos, pelo que tem feito por todos aqueles que combateram no Ultramar.
Deixo-vos aqui o compromisso de que, como temos feito, o Município da Praia da Vitória terá sempre a sua porta aberta para a Liga dos Combatentes.
Permitam-me também que dirija uma palavra de apreço e consideração às Forças Armadas de Portugal.
A todos os militares aqui presentes expresso o reconhecimento deste Município, pelos valores que representam e defendem, mas também pelo apoio que deram e dão a este Concelho.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Assinalamos hoje na Praia da Vitória a batalha de 11 de Agosto de 1829, dia em que as tropas de D. Miguel procuraram entrar na então Vila da Praia e foram derrotadas pelas forças de D. Pedro, num episódio que muitos historiadores classificam de decisivo para a afirmação do Liberalismo em Portugal.
Foi desta batalha que a Praia ganhou o epíteto de “Da Vitória”, nome que, hoje, ostenta orgulhosamente; esta Praia que tem vindo a crescer, fruto do trabalho dos seus habitantes, gente aberta ao mundo, às ideias e aos valores da Humanidade.
Há quase dois séculos, cerraram-se fileiras na orla desta baía em defesa dos ideais que libertavam a população do jugo absolutista.
Hoje, também homenageemos aqueles que, à época, abdicaram da sua individualidade para lutar por um bem comum; uns perdendo a vida, outros ficando marcados na sua existência em defesa de todo um Povo.
Usemos estes exemplos para reforçarmos a nossa vivência como Comunidade, percebendo que se cada um de nós abdicar de parte do seu tempo contribuindo para um determinado projecto, poderemos continuar a construir esta Comunidade da Praia da Vitória.
A abnegação daqueles que lutaram no Ultramar ou daqueles que lutaram pela vitória do Liberalismo são exemplos da nossa História que devem ser recordados regularmente, reforçando o nosso espírito de povo, de sociedade, de seres sociais que, como um todo, trabalham conjuntamente para o Bem Comum.
Era esta mensagem e este apelo que vos queria deixar hoje, aqui, neste dia em que a Praia da Vitória comemora o seu Feriado Municipal; em que a Praia da Vitória, cansada mas orgulhosa das suas Festas maiores, se úne em volta de um momento histórico para se celebrar enquanto Comunidade, aproveitando também para homenagear todos os seus filhos que combateram além-mar e que, caindo por terras ultramarinas ou regressando a casa, elevaram o nome da sua terra natal.
Bem haja a todos!
Muito obrigado!





Sem comentários:

Enviar um comentário