João Carlos Silva
Esp. MMA
Sobreda
Esp. MMA
Sobreda
Companheiros,
Voando
com a Cruz de Cristo - Douglas C-54 Skymaster.
Características Técnicas:
Tipo de aeronave:Avião quadrimotor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento metálico, cabina integrada na fuselagem, destinado a missões de transporte aéreo.
Tripulação: 5 (2 pilotos, mecânico, rádio-operadoe e navegador)
Motopropulsor:Motor (4): Pratt & Whitney R-2000-9 Twin Wasp, de 14 cilindros radiais em dupla estrela, arrefecidos por ar, de 1.450HP.
Hélice:
Metálico, de três pás, de passo variável e posição de bandeira.
Metálico, de três pás, de passo variável e posição de bandeira.
Performances:
Velocidade máxima – 442 Km/hVelocidade de cruzeiro – 310 Km/h
Tecto de serviço – 6.860 m
Distância máxima de voo – 6.400 Km
Armamento:
Sem armamento.
Resumo Histórico:
O Douglas
DC-4/C-54 Skymaster foi outro dos grandes sucessos da Douglas, a juntar ao do
“imortal” DC-3/C-47 Dakota (Skytrain na designação original). Em 1935 a Douglas lançou-se no ambicioso projecto de produzir um quadrimotor para transporte aéreo civil transcontinental. O protótipo DC-4 voou em 7 de Junho de 1938 tendo revelado alguns problemas. Em 1939 o novo protótipo voou satisfatoriamente, correspondendo às expectativas.
Com a entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial, o ainda Corpo Aéreo dos Estados Unidos (USAAC), ao mesmo tempo que requisitou os DC-4 das companhias civis, encomendou uma versão exclusivamente militar para carga que foi designada por Douglas C-54 Skymaster. O Protótipo do C-54 voou pela primeira vez em 14 de Fevereiro de 1942, sob a égide da recente Força Aérea do Exército dos Estados Unidis (USAAF). Os primeiros Skymaster da USAAF foram 24 DC-4A modificados para C-54, aos quais se seguiram 207 da versão C-54A para transporte de passageiros ou carga, com piso reforçado, depois 220 C-54B com o peso máximo à descolagem de 33.112Kg, um C-54C para transporte VIP que foi o avião pessoal do Presidente Roosevelt, designado oficialmente por “Air Force One” e na gíria do pessoal por “Vaca Sagrada”, 350 de versão C-54D, com motores Pratt & Whitney R-2000-11, 75 C-54E de grande autonomia e ainda 76 C-54G com interior compacto e motores Pratt & Whitney R-2000-9 de 1.450HP.
A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) recebeu 211 das versões R5D-1, R5D-2, R5D-3 E R5D-4, equivalentes aos C-54A, C-54D e C-54-G da USAAF, respectivamente.
A RAF adquiriu 23 Skymaster Mk I equivalentes ao C-54D.
A CANADAIR construiu cerca de 45 aviões DC 4M para a Royal Canadian Air Force (RCAF) e para a transportadora nacional que receberam a designação de Douglas-Canadiar CL2, CL-4 e CL-5 North Star.
Terminada a II Guerra Mundial a Douglas continuou a fornecer C-54 Skymaster para a USAAF e depois para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), alguns deles transformados para outras tarefas, das quais se salientam os preparados para Busca e Salvamento Marítimo, designados por Douglas HC-54 Skymaster e Douglas SC-54 Skymaster. A Douglas encerrou a produção dos DC-4/C-54 em 1950, tendo construído 1.240 unidades.
A USAF utilizou os Douglas C-54 Skymaster até 1970.
Os vários recordes que quebrou, as rotas que desbravou, a participação activa em todas as frentes da II Guerra Mundial e a intensa e decisiva actuação na “ponte aérea de Berlim”, durante o bloqueio soviético à cidade de Berlim (Junho de 1948 a Setembro de 1949), fazem com que os Douglas DC-4/C-54 Skymaster tenham um lugar de destaque na História da Aviação Mundial.
Douglas C-54
Skymaster em Portugal
Quantidade: 18Utilizadores: Aeronáutica Militar e Força Aérea
Período de serviço: 1947 a 1973
Aviões
apresentados ou representados nas fotografias:
![]() |
Algures no Mar dos Acores Foto em Museu do Ar |
O 7502 ficou trágicamente destruído numa descolagem nocturna de S. Tomé, em 22 de Novembro de 1962, tendo falecido todos os tripulantes e 18 dos 32 passageiros.
Os C-54 Skymaster tiveram papel preponderante nos primeiros anos da década de 60, sendo os únicos aviões da FAP com capacidade para fazer a ligação aérea entre a Metrópole e os territórios ultramarinos.
O processo de abate dos Skymaster foi feito ao longo dos anos, tendo encerrado em 1976.
Saudações Especiais a todos os Tertulianos da “Linha da Frente” e aos visitantes deste espaço Especialistas da BA-12.
João Carlos Silva
Fontes:
Museu do Ar
“Aeronaves Militares Portuguesas” de Adelino Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário